Quando a educação é obrigatória?

Perguntado por: Luís Correia de Moura  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

2005. A lei n. 11.114 tornou obrigatório o início do ensino fundamental aos 6 anos de idade.

Quando a educação se torna obrigatoria no Brasil?

Para dar início à discussão faz-se importante salientar ao leitor que a Emenda Constitucional Nº 59 de 2009 e a Lei Nº 12.796, de 4 de abril de 2013, que torna obrigatório a Educação básica no Brasil dos quatro aos dezessete anos de idade, instituindo assim, a obrigatoriedade para todas as etapas da educação básica.

Quando é obrigatório estudar?

Segundo a legislação brasileira, a educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade, sendo dever dos pais efetuar a matrícula nas escolas.

É obrigado a estudar com 17 anos?

A emenda estabeleceu a obrigatoriedade da educação básica gratuita dos 4 aos 17 anos de idade e também ampliou os programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde, que passaram a cobrir todas as etapas da educação básica.

O que acontece se eu parar de estudar?

Abandono intelectual

Art. 246 – Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar: Pena – detenção, de quinze dias a um mês, ou multa. R >> O Conselho Tutelar é um órgão de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

EDUCAÇÃO OBRIGATÓRIA: EU CONTO OU VOCÊS CONTAM?

28 questões relacionadas encontradas

O que aconteceu com a educação brasileira a partir de 1964?

Mas foi a partir do golpe de 1964 que as empresas da educação alcançam notável expansão, na medida em que o Estado criou mecanismos expressivos de ordem legal, como a Constituição, que abriram espaço à iniciativa privada, à educação como um negócio rentável.

O que gerou na educação em 1964 justifique?

O desenvolvimento da história da educação brasileira durante período de Ditadura Militar (1964-1985). Resumo: ... Dessa maneira, conforme a nova ideologia política e econômica foram realizadas, então, reformas voltadas à transformação da educação convencional em educação tecnicista.

Como era a educação em 1964?

Os estudantes não tinham mais Sociologia nem Filosofia, e em seu lugar o governo militar criou três disciplinas: Educação Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros e Organização Social e Política Brasileira – válidas para todas as escolas e todos os níveis, do fundamental ao universitário.

O que aconteceu com a educação no Brasil durante a ditadura militar?

Durante o regime militar, vimos que houve expansão do Ensino Fundamental e maiores taxas de alfabetização em relação aos períodos anteriores, mas com momentos de desaceleração; foi após a redemocratização, nos anos da democracia que o analfabetismo infantil abaixou consideravelmente de nível, com legislação, regulação ...

Como era a educação no Brasil na ditadura militar?

A educação e o fim da ditadura

Tínhamos uma rede física expandida, mas totalmente sucateada; os investimentos em educação foram reduzidos; os professores estavam com seus salários corroídos e sua formação, desprezada; a carreira docente estava desvalorizada e não havia incentivo à formação continuada.

Que mudanças ocorreram na educação com as reformas militares?

Entre as principais mudanças está a abertura da educação para o ensino privado e a obrigatoriedade do ensino médio formar estudantes em cursos técnicos.

Qual o legado da ditadura militar para a educação no Brasil?

A ditadura não inventou a dualidade setorial pública/privada na educação, tampouco a simbiose Estado-capital na economia. O que ela fez foi intensificar essa dualidade fundante da educação brasileira e combiná-la, de modo peculiar, com os níveis de ensino, o superior e o básico.

Quais foram as razões para o período de 1964 a 1985 ser uma ditadura?

O golpe militar de 31 de março de 1964 tinha como objetivo evitar o avanço das organizações populares do Governo de João Goulart, acusado de comunista. O ponto de partida foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961. ... Dessa forma, Goulart seria presidente, mas com poderes limitados.

Como eram tratados os professores no regime militar?

Caso um professor ou professora fosse considerado subversivo, ele poderia sofrer suspensão dos direitos individuais ou políticos por um período de dois a dez anos. A repercussão disso, para Silvana Souza, foi a mudança do perfil dos intelectuais brasileiros e a limitação da atuação dos professores como um todo.

Quais foram os 3 marcos jurídicos para educação na ditadura Civil-militar?

B Constituição de 1967, as Leis no 5.540/1968 — reforma do ensino superior — e 5.692/1971 — 1º e 2º graus.

Quais as principais mudanças na política educacional nas universidades durante a ditadura de 1964?

Currículo. Durante a ditadura militar também foram introduzidas mudanças curriculares com a inclusão da matéria Educação Moral e Cívica para os alunos do 1º e 2º grau. Também foi alterado o objetivo da disciplina Organização Social e Política do Brasil (OSPB).

Quais as consequências visíveis na educação brasileira no período da ditadura militar?

As mudanças ocasionadas nesse período da Ditatura Brasileira resultaram na perda da capacidade dos educadores de influir nos rumos da educação atual, impedindo o crescimento intelectual dos alunos, a oportunidade de se politizar, de criar uma autonomia, e por fim, exercer sua liberdade.

O que aconteceu no dia 31 de março de 1964?

Na madrugada do dia 31 de março de 1964, horas depois do último discurso do então Presidente da República João Goulart (1961-1964), as tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão Filho, da 4ª Região Militar, à época sediada em Juiz de Fora (MG), marcharam em direção ao Rio de Janeiro para, enfim, deflagrar o golpe de ...

Quantos anos pode parar de estudar?

Para a educação infantil (pré-escola), 4 anos completos até 31 de março do ano letivo. Para o ensino fundamental, 6 anos completos até a mesma data. Para o ensino médio não há idade mínima, mas o esperado é que o aluno chegue à etapa com 15 anos.

Qual a idade para parar de estudar?

No Brasil, de acordo com a Emenda Constitucional 59/2009, a educação é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade. O estudo do IBGE mostra que os maiores percentuais de abandono da escola se deram nas faixas a partir dos 16 anos de idade, entre 15,8% e 18%.

Qual idade o aluno pode parar de estudar?

A legislação americana dispõe que as crianças devem frequentar a escola até dezesseis anos de idade. No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

O que fazer se o adolescente não quer estudar?

O que fazer quando seu filho não quer estudar? 6 dicas infalíveis
  1. Aborde a importância dos estudos. ...
  2. Definam juntos pequenas metas. ...
  3. Identifique o estilo de aprendizagem do seu filho. ...
  4. Reconheça o esforço e celebre as conquistas com ele. ...
  5. Acompanhe sua rotina de perto. ...
  6. Intercale o estudo com momentos de relaxamento.

Artigo anterior
Como aumentar o DPI do mouse no Windows 10?
Artigo seguinte
Como fica a tatuagem Depois de cicatrizada?