Quando as formas de exercício do poder podem ser consideradas legítimas Segundo Weber?

Perguntado por: Afonso Castro  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (36 avaliações)

Quando o exercício do poder parte de um indivíduo, ele tem o alcance menor, a menos que esse indivíduo represente o Estado. Quando o exercício do poder parte do Estado, ele alcança um maior número de pessoas e tem uma maior chance de ser um poder legítimo.

O que pode ser considerado poder legítimo Segundo Max Weber?

Segundo Max Weber, elas são legítimas quando a influência exercida é aceita por aqueles que se submetem à vontade do outro, como no caso dos moradores de uma cidade ante as decisões da prefeitura. E não são legítimas quando pressupõem apenas o uso da força para imposição da vontade, como no caso das ditaduras.

Quais são os tipos de dominação legítima?

  • OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA1. A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. ...
  • 4.1. Dominação legal. ...
  • 4.2. Dominação tradicional. ...
  • 4.3. Dominação carismática.

Quais os tipos de legitimidade?

Os três tipos de legitimidade política descritos pelo sociólogo alemão Max Weber são: tradicional, carismático e racional-legal.

Quais são os três tipos de poder?

Três Poderes
  • Poder Executivo.
  • Poder Legislativo.
  • Poder Judiciário.

| Live | Max Weber: Tipos de Dominação | Prof. Leandro Vieira

35 questões relacionadas encontradas

O que é legitimidade ativa e passiva?

Ativa: é a legitimidade para figurar como autor da ação. Passiva: é a legitimidade para figurar como réu da ação.

O que é uma dominação legítima?

Desse modo, a legitimidade do poder é conferida pelas formas de dominação legítimas, ou seja, se os indivíduos aceitam certos tipos de poder exercidos por alguém, esses próprios indivíduos conferem a legitimidade da dominação e, consequentemente, do poder que alguém exerce.

O que é dominação quais são os tipos de dominação e explique cada um?

Tem mais depois da publicidade ;) Dominação Tradicional (onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação.

O que é dominação legítima carismática?

A dominação carismática é aquela fundada nas emoções. São os profetas, heróis e demagogos que inspiram a confiança em seus seguidores e guiam as massas. O caráter pessoal o faz legítimo para ser obedecido. A relação afetiva, o frenesi, o apelo individual que o bem-amado líder provoca conduz a dominação.

Quais são os três tipos de dominação legítima Segundo Weber?

O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.

O que é uso legítimo da força?

O uso legítimo da força resulta da ação legal, necessária e proporcional, amparada nos princípios que norteiam a abordagem policial, sempre tendo como foco o interesse público e o respeito à dignidade da pessoa humana.

Quais são as formas de poder?

Formas de exercício do poder
  • Poder econômico: é exercido por quem possui a propriedade privada. ...
  • Poder ideológico: é exercido por quem pode criar e influenciar as massas com suas criações, seja no âmbito midiático, seja no religioso. ...
  • Poder político: é exercido pelas instituições oficiais, ligadas ao Estado.

Quando trata da dominação carismática?

D) A dominação carismática é legitimada pela fé e pelas qualidades sobrenaturais do líder. A legitimidade vem da crença nas qualidades excepcionais de alguém para dirigir um grupo social. Os seus discípulos, por sua vez, o obedecem por terem fé em suas qualidades e em sua pessoa.

Quais os 4 tipos de ação social para Weber?

A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.

São exemplos de dominação social?

É a relação de dominação enraizada na cultura da sociedade. Um exemplo extremamente claro é o da família patriarcal. Os filhos obedecem aos pais por uma relação de fidelidade há muito estabelecida e respeitada.

O que é dominação social?

Em sociologia, a dominação é uma situação que gera relações assimétricas de comando entre os indivíduos. Existem múltiplas dominações inscritas nas relações de poder. Quando falamos de “dominação” podemos pensar nas palavras de poder, autoridade, classes sociais, colonização, racismo, sexo e gênero, etc.

Qual a diferença entre o poder legítimo é ilegítimo?

O poder pode ser legítimo ou ilegítimo. Quando há um convencimento da relação de poder trata-se de um poder legítimo. Porém quando é necessário o uso da força ou violência trata-se de um poder ilegítimo. A legitimidade depende a aceitação e conduta dos indivíduos, portanto diz respeito a situação real.

O que significa legitimidade ativa?

Possui legitimidade ativa aquele que pode assumir o polo ativo do processo, ser autor.

O que é a ilegitimidade passiva?

Ilegitimidade passiva: quando a pessoa processada não foi quem deu prejuízo ou não é quem está desrespeitando o direito do autor da ação, é entendido que ela tem ilegitimidade passiva. Tendo a pessoa processada ilegitimidade passiva, ela não pode ser processada por aquele motivo.

Qual a legitimidade passiva?

Possui legitimidade passiva aquele que pode assumir o polo passivo do processo, ser réu.

Qual das definições sobre os tipos ideais de dominação elaborados por Weber está errada?

Qual das definições sobre os tipos ideais de dominação elaborados por Weber está ERRADA? A dominação tradicional se aproxima com os governos monárquicos. A dominação tradicional costuma ocorrer em períodos de ruptura institucional. A dominação racional legal se identifica com o Estado gerido por aparelhos burocráticos.

Como Max Weber entende o conceito de Estado?

Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), o que define o Estado é o monopólio do uso legítimo da força. Isto é, dentro de determinados limites territoriais, nenhum outro grupo ou instituição além do Estado tem o poder de obrigar, cobrar, taxar e punir.

O que o detentor de poder precisa fazer para manter?

O que o detentor precisa fazer para manter sua denominação? R: Para manter a dominação o detentor do poder precisa de legitimidade, que é concedida, de acordo com os esquemas de Weber, de três principais modos: dominação carismática, dominação tradicional e dominação legal.

O que é poder político exemplos?

Sendo assim, a polícia (civil e militar, no caso brasileiro) é um exemplo de órgão do Estado que está autorizado a utilizar a força e a violência para manter a lei e a ordem que foram aceitas pelas pessoas que compõem a sociedade, já que a maioria age dentro dos limites das leis definidas pelas instituições do referido ...

Quais são as cinco bases do poder cite as e explique as?

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista. Uma sexta base de poder, o poder de informação, foi posteriormente incluída na tipologia original por Raven (1965).

Artigo anterior
Onde fica o gerenciador de arquivos?
Artigo seguinte
Como saber se um fisioterapeuta e registrado?