Quando a doação pode ser revogada?

Perguntado por: Leonardo Denis Araújo  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

Conforme previsto no texto legal, o doador pode revogar a doação, nessas hipóteses, nos casos em que o donatário atenta contra a vida dele, doador, ou comete crime de homicídio doloso contra ele; ou, se comete contra o doador ofensa física; ou, se o injuriar gravemente ou o caluniar; ou, por último, se, podendo prestar ...

Tem como anular uma doação de imóvel?

A doação pode ser revogada e, em sendo, é instrumentada por escritura pública. A escritura pública é registrada na matrícula do imóvel doado. Não se cancela, portanto, nenhum ato anteriormente feito, mas apenas se registra, nas duas matrículas dos dois imóveis, objeto da doação, a escritura de revogação.

Quais são as formas de extinção da doação?

Feita a doação em forma de subvenção periódica ao beneficiado, constitui obrigação que o doador assume, mas extingue-se com sua morte, ou com a morte do donatário. Os herdeiros do doador não são obrigados a mantê-la, salvo se o contrário se dispuser.

Quem pode contestar uma doação?

Entretanto, havendo outros herdeiros (irmãos/cônjuge) que não tenham sido beneficiados de forma igualitária ou, até mesmo, que nada receberam, a doação poderá ser questionada perante o Poder Judiciário.

Qual o prazo para contestar uma doação?

Cercada por controvérsias, a jurisprudência brasileira reconhece que o prazo prescricional para contestar a transferência patrimonial realizada sem observância da legítima dos herdeiros é de 20 anos a partir do ato jurídico impugnado.

É Possível Revogar uma Doação?

23 questões relacionadas encontradas

Quando a doação é nula?

De acordo com o art. 549 do Código Civil, é nula a doação quanto à parte que exceder o limite de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento. Essa liberalidade, que prejudica a legítima ou reserva, quota dos herdeiros necessários, é denominada desde tempos remotos de doação inoficiosa.

Quais são as causas de revogação da doação?

Segundo os artigos 557 e 558 do Código Civil, podem ser revogadas por ingratidão as doações:
  • quando o donatário atenta contra a vida do doador ou comete crime de homicídio doloso contra ele. ...
  • quando o donatário comete contra o doador ofensa física;
  • quando o donatário pratica injúria ou calúnia contra o doador.

Quais são as modalidades de doação que não estão sujeitas a revogação?

Algumas doações que não se revogam por ingratidão, doações estas previstas no artigo 564 do CC. A doação feita para determinado casamento não se revoga para não prejudicar o cônjuge inocente.

Quais as possibilidades e impossibilidades de revogação da doação?

6 DOAÇÕES QUE NÃO PODEM SER REVOGADAS

Conforme art. 564 do Código Civil, não se revogam doação por ingratidão quando: as doações forem puramente remuneratórias; oneradas com encargo já cumprido; que se fizer em cumprimento de obrigação natural ou ainda as feitas para determinada casamento.

Pode vender imóvel doado?

Um imóvel pode ser doado a qualquer pessoa geralmente acontece entre familiares, estes imóveis pode ser vendidos pela pessoa que recebeu a doação, desde que não tenha nenhuma clausula que impeça a venda como Uso fruto ou outra situação colocada no contrato de doação.

Pode o doador revogar a doação antes de o donatário manifestar a aceitação?

Sendo a doação decorrente de encargos, ocorrendo o prazo estipulado pelo doador, e não existindo manifestação volitiva, pode-se ser dita que houver recusa do donatário na aceitação da oferta. Também o doador de outro lado, poderá estar proibido de doar em certas situações, sob pena de anulabilidade do ato.

Como desfazer uma doação com usufruto?

A revogação de doação com reserva de usufruto pode acontecer sob a justificativa de ingratidão do donatário ou por inexecução do encargo.
...
Revogação por ingratidão pode ocorrer se o donatário
  1. Cometer contra o doador ofensa física;
  2. Cometer injúria ou calúnia;
  3. Entre outras situações.

