Quando a escola particular pode negar matrícula?

Perguntado por: Nuno Rúben Lourenço Castro  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (31 avaliações)

Com a virada do ano e do semestre letivo, o aluno que estiver inadimplente pode ser impedido de fazer a rematrícula. De acordo com a Lei nº 9.870, de 1999, a instituição de ensino pode negar a renovação da matrícula ao aluno inadimplente, fazendo com que ele perca o vínculo com a escola, a universidade ou a faculdade.

Como funciona a matrícula nas escolas particulares?

Como funciona a matrícula escolar? A matrícula escolar faz parte das 12 parcelas iguais, pagas anualmente para que um aluno esteja formalmente inscrito no curso. Então, sob o ponto de vista legal, você não pode ser cobrado da matrícula em dezembro e pagar mais 12 mensalidades no ano seguinte pelo mesmo ano escolar.

É correto a escola cobrar matrícula?

Sim, é possível cobrar a taxa para alunos que já estudam na escola. Porém, não é permitido cobrar esse valor à parte da anualidade. Também é possível cobrar a taxa de rematrícula em uma décima terceira parcela, contanto que esteja no valor anual da contrato.

Como cancelar matrícula escola particular?

Para cancelar a matrícula em uma escola, o responsável precisa apresentar uma comprovação de que está fazendo a matrícula em outra instituição. Caso isso não seja feito, a escola poderá acionar o conselho tutelar.

O que acontece se não fizer rematrícula?

Se perder o prazo e não realizar a Rematrícula, você corre o risco de perder as disciplinas mais importantes de seu curso de graduação, atrasando todo o seu semestre. Além disso, disciplinas que não têm demanda (mas que você precisa fazer) podem ser canceladas naquele semestre, por falta de procura.

Matrícula Escolar - O que pode e não pode ser exigido dos pais e alunos: Parte 01

20 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a pagar a rematrícula?

É proibida a cobrança de taxa de matrícula ou rematrícula por parte da instituição de ensino. Só pode ser cobrada alguma tarifa caso ela seja descontada dos valores de anuidade, semestralidade ou mensalidade.

Qual a diferença de matrícula e rematrícula?

Parece simples, mas para muitos causa grande ansiedade e dor de estômago ou cabeça. A Rematrícula é lembrança semestral da matrícula e se segue como um rito que parece "ad eternum", mas é só até o fim. Tem a rematrícula financeira e a rematrícula acadêmica. A financeira não tem segredo: é só pagar!

Pode cobrar taxa de cancelamento de matrícula?

Os entendimentos Jurisprudenciais são no sentido de que se o contratante cancelar a matrícula ANTES do início das aulas pagará multa pela desistência no valor de 10 ou 20 % do valor da parcela da mensalidade. Esta multa rescisória, não é considerada abusiva.

Como desistir de uma matrícula?

5) Como fazer o pedido de devolução da matrícula e desistência? Resposta do Procon: Para garantir os seus direitos, o consumidor deve solicitar a rescisão contratual e a devolução dos valores pagos por escrito, e protocolar esse pedido na secretaria da faculdade ou escola.

O que a escola pode cobrar?

O que pode fazer a escola? Ela pega, soma o preço total da anuidade dela e divide por 12, incluso aí tudo o que ela quiser cobrar, taxas e etc e tal. Elas não podem separar”. A escola pode cobrar a taxa de reserva de vaga, mas devem descontar este valor da primeira mensalidade ou do valor da matrícula.

É correto pagar matrícula e mensalidade no mesmo mês?

As instituições de ensino não podem cobrar duas parcelas no mesmo mês. Por exemplo, em janeiro, cobrar rematrícula + mensalidade. Isso é ilegal! Os alunos só devem pagar no máximo uma parcela por mês, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e de acordo com a Lei 9.870/99.

Por que se cobra matrícula?

A cobrança de taxa de matrícula é prática comum das instituições de ensino brasileiras para garantir vaga aos alunos. Entretanto, o que muitos pais não sabem é que os valores pagos antes do início do ano letivo devem ser abatidos nas mensalidades.

O que é uma matrícula escolar?

Definição de Matrícula Escolar

O princípio de toda organização da vida escolar tem início na Matrícula, que é o ato que vincula o aluno à Instituição de Ensino, conferindo-lhe a condição de aluno.

O que é preciso para cancelar a matrícula na faculdade?

Para garantir os seus direitos, o consumidor deve solicitar a rescisão contratual e a devolução dos valores pagos por escrito, e protocolar esse pedido na secretaria da faculdade ou escola.

Pode cancelar uma matrícula na faculdade?

O estudante pode solicitar o cancelamento de matrícula a qualquer momento e, ao contrário do trancamento, o cancelamento efetivamente cancela o vínculo com a faculdade.

Quanto tempo demora o cancelamento de matrícula?

Quanto tempo leva? Em média 5 (cinco) úteis, a contar da solicitação.

Qual o valor para cancelar a faculdade?

As faculdades costumam restituir de 70 a 80% do que foi pago, se o estudante cancelar a matrícula antes do início das aulas. Segundo as escolas, o percentual de cerca de 20% retido é para cobrir os custos do processo de matrícula, cancelamento e convocação de outros alunos.

Quanto Um curso pode cobrar de multa por cancelamento?

O contrato de ensino pode contar a previsão de multa em caso de desistência. A prática é legal, mas o valor cobrado não pode ser abusivo — entre 5% e 30%, dependendo da época em que foi feito o cancelamento. Por isso, consulte o documento para ver quais são as regras previstas.

Qual o valor da multa de desistência da auto escola?

No caso de desistência, o consumidor não tem que pagar nada, quando dentro do prazo mencionado, que é de sete dias.

O que é uma rematrícula?

A rematrícula é o processo que garante a continuidade dos seus estudos e, integração em um novo ciclo do curso. Por isso, é imprescindível que você se atente aos períodos estabelecidos pela sua faculdade para realizar a rematrícula.

O que é a rematrícula?

Rematrícula é a confirmação de que você seguirá em frente com seus estudos! Para efetivá-la, você precisa pagar o boleto da primeira mensalidade do próximo semestre (janeiro para o 1º semestre e julho para o 2º semestre).

O que é a matrícula?

A matrícula é o ato cartorário que individualiza o imóvel, identificando-o por meio de sua correta localização e descrição. É na matrícula do imóvel que são lançados o registro e averbação, mostrando o real situação jurídica do imóvel.

Quando se faz a matrícula na faculdade Paga-se também a mensalidade?

As parcelas durante a faculdade acompanham o crescimento do aluno. Nos dois primeiros períodos, paga-se 30% do valor da mensalidade, e o restante é divido conforme o número de meses do curso.

Artigo anterior
Qual a melhor configuração para memória virtual?
Artigo seguinte
Quem matou Ikki?