Quando a curetagem é indicada?

Perguntado por: Wilson Joaquim de Vaz  |  Última atualização: 10. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

Indicações da curetagem Sangramento uterino anormal; Sangramento após a menopausa; Dor menstrual intensa; Anormalidades nas células endometriais.

Quando não é necessário fazer curetagem?

Os abortos abaixo de 8 semanas geralmente são completos, sem necessidade de curetagem.

Quais são os riscos de uma curetagem?

Em alguns casos, também é indicada para analisar o endométrio. Embora seja considerada segura, a curetagem aumenta o risco de infecções no útero e de perfuração uterina. Por isso, é importante conversar com o médico sobre os riscos e realizar o preparo adequado antes da cirurgia.

Quanto tempo posso esperar para fazer a curetagem?

#Ponto importante: A curetagem com esvaziamento cirúrgico é realizada preferencialmente até idade gestacional de 12 semanas, visto que fetos acima disso já possuem espículas ósseas, aumentando o risco de lesão uterina durante o procedimento.

Quais são os tipos de curetagem?

A curetagem uterina é um procedimento médico cujo objetivo é promover o esvaziamento do útero. Em geral, ela é divida em dois tipos: a endocervical (com acesso somente ao colo uterino) e a curetagem uterina propriamente dita.

CURETAGEM: Por que é feito este procedimento ?

30 questões relacionadas encontradas

Qual remédio substitui a curetagem?

CONCLUSÕES: O uso do misoprostol vaginal é uma segura e eficaz alternativa à curetagem uterina para gestações interrompidas no primeiro trimestre, sendo melhor em gestações até 8ª semana. O intervalo de tempo até o esvaziamento foi menor em gestações que foram interrompidas mais precocemente.

O que sai depois de uma curetagem?

Curetagem uterina é um procedimento cirúrgico que consiste na raspagem do útero por meio de instrumento chamado cureta. O útero se recupera por completo alguns dias depois da curetagem, retomando, assim, a sua condição habitual. A menstruação em breve retorna.

Quantos dias fica no hospital depois de uma curetagem?

Quanto tempo dura a recuperação

A recuperação da curetagem geralmente dura de 1 a 2 semanas, podendo variar de mulher para mulher, sendo que em alguns casos a recuperação pode ser mais longa.

Como saber se tem resto de feto?

Quais são os Sintomas de Resto de Feto no Útero?
  1. Sangramento: Um dos principais sintomas é o sangramento vaginal persistente ou intermitente após um aborto espontâneo. ...
  2. Dor Abdominal: Algumas mulheres podem sentir cólicas ou dores no abdômen, semelhantes às cólicas menstruais.

O que acontece com o útero depois de uma curetagem?

Logo depois da curetagem uterina, o útero fica sem seu revestimento interno, criando um novo dentro de algumas semanas. Quando o procedimento é bem realizado e não fere a paciente, sua fertilidade não é prejudicada. É indicado, porém, esperar de 3 a 4 ciclos menstruais para tentar engravidar.

Como é feita a curetagem dói?

Segundo a médica ginecologista, por ser um procedimento cirúrgico, a curetagem é feita sob anestesia geral. A paciente é sedada para não se mover ou sentir dor, assim como também pode ser aplicada anestesia local na área ao redor do colo do útero. A alta geralmente ocorre no mesmo dia.

Quem faz curetagem fica internada?

Seu pós-operatório imediato é simples, e a mulher ficar internada apenas para recuperar-se da anestesia. O procedimento é realizado com a raspagem do endométrio, que recobre a cavidade uterina e onde o embrião fixa-se, com auxílio de um instrumento semelhante a uma colher, chamado cureta.

Quanto tempo de repouso após um aborto?

Outro aspecto importante é que no caso de aborto, pela legislação, a mulher tem direito a 2 (duas) semanas de repouso, ficando assegurados seus salários e suas funções exercidas. A comprovação legal do abortamento espontâneo faz-se por emissão de atestado médico que deverá ser encaminhado ao empregador.

Quanto tempo o corpo leva para expelir o feto?

