Quando a empresa não dá uniforme pode exigir vestimenta?

Perguntado por: Júlia Vieira de Nascimento  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)

A empresa pode exigir certo tipo de roupa? A resposta é sim! As empresas podem definir um padrão de vestimenta para seus funcionários. De acordo com as Leis do Trabalho, é de responsabilidade do empregador estabelecer o tipo de roupa para uso dentro da empresa.

Sou obrigado a comprar roupa para trabalhar?

Nenhum empregado pode ser obrigado a comprar itens da marca para trabalhar, ainda que seja concedido desconto na aquisição. Esse foi o entendimento dos ministros da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho no julgamento do Recurso de Revista 392-88.2012.5.03.0187.

Quando a empresa não fornece uniforme?

Caso a empresa imponha o uso de uniformes por seus empregados, ou estes sejam equipamentos de proteção individual, compete às empresas, em caso de desgastes ou danos ocasionados pelo uso, trocá-los sem qualquer ônus para o empregado.

O que diz a CLT sobre uniformes?

O art. 456-A da CLT (inserido pela Reforma Trabalhista) dispõe que cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.

O que uma empresa não pode exigir do funcionário?

Mesmo na ausência de motivos religiosos, a empresa não pode exigir que o empregado com cabelo ou barba compridos corte ou apare os fios. O mesmo vale para cabelos afro, tranças e dreadlocks. Unhas e maquiagem Qualquer exigência de visual que configure gasto para o funcionário deve ser reembolsada pelo empregador.

UNIFORME DE TRABALHO: QUAIS AS RESPONSABILIDADES E DE QUEM É O CUSTO? | Direito do Trabalho

37 questões relacionadas encontradas

O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?

A humilhação no trabalho, reconhecida como um assédio moral, é caracterizada por ações que envolvem: não passar nenhuma tarefa para o empregado, ... retirar instrumentos de trabalho como mesa ou telefone para constrangê-lo, criar boatos e calúnias sobre o trabalhador.

O que é coagir um funcionário?

São atitudes que, repetidas com frequência, tornam insustentável a permanência do empregado no emprego, podendo causar danos psicológicos e até físicos, como doenças devido ao estresse causado pelo assédio. ... Se constantemente a pessoa sofre humilhações ou é explorada, aí sim temos assédio moral.

Pode cobrar uniforme do funcionário?

Assim, como não há na legislação nenhum dispositivo autorizando esse desconto, ele não é possível. A exceção é caso essa cobrança seja prevista na convenção coletiva de cada categoria, embora seja algo raro de acontecer.

Pode cobrar uniforme de funcionário?

O empregador tem direito, quando forneça o uniforme, de exigir recibo de recebimento do empregado, datado e assinado por este, onde poderá conter todos os itens entregues, sua quantidade, e características mais relevantes das peças, como logomarcas, logotipos, cor, símbolos, descrição, tamanhos e modelo.

Quantos uniformes O funcionário tem direito?

Por exemplo: É comum algumas empresas entenderem como razoável a disponibilidade de 2 calças e 2 camisas aos seus funcionários. Bem como, é de praxe que para uniformes sociais ou executivos seja considerado razoável a entrega de 2 peças para a parte de baixo (calça ou saia, ou uma de cada) e/ou 2 blusas.

Pode usar uniforme fora do trabalho?

Sim, a proibição do uso das roupas profissionais fora dos horários e locais de trabalho é permitida, mesmo após o cumprimento da jornada do dia.

Sou obrigado a trabalhar de calça?

Exigência de uso de peças de vestuário em cor padronizada deve ser custeada pelo empregador. A empresa que exige do empregado o uso de peças de vestuário em cor padronizada deve fornecê-lo, como determina o art. 2º da CLT. ... E é encargo de quem exige o uniforme fornecê-lo, conforme artigo 2º da CLT.

Quando a empresa exige maquiagem?

Quando a empresa exige mas não arca com custos

Muitos chefes podem brigar as funcionárias exigindo que ela use maquiagem, mesmo não constando no regimento interno. ... Recomenda-se que seja por escrito, de preferência um e-mail, requisitando a empresa a arcar com as despesas da maquiagem.

Quem deve pagar o uniforme da empresa?

462 da CLT prevê que o empregador não pode efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. Assim, caso o empregador decida pela obrigatoriedade do uso de uniforme, deverá fornecê-lo gratuitamente a todos os empregados.

Pode descontar uniforme na rescisão?

Na rescisão poderá ser descontado? Caso ao conceder uniformes e EPI ao empregado, a empresa tenha formalizado a obrigatoriedade de devolução na rescisão do contrato de trabalho, sob pena de ser descontado a falta de entrega destes, poderá agora ser descontado.

O que pode ser considerado discriminação no trabalho?

A discriminação no ambiente de trabalho acontece quando há distinção no tratamento ou nas oportunidades dadas a um empregado por motivos não relacionados ao desempenho profissional. ... Os tipos de discriminação no ambiente de trabalho mais comuns são os preconceitos de raça e de gênero.

O que é considerado constrangimento no trabalho?

Constrangimento no trabalho pode ser qualquer conduta praticada por um gestor, superior hierárquico ou colega de trabalho, que cause danos a alguém decorrentes da situação vexatória, humilhante e constrangedora.

Quando o cliente xinga o funcionário?

pode realizar um Boletim de Ocorrência pelo crime de injúria. Nesse caso, será importante ter consigo os dados das pessoas que presenciaram o fato. Nessa hipótese, além de responder um processo criminal, o Sr. poderá promover uma ação de indenização por danos morais em face de tal pessoa.

Como provar humilhação no trabalho?

Existem várias maneiras de provar um assédio moral no trabalho e uma delas é através de testemunhas, elas podem descrever perante o juiz o processo de toda a humilhação que presenciaram.

Quais são os tipos de humilhação?

Entre as formas de humilhações existem as “domesticadas”, as “ritualizadas” e as “violentadoras” (LA TAILLE, 2000; 2002). A humilhação “domesticada” caracteriza-se por sua brevidade e por ser compatível com as relações de amizade, pois mantém-se no nível de tolerância da pessoa-alvo e da própria sociedade.

Como denunciar humilhação no trabalho?

As vítimas de assédio moral no trabalho devem procurar o departamento de Recursos humanos do órgão (o sindicato da categoria) e registrar a ocorrência na delegacia e nas Superintendências Regionais do Trabalho.

O que diz o artigo 2 da CLT?

Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

Quando posso processar uma empresa?

Quais os principais motivos para processar uma empresa?
  • Pagamento de horas extras. ...
  • Verbas de rescisão de contrato. ...
  • Assédio e danos morais. ...
  • Doenças ocupacionais. ...
  • Diferenças salariais.

O que caracteriza o assédio moral no ambiente de trabalho?

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Sou obrigada a usar uniforme no trabalho?

Ao assinar o contrato de trabalho, o empregado aceita cumprir as regras estabelecidas pelo empregador no documento, inclusive às que se referem ao uso obrigatório do uniforme. Por isso, quem se recusa a cumprir o código de vestimenta pré-estabelecido está sujeito à advertências e até mesmo à suspensão.

Artigo anterior
Qual a quantidade de insulina que pode matar?
Artigo seguinte
Qual é o pecado mais forte?