Quando alegar inépcia da denúncia?

Perguntado por: Simão Ângelo Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)

MOMENTO DE ARGÜIÇÃO DA INÉPCIA DA DENÚNCIA. Eventuais defeitos da denúncia devem ser argüidos pelo réu antes da prolação da sentença penal, eis que a ausência dessa impugnação, em tempo oportuno, claramente evidencia que o acusado foi capaz de defender-se da acusação contra ele promovida.

Quando ocorre a inépcia da denúncia?

É considerada inépcia em sentido estrito quando falta condição da ação (possibilidade jurídica, interesse ou legitimidade). Já a inépcia formal ocorre quando faltam os requisitos formais do artigo 41 do CPP (requisitos de existência ou formalidades essenciais) na peça acusatória.

Como alegar inépcia da denúncia?

Assim, em uma denúncia na qual se imputa ao acusado a prática do crime de roubo, é imprescindível, sob pena de inépcia, que a peça portal descreva em que consistiu a violência ou grave ameaça. Caso contrário, a defesa estaria inviabilizada, porque seria quase impossível contraditar parte da imputação.

O que significa inépcia da denúncia ou queixa?

213) que “a inépcia da denúncia ou queixa caracteriza-se pela ausência do preenchimento dos requisitos da inicial (CPP, art. 41)”. Rejeitada a denúncia ou queixa com base neste fundamento, leciona Aury Lopes Jr.

O que é uma queixa-crime inepta?

A Queixa-crime deve ser considerada inepta quando as acusações não são descritas de maneira precisa e completa, impedindo o exercício da ampla defesa por parte do réu.

COMO IDENTIFICAR A INÉPCIA DA DENÚNCIA

22 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois da queixa-crime?

Com o recebimento da denúncia, é instaurado então o processo judicial criminal, e o denunciado passa a responder uma ação penal na Justiça na condição de réu.

Como se defender de uma Queixa-crime?

A essa defesa dá-se o nome de 'resposta à acusação' e ela é apresentada em até 10 (dez) dias após a citação válida do acusado, conforme dispõe o artigo 396 e 396-A, ambos do Código de Processo Penal. A 'resposta à acusação' é o primeiro momento para que o acusado possa apresentar sua defesa nos autos.

O que se entende por aditamento da denúncia ou queixa e quando deve ocorrer?

O que esse julgado reconhece, é que a função clássica do aditamento à denúncia é fazer instaurar nova relação jurídico-processual em ação penal em tramitação, seja trazendo para o polo passivo pessoa contra qual inexistia, no inquérito que serviu de base à denúncia, a presença de justa causa, seja articulando a ...

O que é a inépcia da petição inicial?

Inépcia - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

A petição inicial ou a denúncia, por exemplo, são consideradas ineptas quando não preenchem os requisitos legais e, portanto, são rejeitadas pelo juiz.

Quais são as hipóteses de rejeição da denúncia ou da queixa?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Quando a petição inicial é inepta novo CPC?

295 do CPC/1973, segundo a qual a petição inicial será indeferida se “o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, não corresponder à natureza da causa, ou ao valor da ação; caso em que só não será indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal”.

O que significa a palavra mutatio libelli?

Ocorre quando o fato que se comprovou durante a instrução processual é diverso daquele narrado na peça acusatória.

Quanto à inépcia formal são hipóteses de sua ocorrência a ausência ou inobservância aos seguintes requisitos?

a) Quando for manifestamente inepta; b) Quando lhe faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; c) Quando lhe faltar justa causa.

Quem pode pedir a suspensão condicional do processo?

A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...

O que é um pedido inepto?

790) o pedido, quando o pedido for inepto, não está suficientemente... Isto posto, o erro ocorre quando juiz prolata uma sentença eivada de erros e vícios manifestamente prejudiciais ao condenado que merece ser desconstituída através da revisão criminal.

O que é aditamento da denúncia?

O conceito de aditamento é simples, vem da própria nomenclatura: aditar significa acrescentar, emendar, complementar fatos, sujeitos ou circunstâncias novas que não faziam parte da peça acusatória, sempre obedecendo ao devido processo legal formal.

O que se entende por aditamento de queixa?

Aditar, de um suposto freqüentativo de addere, significa acrescentar, aumentar, ampliar. Ora, dispondo o CPP, no art. 48, que a queixa contra qualquer dos autores do crime obrigará ao processo de todos e que o MP velará pela sua indivisibilidade, e, no art.

O que é aditamento em um processo?

É o ato de emendar, reformar ou alterar o conteúdo de um documento, como uma petição inicial, um contrato ou uma denúncia, com a finalidade de complementação ou esclarecimento de um fato novo ou de um fato obscuro nele contido.

Qual o recurso cabível da decisão de rejeição da queixa-crime?

1- Contra a decisão que rejeitar a denúncia ou queixa, cabe recurso de apelação e contra quem recebê-la recurso em sentido estrito sem suspensão do curso do processo - dicção do parágrafo 2º do artigo 44 da Lei de imprensa .

Precisa de advogado para entrar com queixa-crime?

É necessário um advogado para fazer uma queixa-crime? Sim. Para fazer uma queixa-crime, é necessário que o ofendido ou seu representante legal sejam assistidos por advogado ou defensor público.

O que não pode faltar na queixa-crime?

Tanto a denúncia quanto a queixa são peças únicas, simples e enxutas. Porém, possuem requisitos essenciais, os previstos no artigo 41 do CPP: a) exposição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias; b) qualificação do acusado; c) classificação do crime; d) rol de testemunhas.

Como funciona a Queixa-crime?

Queixa-crime: peça inicial da ação penal privada que é apresentada pelo própria vítima ou seu representante legal, por meio de advogado. Denúncia e queixa-crime são as peças que dão início a uma ação penal. O que as diferencia é a titularidade (capacidade de levar o pedido ao Judiciário).

O que acontece depois de uma denúncia?

Oferecida a denúncia, os autos serão conclusos ao Juiz para análise. Nessa fase, o Magistrado poderá receber, rejeitar, ou até mesmo determinar diligências. Para o presente artigo, destacam-se a rejeição e, principalmente o recebimento da denúncia.

Quanto cobrar para fazer uma Queixa-crime?

64 – QUEIXA-CRIME:

Como advogado do querelante ou do querelado, mínimo R$ 2.666,74.

Quais são os requisitos da denúncia?

Requisitos da Denúncia
  • Exposição do fato criminoso com todas as suas circunstâncias: ...
  • Qualificação do acusado: ...
  • Classificação do Crime: ...
  • Rol de Testemunhas: ...
  • Endereçamento da Peça Acusatória:

Artigo anterior
O que é transportadora Direct?
Artigo seguinte
Quantos vagões tem um metrô?