Quando a fita K7 chegou no Brasil?

Perguntado por: Mia Iris Borges Abreu Castro  |  Última atualização: 9. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (74 avaliações)

A fitinha K7, que nos anos 1970 e 1980 foi sucesso de vendas, principalmente para quem gostava de ouvir música no carro, volta a ser fabricada no Brasil, depois de 20 anos.

Quando surgiu a fita K7 no Brasil?

As fitas cassete (ou K7) surgiram em 1963 como uma maneira de tornar a reprodução de música portátil. A tecnologia em um corpo plástico desenvolvida pela Philips virou uma alternativa aos enormes discos de vinil.

Quando a fita cassete chegou ao Brasil?

A fita VHS foi desenvolvida na década de 1970 pela JVC para competir com a Betamax, e chegou ao Brasil na década seguinte.

Quantos anos tem a fita cassete?

Entre a década de 1970 e os meados da década de 1990, o cassete era um dos dois formatos mais comuns para a música pré-gravada, junto aos discos de vinil (compactos e LPs).

Quando a fita cassete deixou de ser usada?

Nos anos 1990, a tecnologia do VHS foi vencida pelo formato DVD. A distribuição de fitas VHS foi descontinuada no Brasil em 2008, com o fechamento da última distribuidora do formato. Um ano antes, a empresa Panasonic tinha fabricado o último aparelho.

FITAS K7 BASF FERRO EXTRA I Comercial de TV

33 questões relacionadas encontradas

O que substitui a fita K7?

Se perguntarmos aos nossos pais qual era o aparelho com o qual eles ouviam música, com certeza eles dirão toca-fitas. É muito raro hoje em dia encontrar esse tipo de aparelho, que utiliza as fitas K7. Outro aparelho que utiliza fitas K7 é o videocassete, aparelho hoje substituído pelo DVD e Blu Ray.

Quanto custava uma fita K7?

Raros lotes antigos chegam a preços perto de R$ 30 por uma fita virgem de cromo.

O que veio depois da fita cassete?

A fita cassete foi um dos formatos de mídia musical mais populares do século XX, mas foi gradualmente substituída pelo CD (o famoso Compact Disc) e, mais recentemente, pelo streaming. No entanto, nos últimos anos, a fita cassete tem experimentado um ressurgimento, com vendas crescentes em todo o mundo.

Quanto tempo dura uma fita K7?

No início, era possível gravar apenas 30 minutos em cada lado da fita, totalizando uma hora de gravação. Se usasse mais tempo, a qualidade do som ficava ruim. Ao longo do tempo, foram acrescentados recursos tecnológicos e as fitas passaram a armazenar conteúdo por 45, 60, 90 e até 120 minutos.

Quanto tempo tem uma fita K7?

Surgidas em 1963, as K7 foram criação do engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens (1926-2021), conhecido como Lou Ottens. Farto dos grandes e desajeitados gravadores da época que utilizavam sistemas de bobina, ele queria produzir uma maneira mais compacta e acessível para as pessoas ouvirem música.

Como surgiu a fita k7?

Na década de 1960, surgiu no mercado um "gadget" chamado fita cassete. Percursora do CD, revolucionou a maneira como se escutava música décadas antes do streaming dominar este mercado. O responsável por comandar o time que criou a famosa K-7 foi engenheiro holandês Lodewijk Frederik Ottens, conhecido como Lou Ottens.

O que existia antes do VHS?

Antes do VHS

Em 1959, a JVC desenvolveu um VTR de duas cabeças e, de 1960 em diante, uma versão colorida do mesmo para radiodifusão profissional. Em 1964, a JVC lançou o DV220, que viria a ser o VTR padrão da companhia até meados de 1970.

O que veio antes do DVD?

A década de 1980 viu a ascensão meteórica da JVC, a Japan Victor Company, e cidadãos comuns nos EUA, enxerem lojas para colocar as mãos nesta tecnologia recém-disponível, o VHS – Video Home System. Este formato competiu durante alguns anos com o Betamax, um produto concorrente da Sony.

Como era usada a fita cassete?

A fita magnética compeliu a indústria a fabricar magazines e facilitar o manuseio dentro e fora do ambiente doméstico. Foram épocas interessantes, com grande sucesso de vendas, mas o áudio digital comprimido e mais fácil de transportar fez a fita cassete desaparecer de vez.

Em que ano foi lançado o Toca-fita?

O clássico toca-fitas, desenvolvido pela multinacional japonesa Sony, se tornou febre na década de 1980 e conquistou o mundo todo. A tecnologia foi lançada comercialmente no dia 1º de julho de 1979, e o nome original da marca era Soundabout.

Porque se chama cassete?

O que é Cassete:

Palavra de origem francesa (cassette) que significa: Pequena caixa onde sons e imagens são registrados. Pronuncia-se "K7", sendo este o motivo de ser representada por esta sigla.

Qual a importância da fita cassete para a história da comunicação?

A nossa personagem de hoje, a fita cassete (que por aqui também virou K7), criada pela Philips em 1963, transformou o mercado fonográfico ao popularizar o acesso à gravação e reprodução de áudio de uma forma muito mais prática e barata.

Como gravar uma fita K7?

Como fazer?
  1. Coloque a fita em uma das entradas do seu tape deck e rebobine os dois lados.
  2. Ligue seu computador ao tape deck usando o cabo 1 pra 2.
  3. Ligue seu tape deck ao som usando o cabo 2 pra 2.
  4. Aperte o “rec” no tape deck e dê play no que você quiser gravar no seu computador.

Como se escutava música nos anos 70?

1970 — Fita cassete

Até a década de 1990, a fita cassete foi bastante famosa: trazia dois rolos de fita e um mecanismo que as movia, dentro de uma pequena caixa plástica. Com o tempo, surgiu também a versão VHS — eram fitas maiores que permitiam gravar vídeos.

Quando se popularizou o CD no Brasil?

A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a popularidade dos Compact Discs aumentaria, assim fornecendo maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil serem considerados obsoletos.

O que vai substituir o CD?

Foi superado pelas novas possibilidades das plataformas de streaming, que permitem ter tudo à disposição quando o ouvinte quiser e não ocupam espaço nenhum em casa. Agora, eis que o CD perde espaço também para o vinil – que tornou-se um produto vintage cultuado.

Qual o tamanho de uma fita K7?

Descrição: Antiga e Original Fita Cassete - K7 - As 14 Mais - Volume 14 - Medida: 11 x 7 cm.

Quanto tempo dura uma fita VHS?

Isso porque a validade do VHS costuma ser de 20 a 30 anos, momento em que a degradação começa a inviabilizar sua utilidade. A recomendação é de que as fitas sejam armazenadas em locais frescos e secos, com baixa variação de temperatura, para conservá-las o máximo de tempo possível.

Qual fita gruda mais?

No caso, a fita da 3M é uma das mais eficientes lançadas, tanto quanto as da Durex. É mais aderente que a fita crepe e gruda em quase qualquer superfície, o manuseio também é delicado devido a essa aderência, sendo muitas vezes necessário um aplicador de fita adesiva para facilitar o serviço.

Artigo anterior
Quanto tempo a pessoa fica com Covid?
Artigo seguinte
O que ensinar em Língua Portuguesa no 6 ano?