Quando a função exponencial é decrescente?

Perguntado por: Sofia Mota Carvalho  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

Uma função exponencial é dita crescente se, à medida que o valor de x aumenta, o valor de f(x) também aumenta. Isso ocorre quando a base é maior que 1, ou seja: a > 1. Uma função exponencial é considerada decrescente se, à medida que o valor de x aumenta, o valor de f(x) diminui.

Como saber se o log é crescente ou decrescente?

A função logarítmica pode ser crescente ou decrescente, ela é decrescente quando a sua base é um número maior que 0 e menor que 1, e crescente quando a sua base é maior do que 1.

Porque a base de uma função exponencial não pode ser negativa?

Função Exponencial é aquela que a variável está no expoente e cuja base é sempre maior que zero e diferente de um. Essas restrições são necessárias, pois 1 elevado a qualquer número resulta em 1. ... Além disso, a base não pode ser negativa, nem igual a zero, pois para alguns expoentes a função não estaria definida.

Quais os tipos de função exponencial?

Funções exponenciais são todas as funções com um número real como base e a incógnita no expoente.

Como identificar uma função exponencial?

A função exponencial representa uma relação de dependência. Nesse tipo de operação matemática existe uma variável (incógnita) no expoente e o número real (maior que zero e diferente de um) na base. Tal função, é explicitada da seguinte forma: f: R-->R tal que y = aˣ, sendo que a > 0 e a ≠ 1.

MFUNA | FE3 – Como identificar que uma função exponencial é crescente ou decrescente

45 questões relacionadas encontradas

Quando uma função não é exponencial?

A função exponencial é uma função em que um número constante maior que 0 (zero) e diferente de 1 (um), é elevado ao expoente que é uma variável. A função exponencial não pode ter na base o valor 1 (um), pois assim ela não seria exponencial, e sim, constante.

Como identificar se é uma função?

A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. Podemos defini-la utilizando uma lei de formação, em que, para cada valor de x, temos um valor de f(x). Chamamos x de domínio e f(x) ou y de imagem da função. Assim sendo, cada elemento do conjunto x é levado a um único elemento do conjunto y.

O que são funções exponenciais é logarítmicas?

A função exponencial é aquela em que a variável está no expoente, e a base é sempre maior do que 0 e diferente de 1. ... A inversa da função exponencial é a chamada função logarítmica. Ela é definida basicamente como f(x) = log ax, em que a é um número real positivo e diferente de 1.

Em que podemos usar a função exponencial?

As funções exponenciais são usadas para representar situações em que a taxa de variação é considerada grande, por exemplo, em rendimentos financeiros capitalizados por juros compostos, no decaimento radioativo de substâncias químicas, desenvolvimento de bactérias e micro-organismos, crescimento populacional entre ...

O que é uma função crescente?

A função crescente é aquela em que y aumenta toda vez que x é aumentado. A função decrescente é aquela em que y diminui toda vez que x é aumentado. ... Uma função é crescente quando, aumentando-se os valores atribuídos ao domínio, os valores do contradomínio ficam cada vez maiores; caso contrário, a função é decrescente.

Por que a base não pode ser igual a 1?

Para você chegar lá vamos retomar o que é logaritmo: O logaritmo de um número é o expoente ao qual devemos elevar uma base a para obter o número x. Assim: logax = 10 , portanto a10 é = x. Dessa maneira, entendemos que o valor de a não pode ser 1, já que 1 elevado a qualquer expoente sempre será 1.

Quais as diferenças que distinguem uma função exponencial de uma função potência?

Na matemática, função é toda incógnita que depende do valor de outra para ser encontrada. A grande diferença entre uma função comum e uma exponencial é que, na exponencial, a incógnita está no expoente, ou seja, o número que indica o grau da potência de determinado valor.

Porque a função exponencial é importante?

Função exponencial - Aplicações em biologia, química e matemática financeira. A função exponencial expressa um crescimento ou um decrescimento característico de alguns fenômenos da natureza, bem como o funcionamento dos juros compostos, importantes na matemática financeira.

Quando a função logarítmica é crescente?

Além disso, a depender da base "a", são classificadas em crescente e decrescente. Caso a base a seja maior que 1 (x1 < x2 <---> loga x1 < loga x2), a função logarítmica é dita como crescente, já que à medida que x aumenta acontece o mesmo com o f(x).

Qual a operação inversa do log?

O inverso do logaritmo ou antilogaritmo, expresso em matemática, como antilogb(x) = N é a potência de uma base, normalmente, 10 e o número neperiano (e) elevado ao logaritmo (expoente). Exemplo: antilog10(2) = 100.

Qual é o contrário de log?

O antilogaritmo é uma propriedade ligara ao estudo dos logaritmos. ... Podemos até dizer que o antilogaritmo é o inverso do logaritmo, mas não podemos confundi-lo com o cologaritmo.

Como os logaritmos são aplicados no dia a dia?

A escala Richter é logarítmica e é usada desde 1935, por meio dela é possível calcular a magnitude (quantidade de energia liberada), epicentro (origem do terremoto) e a amplitude de um terremoto. Dessa forma, é possível quantificar a energia, em Joules, liberada pelo movimento tectônico.

Qual gráfico representa uma função exponencial?

O gráfico da função exponencial é representado por uma curva, obtida por meio dos pares ordenados que relacionam os valores de x a de y = f(x). ... O gráfico dessa função é uma curva obtida ao encontrar alguns pares ordenados que pertencem à função e ao desenhar essa curva que passa por eles.

Qual a relação entre a função exponencial é a função logarítmica?

Função exponencial e função logarítmica

A comparação entre essas duas funções é bastante comum, já que a função logarítmica possui como função inversa a função exponencial. Isso significa que os gráficos das duas são simétricos em relação à bissetriz do eixo x.

O que é o logaritmo é qual é a sua relação com exponencial?

O logaritmo é uma operação matemática diretamente relacionada com as equações exponenciais. Nele buscamos encontrar o expoente que faz com a base seja igual ao que chamamos de logaritmando.

Porque a função logarítmica é inversa à exponencial?

Ser uma função inversa significa que a função logarítmica faz o contrário do que a função exponencial faz, ou seja, na função exponencial, se f(x) = y, então a função logarítmica, por ser inversa, será denotada por f-1 o f-1 (y) = x. O gráfico da função exponencial é simétrico ao gráfico da função logarítmica.

Quais são as características de uma função?

A função pode ser dividida em: função sobrejetora, função injetora e função bijetora. ... Para a compreensão das características das funções é preciso saber algumas características das funções: domínio, imagem, contradomínio. Domínio: são os elementos do conjunto de partida, ou seja, os valores correspondentes a x.

O que não é uma função?

Quando não é uma função

Essa relação não é uma função pois temos que um único elemento do conjunto A se relaciona com vários elementos do conjunto B, violando assim a definição de função. ... Existem elementos em A que não se relacionam com elementos do conjunto B, violando também a definição de função.

Quais são os tipos de função?

Tipos de funções
  • Função sobrejetora. Na função sobrejetora o contradomínio é igual ao conjunto imagem. ...
  • Função injetora. ...
  • Função bijetora. ...
  • Função inversa. ...
  • Função composta. ...
  • Função modular. ...
  • Função afim. ...
  • Função linear.

Artigo anterior
Quem trabalha por hora têm direito a férias?
Artigo seguinte
Como medir a força de uma pessoa?