Quando a é opcional?

Perguntado por: Vítor Valentim Pinheiro Castro  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Antes de pronomes possessivos femininos — que são: “minha”, “minhas”, “tua”, “tuas”, “sua”, “suas”, “nossa”, “nossas”, “vossa” e “vossas” — o artigo é opcional.

Quando a crase é opcional exemplo?

Aqui, o acento grave indicativo de crase facultativa acontece quando a preposição “a” também é facultativa. “Chegarei em casa até as 20h” ou “Chegarei em casa até às 20h. “Caminhamos até a praça” ou “Caminhamos até à praça.” “Vou levar até as últimas consequências” ou “Vou levar até às últimas consequências.”

Quando usamos a?

Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.

Em que situação no texto a vírgula é opcional por quê?

Quando a oração subordinada adverbial vier na ordem direta, a vírgula é facultativa. Essa regra segue a mesma linha do tópico 1, que abordamos anteriormente. ex1: Eu vou à sua casa se você me convidar.

Como usar o acento no A?

Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas.
...
É usada em diversas expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas:
  1. à tarde;
  2. à esquerda;
  3. às vezes;
  4. à vista;
  5. à exceção de;
  6. à custa de;
  7. à medida que;

Quando a vírgula é opcional?

22 questões relacionadas encontradas

Quanto à ou a?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Quando se usa crase na letra A?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Quando a vírgula é opcional?

O uso da vírgula é facultativo no início ou meio da oração, quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio. Ontem, fomos ao cinema ver um filme de comédia.

Quando não se deve usar a vírgula?

Quando não usar a vírgula
  • 1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ...
  • 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:

Onde colocar a vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Faz referência a ou a?

Se estiver no plural, a) haverá crase (preposição a + artigo plural as): “Fez referência às minhas ideias.”; “Fez alusão às suas poesias.” b) não haverá crase (preposição a, sem artigo definido): “Fez referências a minhas ideias.”; “Fez alusão a suas ideias.”

Tem vírgula depois de inclusive?

Expressões como “por exemplo”, “ou seja”, “isto é”, “além disso”, “ou melhor”, “inclusive” e “aliás” devem ser utilizadas entre vírgulas. Por exemplo: Estava pronta para sair, inclusive, já tinha terminado todo o trabalho.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Tem crase antes de a sua?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando ocorre a crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quanto à execução tem crase?

4) Feito esse raciocínio simples, então se aplica a seguinte regra geral de crase: se, com a substituição, aparece ao ou aos no masculino, então há crase no feminino. 5) E, assim, se conclui, para o caso da consulta, que o correto é embargos à execução, e não embargos a execução.

Quanto às outras tem crase?

A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.

Quanto a minha crase?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual o uso dos porquês?

Dicas para o uso dos porquês

Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por'' com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Como usar o porquê certo?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Como usar o termo inclusive?

Inclusive não deve ser usado com o significado de até, além disso, ainda, até mesmo. Deve-se usar apenas no sentido de inclusão de algo e como antônimo de exclusive. Além disso, dezenas de pontes caíram ou foram danificadas no estado, impedindo inclusive o transporte de estudantes às escolas.

O que deve ficar entre vírgulas?

A vírgula, então, é aplicada uma única vez antes ou depois de alguma palavra ou expressão. ... Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas.

E antes e depois da vírgula?

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” ... Também se usa vírgula quando o “e” equivale a “mas”. No caso, trata-se de uma conjunção adversativa (e não aditiva, como é mais comum no emprego do “e”).

Artigo anterior
Qual a importância dos esportes Inclusivos?
Artigo seguinte
Quem é pai Tupã?