Quando a incompetência é relativa?

Perguntado por: Frederico Mário Pacheco Morais Magalhães  |  Última atualização: 3. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

A incompetência é relativa quando tratamos da violação de regras de fixação de competência em razão do. Nesses casos, como estamos tratando de interesse das partes, admite-se certa flexibilização e o juízo que era incompetente pode tornar-se competente.

Quando ocorre a incompetência absoluta?

Conforme o quadro acima, a competência será absoluta quando fixada em razão da matéria (natureza da ação, como ação civil ou ação penal etc), da pessoa (das partes do processo) ou por critério funcional (função do órgão julgador ex: julgamento de recurso).

Quais são as competências relativas?

São relativas, segundo o Código, as competências que decorrem do valor e do território (NCPC, art. 63). Há, no entanto, exceções à relatividade da competência territorial, por ressalvas feitas pelo próprio legislador.

O que é exceção de incompetência relativa?

Indica que um juiz ou uma juíza reconheceu que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Dicas de Processo Civil | Incompetência (absoluta e relativa) | XXIX Exame de Ordem

34 questões relacionadas encontradas

O que diz a Súmula 444 do STJ?

SÚMULA N. 444-STJ. É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

Quando ocorre incompetência absoluta e relativa?

A competência absoluta é assim chamada, pois ela não é passível de sofrer prorrogação, por se tratar de interesse público. Já a competência relativa, ao contrário é passível de prorrogação e modificação, por se tratar de interesse privado, inter partes.

Como alegar incompetência relativa?

A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.

O que concerne a incompetência relativa é correto afirmar que?

No que concerne à incompetência relativa, é correto afirmar que: (A) o órgão judicial pode conhecê-la ex officio; (B) gera a nulidade dos atos decisórios praticados pelo órgão judicial incompetente; (C) pode ser alegada em qualquer tempo e grau de jurisdição; (D) é suscitável como questão preliminar na contestação; (E) ...

Como saber se a competência é absoluta ou relativa?

A competência é absoluta em razão da matéria e em razão da hierarquia, esta estabelecida segundo o grau de jurisdição. A relativa é passível de modificação, seja por vontade das partes, seja por prorrogação, como nos casos de conexão ou continência.

Quais são os três tipos de competências?

Existem três tipos principais de competências:
  • Organizacionais. As competências organizacionais referem-se às técnicas utilizadas para destacar uma organização em relação à concorrência. ...
  • Técnicas. São as habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da formação do colaborador. ...
  • Comportamentais.

Quais são os 7 critérios de fixação de competência?

A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial. Cada um destes critérios passará a ser analisado agora.

Qual o prazo para alegar incompetência relativa?

Todavia, destacou a relatora, o artigo 800 da CLT ao dispor que a exceção de incompetência territorial deve ser apresentada “no prazo de cinco dias a contar da notificação”, refere-se à data de notificação inicial e não às datas de notificações posteriores.

É correto afirmar que a incompetência absoluta deve ser?

declarada de ofício e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de exceção. suscitada pela parte e pode ser alegada, em qualquer tempo e grau de jurisdição, independentemente de competência.

Qual o critério para se fixar a competência absoluta?

A competência absoluta estabelece regras de competência para atender o interesse público e, por isso, não pode ser modificada por vontade das partes. Quando fixada em razão da matéria, da pessoa ou da função, via de regra, a competência é absoluta.

O que diz a Súmula 383 STJ?

A competência para processar e julgar as ações conexas de interesse de menor é, em princípio, do foro do domicílio do detentor de sua guarda.

Pode o juiz reconhecer a incompetência relativa de ofício?

Súmula 33 do STJ - “A incompetência relativa não pode ser declarada de ofício.”

O que é a incompetência no CPC?

Indica que um juiz ou uma juíza declarou que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

São características da competência absoluta?

O artigo 62 do Código de Processo Civil (CPC) 2015 apresenta a competência absoluta ao determinar ser inderrogável, por convenção das partes, a competência estabelecida em razão da matéria, da pessoa ou da função.

O que diz o artigo 53 CPC?

Caso não haja filho incapaz será o último domicilio do casal e as partes não residirem no antigo domicílio, será competente o domicílio do réu. Anteriormente, a regra de competência se baseava na residência da mulher.

Quando há incompetência processo deve ser extinto?

A declaração da incompetência não implica imediata extinção do processo sem resolução do mérito, mas sim o seu envio ao Juízo com competência para o processamento da causa, como dispõem os arts. 113, § 2o.

O que diz a Súmula 241 do STJ?

A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.

O que diz a Súmula 620 do STJ?

Consoante o art. 768 do Código Civil, “o segurado perderá o direito à garantia se agravar intencionalmente o risco objeto do contrato”.

O que diz a Súmula 227 do STJ?

Súmula: 227 A pessoa jurídica pode sofrer dano moral. Súmula: 228 É inadmissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral.

Artigo anterior
O que falar em uma entrevista para Operador de Caixa?
Artigo seguinte
Quem é responsável pelos pontos de ônibus?