Isso acontece em até duas semanas, após determinar que o embrião tenha morrido. Mas o processo pode demorar de três a quatro semanas em alguns casos. O que torna o momento muito difícil emocionalmente. E caso a expulsão não aconteça, será necessário tratamento médico ou cirúrgico.

O que fazer para ajudar o corpo a expelir o feto?

Conduta Farmacológica. Outra opção para o tratamento de aborto retido é o de internar a paciente e fornecer medicamentos à base de ocitocina para provocar contrações uterinas. Dessa forma, a mãe passa por uma situação parecida com a de um parto normal e, assim, o embrião e os resíduos são expelidos.

É possível engravidar 20 dias após a curetagem?

Na curetagem semiótica, o tempo de espera recomendado para engravidar é de 1 mês, enquanto que na curetagem de um aborto, esse tempo de espera para tentar uma nova gravidez deve ser de 3 a 6 ciclos menstruais, que é o prazo em que o útero leva para se recuperar completamente.

O que acontece se ficar resto de feto na barriga?

Se permanecerem alguns restos de feto ou placenta dentro do útero chamamos de abortamento incompleto. Neste caso a paciente poderá necessitar de um esvaziamento uterino sob anestesia (ex. curetagem). Qualquer resto de tecido dentro do útero pode significar riscos de infecções.

Como sai o feto quando perde?

Assim como durante a menstruação o útero se contrai para expelir o sangue, durante o aborto as contrações uterinas visam eliminar o feto e a placenta, limpar o útero e voltá-lo ao tamanho normal para reduzir o sangramento. Em razão , é comum que o aborto esteja associado a dores em cólicas constantes ou intermitentes.

Como saber se o embrião está vivo ou morto?

Diagnóstico de natimorto

O médico pode suspeitar que o feto está morto se ele parar de se mover, embora os movimentos muitas vezes diminuam, à medida que o feto em crescimento tenha menos espaço para movimentar-se. Geralmente são realizados exames para avaliar o feto.

Quais os exames que eu tenho que fazer depois da curetagem?

Os exames mais indicados são:
  • Contagem de plaquetas e provas de coagulação, em caso de hemorragia;
  • Hemograma, para avaliar os efeitos do sangramento, em caso de hemorragia, febre ou suspeita de alguma infecção;
  • Sorologia para saber se tem sífilis, no caso de aborto espontâneo, por poder ser uma causa.

O que acontece se ficar restos ovulares no útero?

A retenção de restos ovulares pode provocar sangramento persistente, infecção, anemia, dor pélvica, etc. É muito importante realizar o diagnóstico diferencial com fistula arterio-venosa, acretismo placentário, mola, coriocarcinoma, etc. A retenção de restos ovulares pode ser tratada pela histeroscopia.

Que tipo de anestesia é usada para curetagem?

A curetagem uterina pode ser realizada sob sedação venosa, em outros casos é realizada anestesia peridural ou raquidiana. Na maioria dos casos, é sob sedação venosa, o que significa que o paciente dorme durante todo o procedimento e não sente qualquer dor ou desconforto.

Como é o resguardo de uma curetagem?

O repouso após a curetagem ou período de convalescença pós-operatório é necessário para permitir uma cicatrização adequada, sem dor excessiva, sem sangramento excessivo. Esse repouso geralmente é curto de 7 a 10 duas. O repouso sexual também é necessário podendo chegar até 30 dias.

É mais fácil engravidar depois de uma curetagem?

Segundo a ginecologista e obstetra Tatjana Kluth, do Hospital Sepaco (SP), a curetagem não prejudica o útero ou a fertilidade.

Quanto tempo leva para o útero voltar ao normal depois da curetagem?

Quanto tempo o útero demora para cicatrizar após um aborto? Recomenda-se aguardar pelo menos 3 meses ou 3 ciclos menstruais para nova tentativa de gestação espontânea nos casos de abortamentos. Nos casos de gestações trofoblásticas (ou MOLA), esse tempo pode ser de até 1 ano.

Artigo anterior
O que fazer para o cocô ficar mais duro?
Artigo seguinte
Quais são as 5 camadas física de transmissão?