Quando a crase é opcional?

Perguntado por: Mauro Ivo Mota Gonçalves  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Quais os casos facultativos em que empregamos a crase?

Quando a crase é facultativa
  • Depois da preposição “até” Exemplos: Vou até a faculdade agora. OU Vou até à faculdade agora. ...
  • Antes dos nomes próprios femininos. Exemplos: Custa a Maria ver o filho sofrer. OU Custa à Maria ver o filho sofrer. ...
  • Antes dos pronomes possessivos. Exemplos: Não iremos a tua casa.

Em qual das alternativas seguintes o uso de crase é facultativo?

A "Crase" é facultativa diante dos nomes próprios de pessoas, antes de possessivos e depois da preposição até que antecede substantivos femininos, desde que o termo antecedente reja preposição a: Ofereci um presente a (à) Carolina. O porteiro entregou os papéis a (à) minha secretária.

Quando não se usa crase?

Casos específicos para o uso da crase

Uma forma fácil de verificar se há anteposição do artigo a é substituir a preposição a pelas preposições de ou em. Havendo contração com as preposições de e em, ficando da e na, também haverá contração com a preposição a, ficando à: Vim da Bahia.

Qual a forma correta de usar a crase?

Veja 5 dicas para usar a crase da maneira correta:
  1. Usa-se somente antes de palavras femininas. ...
  2. Utilize a nas expressões que indiquem hora. ...
  3. Usa-se antes de locuções adverbiais femininas que indiquem a ideia de tempo, lugar ou modo. ...
  4. A crase, na maioria dos casos, não ocorre antes de palavras masculinas.

Crase Facultativa

32 questões relacionadas encontradas

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando ocorre a crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quando não se usa crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Não pare agora...

Tem crase antes de verbos?

Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.

Tem crase antes de sua?

O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”

Pode usar crase antes de pronome demonstrativo?

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Quais verbos precisam de crase?

A ocorrência da crase está diretamente relacionada com os verbos transitivos indiretos, aqueles que requerem o uso de uma preposição, neste caso específico, da preposição a. No exemplo acima, conhecer é um verbo transitivo direto, portanto não exige preposição e a crase não tem espaço para ocorrer.

Como escrever das 8h às 12h?

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Tem crase antes da palavra todas?

Na frase apresentada – Referi-me a todas as alunas –, há a preposição a, exigida pelo verbo referir-se, e o artigo as, que define o substantivo alunas, porém entre eles há o pronome todas, por isso não ocorre a crase.

Foi a tem crase?

O verbo IR pede a preposição “a”. ... Isso significa que você “VAI À BAHIA” (=preposição “a” do verbo IR + artigo definido “a” que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (=sem crase, porque só há a preposição “a” do verbo IR).

Qual a forma correta de escrever as horas?

A abreviação de horas é h (h minúsculo e sem ponto). É assim tanto no singular como no plural, ou seja, a abreviação de hora e de horas é simplesmente h. As formas hr, hs, hrs estão erradas.

Como escrever das 8 horas ao Meio-dia?

O evento ocorreu das 8h ao meio-dia. O evento ocorreu das 8h às 20h.

Como escrever entre horas?

A grafia que deve ser adotada em jornais, sentenças, acórdãos, convites, convocações, cartazes e coisas do gênero é a seguinte:
  1. Hora redonda: às 8 horas ; 10 horas ou 10 h [abreviação sem 's' e sem ponto]
  2. Hora quebrada: às 8h35min ; 10h05min ; 10h35 [sem dar espaço entre os elementos]

Tem crase antes de pronome possessivo?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Tem crase em a sua?

O pronome possessivo suas não acompanha substantivo algum; o artigo é, portanto, obrigatório: as suas. A junção da preposição a com o artigo as resulta no acento indicador de crase: às suas.

Tem crase em a minha?

Crase obrigatória

Por fim, quando estamos diante de um pronome possessivo substantivo feminino, a crase torna-se obrigatória. ex: Não me refiro à sua irmã, mas à minha. Isso ocorre, porque o uso do artigo antes dos pronomes substantivos é compulsório.

Quanto a sua ou a sua?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Quanto à Alguma coisa tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Quanto a minha tem crase?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Qual o correto sua mãe ou tua mãe?

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

Artigo anterior
Quanto tempo dura lente de contato dental?
Artigo seguinte
Quais são os sistemas de jogo do futsal?