Quando a medida socioeducativa de internação em estabelecimento educacional poderá ser aplicada?

Perguntado por: Benedita Liliana de Mendes  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

A medida de internaçãopoderá ser aplicada quando: I – tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; II – por reinteração no cometimento de outras infrações graves; III – por descumprimento reinterado e injustificado da medida anteriormente imposta.

Em que situações pode ser aplicada a medida socioeducativa da internação?

A medida de internação só poderá ser aplicada quando: I - tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; II - por reiteração no cometimento de outras infrações graves; III - por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

O que são medidas socioeducativas em que consiste e quando poderão ser aplicadas?

O que são Medidas Socioeducativas? De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei Federal 8069/90), são medidas aplicáveis ao adolescente que pratica um ato infracional (a conduta descrita como crime ou contravenção penal). A medida somente é aplicada após o devido processo legal.

Quem pode aplicar as medidas socioeducativas?

Aplicação das medidas

Quem determina a aplicação de uma medida socioeducativa é o juiz da vara de infância e juventude. Somente o magistrado é quem tem competência para aplicar e acompanhar a execução da medida socioeducativa. Isso porque nenhum adolescente será privado de sua liberdade sem o devido processo legal.

É possível a aplicação da medida de internação sem prazo determinado na execução de medida socioeducativa?

"Estatuto da Criança e do Adolescente A internação, em geral, não tem prazo determinado, o que só ocorre quando a medida é imposta por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta (art. 121, § 2.º e art, 122, § 1.º, da Lei 8.069/90)".

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): Medida Socioeducativa de INTERNAÇÃO

38 questões relacionadas encontradas

Quando da aplicação da medida socioeducativa o regime de semiliberdade não pode ser determinado desde o início apenas como forma de transição para o meio aberto?

O regime de semiliberdade, que não comporta prazo determinado, pode ser determinado desde o início, ou como forma de transição para o meio aberto, possibilitada a realização de atividades externas, independentemente de autorização judicial, sendo obrigatórias a escolarização e a profissionalização, e, sempre que ...

Qual o prazo prescricional da medida socioeducativa?

No caso em exame, aplicada medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade, cujo prazo máximo é de 06 meses ( art. 171 do ECA), o prazo prescricional intercorrente é de 01 ano.

Quem aplica as medidas de proteção do ECA?

Cabe ao Juízo da Infância e da Juventude aplicar as medidas protetivas previstas no artigo 101, incisos I a IX, do Estatuto da Criança e do Adolescente, quais sejam: Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade. Orientação, apoio e acompanhamento temporários.

Quem pode cometer ato infracional?

Somente crianças e adolescentes, ao tempo da ação ou da omissão, podem cometer atos infracionais, ao passo que, o maior de idade (18 anos completos) cometerão crimes ou contravenções penais.

Como trabalhar com medidas socioeducativas?

A execução das medidas socioeducativas em meio aberto se dá pela atividade de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e pela Liberdade Assistida (LA). Em meio fechado elas ocorrem nas modalidades de Semiliberdade ou Internação.

Quais são as medidas socioeducativa?

112, do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece como medidas socioeducativas a advertência, a obrigação de reparar o dano; a prestação de serviços à comunidade; a liberdade assistida; a inserção em regime de semiliberdade; a internação em estabelecimento educacional, além de outras medidas de proteção.

Quais são as medidas socioeducativas que existem?

As diferenças entre as seis medidas socioeducativas
  • Advertência (Artigo 115 do ECA)
  • Obrigação de reparar o dano (Artigo 116 do ECA)
  • Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) (Artigo 117 do ECA)
  • Liberdade Assistida (Prevista nos artigos 118 e 119 do ECA)
  • Semiliberdade (Artigo 120 do ECA)

Quais são os objetivos das medidas socioeducativas?

Objetivos das medidas socioeducativas

Integração social garantindo seus direitos sociais e individuais; Desaprovação de conduta infracional, efetivando as disposições da sentença como parâmetro máximo de privação de liberdade ou restrição de direitos, observados os limites previstos na lei.

Quais atos da natureza podem gerar a medida socioeducativa de internação?

A medida de internação só poderá ser aplicada quando: I – tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; II – por reinteração no cometimento de outras infrações graves; III – por descumprimento reinterado e injustificado da medida anteriormente imposta.

Quando cabe internação ECA?

Somente é possível cogitar da internação numa das hipóteses taxativamente previstas no art. 122 , ECA : ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; reiteração no cometimento de outras infrações graves ou descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

Quais são os atos infracionais passíveis de aplicação da medida socioeducativa privativa de liberdade e da Medida Cautelar de internação provisória?

Do mesmo modo, vale frisar, que a internação provisória poderá ser aplicada quando os adolescentes praticarem atos infracionais, tais como: mediante grave ameaça ou violência; reiteração no cometimento de outras infrações graves; ou descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta, de acordo ...

O que é ato infracional quem pode praticá lo?

PRÁTICA DE ATO INFRACIONAL - MENOR DE IDADE. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal. São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8.069/1990.

Quando um menor comete crime?

Segundo o Código Penal Brasileiro, quem tem menos de 18 anos é inimputável. Ou seja, o jovem é incapaz de compreender a gravidade de um delito. Isso significa que crimes cometidos por menor de idade são julgados de forma diferente aos de adultos.

Quais são os tipos de ato infracional?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 103 define ato infracional como: "[...] a conduta da criança e do adolescente que pode ser descrita como crime ou contravenção penal. Se o infrator for pessoa com mais de 18 anos, o termo adotado é crime, delito ou contravenção penal".

Quem pode receber medidas de proteção?

As medidas de proteção previstas no Art. 101 do ECA/90 são destinadas tanto à criança quanto ao adolescente que dela necessite, em razão de ação ou omissão de seus pais ou responsáveis, do Estado ou da própria sociedade, na hipótese de lesão ou a simples ameaça de lesão a seus direitos.

Como forma de proteção à criança o ECA?

Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

Quem tem competência e como devemos interpretar o ECA?

3º, 4º e 5º do ECA. Competência compartilhada - para cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, a competência é da família, da sociedade e do Estado. O parágrafo único do art. 4º especifica esse principio (quanto mais especifico, maior a efetividade).

Quanto tempo prescreve ato infracional?

109, inc. IV, do Código Penal, que impõe prazo de oito anos, diminuído de metade em virtude da regra do art. 115, resultando, portanto, em quatro anos.

Como calcular prescrição de medida socioeducativa?

1. CÁLCULO DO PRAZO PRESCRICIONAL DA PRETENSÃO SOCIOEDUCATIVA Antes do trânsito em julgado, o prazo da prescrição é calculado em abstrato, ou seja, toma-se como parâmetro o limite máximo previsto para a medida socioeducativa de internação, que é de 03 (três anos), conforme art. 121, §3º, do ECA .

O que diz a Súmula 338 STJ?

Proporcionalidade para impedir a imposição de medida severa por fato irrelevante. Como as penas criminais, as medidas sócio-educativas são restritivas de direito (advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida) e privativas de liberdade (semiliberdade e internação).

Artigo anterior
Quanto custa para colocar o DIU Mirena?
Artigo seguinte
Tem como protestar cheque fraudado?