Quando a dor de cabeça passa a ser preocupante?

Perguntado por: Joel William de Vieira  |  Última atualização: 26. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

Deve-se se preocupar com a dor de cabeça quando a mesma se apresenta muito intensa e não melhora com o uso de analgésicos comuns, ou quando é persistente e piora com o passar do tempo.

Como saber se a dor de cabeça é algo grave?

Um sinal de alerta para a sua dor tem a ver com a intensidade, de acordo com o neurocirurgião: "Quando o incômodo for muito forte, ou vai ficando forte ao longo do dia, é preciso ficar atento, pois as dores súbitas podem indicar condições graves, como hemorragias, meningite ou AVC.

Quanto tempo a dor de cabeça é preocupante?

Dor de cabeça forte que persiste por mais de 15 dias por mês e com mais de quatro horas de duração por dia é um problema considerado crônico.

Que tipo de dor de cabeça é preocupante?

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Quando a dor de cabeça pode ser perigoso?

Cefaleia em salvas

Esse tipo de dor de cabeça é mais perigosa que as demais, pois pode se irradiar para diferentes áreas da cabeça, como a região temporal, testa, bochechas e até o nariz, podendo se tornar crônica. As crises são regulares e não há uma duração pré-definida, podendo se estender por minutos ou horas.

Quando DEVO ME PREOCUPAR com a DOR DE CABEÇA?

34 questões relacionadas encontradas

Quando a dor de cabeça não é normal?

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

Como é a dor de cabeça do AVC?

Diferente do que muitos pensam, na maioria dos casos, o AVC isquêmico não provoca dores na cabeça. Seus principais sintomas estão relacionados com dificuldades motoras repentinas, perda de sensibilidade, paralisia de um lado do corpo e dificuldades para falar.

Como é a dor de cabeça por ansiedade?

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Como é a dor de cabeça de pressão alta?

As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

Qual é a dor de cabeça de pressão alta?

O Ministério da Saúde e a American Heart Association também apontam a dor de cabeça e a pressão alta como relacionados quando a pressão sobe muito (crise hipertensiva). Nesse momento pode ainda ocorrer dores no peito, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, sangramento nasal e dor de cabeça1,4.

Estou a 4 dias com dor de cabeça?

Procurando Ajuda Médica

Se a dor de cabeça for constante e por mais de cinco dias, é recomendável ao paciente procurar ajuda médica. Nesses casos, o sintoma pode representar problemas mais graves, principalmente, se estiver associado à perda de equilíbrio, aos vômitos, à febre alta e aos distúrbios na visão.

É normal passar 3 dias com dor de cabeça?

Sentir dor de cabeça constante não é normal. Por isso, ao identificar que está com cefaleia por mais de 3 dias consecutivos, procure um médico.

Estou com dor de cabeça a 4 dias o que pode ser?

A dor de cabeça constante pode ser causada pelo excesso de calor, estresse ou ansiedade, mas também pode indicar problemas mais sérios como sinusite, enxaqueca ou tumores cerebrais.

Quando a dor de cabeça pode ser um tumor?

A dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns do tumor cerebral. Contudo, não é qualquer dor de cabeça, ela precisa ter alarmes. Isso significa que é uma dor diferente das comuns. Ela pode aparecer como uma dor de cabeça nova, em pessoas que nunca tiveram esse tipo de condição antes.

Qual o motivo de dor de cabeça todos os dias?

Condições como depressão, ansiedade, estresse e distúrbios do sono podem causar a progressão da dor de cabeça forte episódica para uma condição crônica em quase metade dos casos. Outros sintomas dessa natureza são fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade e falha de memória.

Como investigar uma dor de cabeça?

Alguns dos exames que ajudam na identificação da causa da dor de cabeça secundária são:
  1. exames laboratoriais (de sangue): hemograma, VHS, PCR. ...
  2. exames de imagem: tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética, tomografia e/ou angiografia venosa.

Onde é a dor de cabeça da enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária e também fazem parte desse grupo: Cefaleia tensional - é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.

Como é a dor de cabeça de pressão baixa?

As cefaleias de baixa pressão têm dores intensas. Elas ocorrem quando pessoas ficam sentadas ou em pé e podem ser aliviadas deitando as pessoas em uma superfície plana. Normalmente, as pessoas também apresentam pescoço rígido e dolorido, bem como náuseas, e podem vomitar.

O que é uma dor latejante?

Dor de cabeça latejante é um sintoma de enxaqueca

A dor de cabeça latejante é uma das principais características da enxaqueca. Somando à sensação de pulsar, a dor de cabeça enxaquecosa se manifesta de forma unilateral, com intensidade moderada a intensa, em crises que duram de quatro a 72 horas.

Onde a ansiedade faz doer?

A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

Onde é a dor da ansiedade?

Cansaço, sensação de esgotamento e dores no peito são sintomas muito comumente associados à ansiedade. E não é para menos: de acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Sendo assim, esse é um problema que faz parte do dia a dia de nossa população.

O que é enxaqueca emocional?

O que é Dor de Cabeça por Estresse? Ela ocorre quando o estresse cotidiano resulta em tensão e dor na região da cabeça. Diferente de enxaquecas ou dores de cabeça de origem secundária, ela geralmente se manifesta como uma pressão constante, frequentemente associada à rotina agitada e preocupações.

Como é a dor de cabeça de um infarto?

Nesse caso a dor é pulsante e centralizada, sendo assim ela fica concentrada em apenas um lado da cabeça. E por se tratar de uma sensação de dor mais forte, é muito comum que as pessoas tenham sintomas como vômito, náusea.

Como saber se minha dor de cabeça é aneurisma?

Mas como identificar qual tipo de dor de cabeça é aneurisma?
  1. rigidez no pescoço.
  2. perda ou alteração na consciência.
  3. visão dupla ou borrada.
  4. dor imediata em acima dos olhos ou atrás.
  5. fraqueza inesperada e sensibilidade alterada.
  6. sensibilidade à luz (fotofobia)
  7. convulsões.
  8. queda da pálpebra.

O que é um AVC silencioso?

Conhecida popularmente como “AVC Silencioso”, a microangiopatia é conhecida por pequenas lesões cerebrais recorrentes e progressivas, que afetam de alguma forma a estrutura do cérebro e o seu funcionamento.

Artigo anterior
Quais são as consequências da poluição das águas para as pessoas?
Artigo seguinte
O que são despesas de custeio?