Quando a trema parou de ser usada?

Perguntado por: Anna Débora Sousa de Azevedo  |  Última atualização: 22. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

Em 29 de setembro de 2008, o Acordo Ortográfico de 1990 - e todas mudanças implementadas, dentre elas a abolição do trema - foi posto em vigor através do Decreto 6.583/2008, com a implementação de um prazo de transição de quatro anos, entre 1 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012.

Quando foi tirado o trema?

Portugal utilizava o trema da mesma forma que o Brasil até o advento do Acordo Ortográfico de 1945, que suprimiu o trema na grafia de palavras vernáculas, reservando-o somente para palavras derivadas de nomes estrangeiros, como mülleriano (do antropônimo Müller).

Por que o trema foi abolido?

Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente.

Quando pararam de usar a trema?

As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.

O que houve com a trema?

Com a última Reforma Ortográfica, o Trema não mais existe em palavras de origem portuguesa. Confesso: tenho saudade do sinalzinho! Com sua extinção, pode haver confusão, principalmente perante palavras pouco conhecidas, na distinção entre a letra U pronunciada e a letra U não pronunciada.

✅❌ Trema na Nova Ortografia, Quando Usar ou Não.

19 questões relacionadas encontradas

Qual acento foi extinto?

1ª) Nos acentos gráficos:

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...

O que mudou com o Acordo Ortográfico de 1990?

Dentre as principais alterações, estão o acréscimo de letras no alfabeto oficial, a padronização para uso de maiúsculas e minúsculas em início de palavras, a abolição do sinal gráfico de trema, e alterações na acentuação gráfica e no uso do hífen.

O que mudou na reforma ortográfica de 2009?

- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. - Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo. - O (i) ou (u) tônicos dos hiatos, não antecedidos de ditongos também continuarão acentuados.

Quando ocorreu a mudança da nova ortografia?

A mais nova reforma ortográfica entrou em vigor em 1º. de janeiro de 2009, pondo em prática as regras estabelecidas pelo o decreto de nº 6.583, publicado em 29 de setembro de 2008, que promulgou no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Qual foi o motivo da mudança do novo acordo ortográfico?

O Acordo Ortográfico visou à simplificação de algumas regras de ortografia da língua portuguesa, com o objetivo de padronizar unificando a grafia do idioma nos diversos países que o têm como língua oficial, os países lusófonos.

Quem criou o trema?

No francês começou a ser usado no século XVI, e mantém-se até hoje. Aparece por exemplo em palavras como maïs ('milho), para indicar que o a e o i são pronunciados em duas sílabas (/ma.is/) e não num só som como em mais ('mas', pronunciado /mɛ/). (Tréma na Wikipedia em francês.)

O que perdeu o acento?

Palavras que perderam o acento com o novo acordo ortográfico
  • Paroxítonas com os ditongos “oi” e “ei” ideia. ...
  • Paroxítonas com o “u” e “i” tônicos após ditongo. feiura. ...
  • Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)” voo. ...
  • Palavras que não possuem mais acento diferencial. pára (verbo) e para (preposição) ...
  • Presente do indicativo.

Qual é o som de Ë?

O Ë (minúsculo ë) é uma letra do alfabeto latino, consistindo em um E com um trema.

Quais palavras que mudaram ao longo do tempo?

Não são raros os vocábulos que com o tempo sofreram alteração de significado.
  • Almofadinha. Além do diminutivo de almofada, a palavra passou a designar pejorativamente o homem que se veste com muito requinte. ...
  • Aquário e piscina. ...
  • Armário. ...
  • Autópsia. ...
  • Barbeiro. ...
  • Brigadeiro. ...
  • Emboscada.

Qual o correto voo ou voo?

«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.

Como a reforma ortográfica afetou o trema?

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa.

O que mudou no Novo Acordo Ortográfico 2016?

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa trouxe mudanças como o fim do trema; a adoção definitiva das letras < k >, < w > e < y > no alfabeto; o fim do acento em palavras paroxítonas com ditongos “e-i” e “o-i”, como “assembleia” e “heroico”, em todas as palavras terminadas com vogais dobradas, como “voo” e “creem”, e ...

Qual foi a última vez que a língua portuguesa passou por uma reforma ortográfica?

Desde o dia 1º de janeiro de 2009, o Brasil escreve de outra maneira. Entrou em vigor o novo acordo ortográfico firmado pelos integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste.

Quais são os 3 acentos diferenciais?

Segundo o Acordo Ortográfico, são mantidos como obrigatórios: a)o acento diferencial de tonicidade que distingue pôr (verbo) de por (preposição); b)o acento diferencial de timbre que distingue pôde (3ª pessoa do singular do pretérito perfeito) e pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo) do verbo poder.

Quando foi abolida a palavra estória?

Ainda sim, em 1919, o gramático João Ribeiro admitia o emprego de “estória” – ao lado de “história”. No entanto, em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras eliminou tal distinção gráfica, recomendando o uso de “história” em qualquer situação: realidade ou ficção.

Quais são as novas regras ortográficas?

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.

Quantas reformas ortográficas o Brasil já teve?

Português. No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1907, 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.

Quais foram as reformas ortográficas no Brasil?

Poucos sabem, por exemplo, mas o Português já teve 2 grandes reformas ortográficas no Brasil ( 1943 e 1971 ) e passando também 3 vezes por reforma ortográfica em Portugal ( 1911, 1945 e 1973 ) o que aumentou ainda mais a distância entre a escrita das palavras nestes dois países.

Como se escrevia ontem antigamente?

Ao ler alguns textos antigos, notei que a palavra ontem era grafada com h, «hontem».

Quais acentos caíram?

Foram acrescentadas aquelas três letrinhas ao alfabeto: K, W e Y, e caiu o trema. Sobre acentuação ela explica que somente as paroxítonas perderam os acentos. "O primeiro grupo de acentos que caiu foi o das duplinhas EEM e OO.

Artigo anterior
Quais são as principais consequências do desmatamento da Caatinga?
Artigo seguinte
Quanto custa para fazer faculdade nos Estados Unidos?