Quando a mancha roxa é preocupante?

Perguntado por: Erica Erica de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (61 avaliações)

A mancha roxa pode ser sinal de uma doença grave: a Púrpura Trombocitopênica. O sistema imunológico de quem tem essa doença desconhece as plaquetas como parte do organismo e começa a produzir anticorpos que passam a ataca-las e destruí-las.

Quando aparece roxo do nada?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que a maioria das manchas roxas está relacionada a traumas provocados por pancadas e lesões, ou seja, não são graves ou indicam doenças. Quando surgem aleatoriamente, porém, podem ser indícios de alterações plaquetárias ou dos fatores de coagulação.

Quais doenças causam manchas roxas na pele?

Doenças infecciosas como dengue e febre amarela, leucemia e doenças autoimunes, como a lúpus, são outra causa para as manchas roxas na pele. As alterações na imunidade afetam a sobrevivência das plaquetas, o que provoca as manchas.

O que pode ser quando aparece roxos nas pernas?

Então falando um pouco de uma causa muito comum, senão a mais comum, de aparecimento de roxos, principalmente nas pernas, é a chamada fragilidade capilar, que se dá pela fragilidade dos microvaso da pele que se rompem espontaneamente ou após pequenos esforços físicos.

Que tipo de mancha na pele devo me preocupar?

A indicação é universal: se você detectar manchas na pele, procure um médico especialista. É que alterações são assunto sério: sejam as tão famosas sardas ou uma pinta irregular que você nunca tinha visto antes.

Manchas roxas no corpo: O que é? Quais as causas? Devo me preocupar?

26 questões relacionadas encontradas

Como são as manchas de leucemia?

A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.

Como são as manchas causadas pelo lúpus?

a) Lesões de pele: ocorrem em cerca de 80% dos casos, ao longo da evolução da doença. As lesões mais características são manchas avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz, denominadas lesões em asa de borboleta (a distribuição no rosto lembra uma borboleta) e que não deixam cicatriz.

Como é a marca no rosto de quem tem lúpus?

Sintomas do lúpus

Segundo a SBR, a dor nas articulações, com ou sem inchaço, acontece em cerca de 90% dos casos, principalmente nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés. A pele é atingida em 80% dos casos, sendo a mancha avermelhada no rosto o sintoma mais conhecido.

Qual o sintoma do lúpus na pele?

Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. Afeta cerca de metade das pessoas com lúpus. O rash piora com a luz do sol e também pode ser generalizado. Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol.

Como saber se está com lúpus?

Qual o exame de sangue para detectar o Lúpus? O diagnóstico é feito através do reconhecimento dos sintomas pelo médico. Ao mesmo tempo, como algumas alterações nos exames de sangue e urina são muito características, eles também são habitualmente utilizados para a definição final do diagnóstico.

Quando suspeitar de leucemia?

A maioria dos sintomas da leucemia é comum a várias doenças; por isso, o primeiro exame que o pediatra costuma pedir é o hemograma completo. Alterações na contagem dos diferentes tipos de células sanguíneas e na aparência dessas células ao microscópio geralmente fazem o médico suspeitar de leucemia.

Como fica o olho de quem tem leucemia?

Os vasos sanguíneos dos olhos podem ser afetados, escurecendo a visão ou até mesmo com perda de visão. Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar.

Qual doença pode ser confundida com a leucemia?

As leucemias podem ser confundidas com infecções ou com anemias, o que dificulta no diagnóstico precoce. A diferença entre leucemia aguda mieloide ou linfoide exige a avaliação laboratorial mais detalhada dos blastos.

Como surge a leucemia sintomas?

Ela surge quando células imaturas do sangue sofrem uma mutação ainda na medula óssea, onde são fabricadas, e passam a se multiplicar desenfreadamente, ocupando o lugar das células saudáveis. Existem mais de 12 tipos de leucemia, divididos em agudos e crônicos.

Quando a pessoa tem leucemia pelo hemograma?

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com lúpus?

PROGNÓSTICO: Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.

O que causa lúpus na pessoa?

Possíveis causas do lúpus

O lúpus é uma doença autoimune que, normalmente, é causada por mutações genéticas que ocorrem durante o desenvolvimento do feto no útero e, por isso, não é uma doença contagiosa que possa ser transmitida.

O que é lúpus pode matar?

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".

Como me curei do lúpus?

Uma jovem, diagnosticada com lúpus eritematoso sistêmico (LES) recebeu, em março de 2021, uma terapia imunogenética experimental como último recurso de seu tratamento. Seis meses depois, a jovem de 20 anos chamada Thu-Thao V está completamente curada dos sintomas, sem sinais de reincidência da doença.

Quem tem lúpus morre mais cedo?

Nesta doença autoimune, o sistema imunológico do paciente ataca o seu próprio organismo. Isso gera danos irreversíveis aos tecidos e órgãos e pode levar à morte prematura. A incidência de morte em pacientes com Lúpus que têm menos de 40 anos é 10 vezes maior do que a população em geral.

Qual o tipo de lúpus mais grave?

Lúpus Sistêmico

Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

Quem tem lúpus o que não pode fazer?

Para os pacientes com lúpus é necessário evitar o sol, com o uso de protetor solar ou barreiras físicas, como o uso de roupas que não expõem muito a pele a luz solar.

O que altera no hemograma quando tem leucemia?

As alterações esperadas no hemograma de um indivíduo com leucemia são contagens altas ou baixas de leucócitos, neutropenia, anemia e plaquetopenia. Além disso, são encontradas células leucêmicas no sangue, com diminuição da contagem de células normais.

Quantos leucócitos tem uma pessoa com leucemia?

Na leucemia, a produção totalmente desordenada dos leucócitos faz com que seu número aumente consideravelmente. Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 mil a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90 mil, 100 mil.

Qual a quantidade de leucócitos que indica leucemia?

Algumas leucemia podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml. Existem 5 tipos diferentes de leucócitos: Neutrófilos. Eosinófilos.

Artigo anterior
Como preparar solução 1 molar?
Artigo seguinte
O que são tipos de documentos financeiros?