Como revogar uma cessão de direitos?

A declaração de vontade que emanada do erro é causa de anulabilidade do negócio jurídico (art. 138 do Código Civil ) e pode ser pleiteada judicialmente no prazo de 4 (quatro) anos, a contar da data da celebração do negócio jurídico (art. 178 , inc. II , do Código Civil ).

O que é a doação com cláusula de reversão?

Doação com cláusula de reversão – “O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário (art. 1.174 do Código Civil).

Quais são as modalidades de doação?

Modalidades
  • Doação simples: o doador contempla o favorecido sem nenhuma imposição no contrato.
  • Doação com encargo, modal ou onerosa: o receptor deve satisfazer certa obrigação contratual em benefício do doador ou de terceiros.
  • Doação remuneratória: geralmente, é realizada como gratificação a uma prestação de serviço.

Quais são os tipos de doações que existe?

Tipos de doações
  • Doação Voluntária ou Espontânea: É feita por pessoas com objetivo de manter o estoque de sangue do Hemocentro. ...
  • Doação de Reposição: É a doação para um determinado paciente que já recebeu ou deverá receber a transfusão. ...
  • Doação Autóloga (auto doação): Realizada pelo paciente para o seu próprio uso.

Quais são as espécies de doação?

Espécies de doação
  • Doação meritória. Trata-se de doação realizada razão do merecimento do donatário. ...
  • Doação de rendas. ...
  • Doação remuneratória. ...
  • Doação a nascituro. ...
  • Doação propter nuptias. ...
  • Doação de ascendente a descendente ou entre cônjuges. ...
  • Doação Inoficiosa. ...
  • Doação Conjuntiva (art.

São casos de revogação da doação por ingratidão exceto?

Só se podem revogar por ingratidão as doações: (I) Se o donatario attentou contra a vida do doador.; (II) Se commetteu contra elle offensa physica; (III) Se o injuriou gravamente, ou o calumniou; (IV) Se, podendo ministrar-lh'os, recusou ao doador dos alimentos, de que este necessitava.

Não é causa de revogação por ingratidão as doações *?

Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.

Qual é o artigo 555?

Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.

Como anular doação inoficiosa?

- Consoante entendimento pacificado pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, incide a prescrição vintenária ( CC/1916 , art. 177 ) para a ação de anulação de doação inoficiosa, iniciando-se a contagem do prazo na data do registro da respectiva escritura no cartório competente.

Tem como cancelar uma doação usufruto?

O usufruto PODE SER revogado ou cancelado.

A revogação poderá ser feita pelo usufrutuário ainda em vida, e será cancelada automaticamente com a morte do usufrutuário – que pode ser mais de um.

Quanto custa para cancelar usufruto?

Diz a tabela de Emolumentos do Estado de São Paulo: “Qualquer Averbação sem valor declarado, na Tabela de Emolumentos de SP, do ano de 2020 o valor é R$ 28,79, o que seria em caso de averbação de Certidão de Óbito”.

Como vender um imóvel que foi doado?

Só seus filhos poderão vender o bem, gravado com o usufruto em seu nome (o adquirente terá que respeitar seu direito). Se vocês pretenderem vender o imóvel sem o usufruto, você poderá cedê-lo ao adquirente por valor que você estipular (o usufruto tem valor econômico. Normalmente, ele corresponde a 1/3 do valor do bem).

Como vender imóvel doado com usufruto?

O nu-proprietário, conforme se vê, não tem o poder de revogar o usufruto vigente. O usufrutuário, por sua vez, não pode vender o bem. Pode apenas cedê-lo (isto é, ceder o direito de uso) gratuita ou onerosamente. Mas continua responsável pela preservação do bem perante o nu-proprietário.

Artigo anterior
Porque Paulo escreveu a Timóteo?
Artigo seguinte
O que é correção monetária quais índices são utilizados?