Quando a constelação familiar é indicada?

Perguntado por: Cátia Teresa de Moreira  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

Quando o cliente traz um tema para ser constelado, e principalmente se ele está bastante conectado com a sua questão, a Constelação tem se mostrado uma possibilidade de profunda mudança, para melhor, do caminhar na vida.

Para quem é indicado a constelação familiar?

A Diretora do Instituto Prismah pontua que a constelação familiar é indicada para trabalhar todas as áreas da vida, como conflitos, fobias, questões profissionais, relacionamento conjugal, padrões de comportamento, questões jurídicas, econômicas etc.

Porque constelação familiar é perigoso?

Além da falta de comprovação científica sobre sua eficácia enquanto método psicoterapêutico, o uso da técnica das constelações familiares nas varas de família e violência doméstica pode ser contraproducente, pois ao olhar para o passado e para os comportamentos que se repetem em determinada família, atribuindo a forças ...

Por que devo fazer constelação familiar?

De acordo com a teoria que serve de base para a constelação familiar, as sessões podem ajudar a resolver problemas de origem familiar, dificuldades de relacionamento entre pais e filhos, assim como desafios nas relações íntimas.

O que a psicologia diz sobre constelação familiar?

“A constelação familiar não substitui a terapia, ela ajuda a entender que você não herda só seu aspecto físico dos familiares, herda o emocional também”, explica Solange Bertão, psicóloga clínica e consultora em constelação.

5 COISAS QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE A CONSTELAÇÃO FAMILIAR

41 questões relacionadas encontradas

O que significa constelação na Psicologia?

A constelação é uma técnica utilizada para a solução ou ampliação de uma questão, ou seja, quando a pessoa a procura, todo o grupo envolvido no problema é trabalhado e, com isso, todos têm um retorno positivo no seu cotidiano. Neste caso, ocorre uma mudança dentro do todo e não somente em quem foi trabalhado.

O que é constelação no espiritismo?

Não se trata de religião ou sessão espírita. A Constelação é um processo que faz parte da ciência fenomenológica, embasada em teorias científicas e pela filosofia percebida e aplicada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. ... Bert explica que nossa alma clama por pertencimento, clama por ordem e clama por equilíbrio.

Qual a função de uma Constelação?

Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais. Em 1930, o céu estrelado foi dividido de forma geométrica em 88 constelações a fim de facilitar suas identificações.

O que acontece depois de uma constelação familiar?

Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação. ... Isto pode gerar em você uma nova necessidade para ampliar a sua visão para outros movimentos que apareceram na sua constelação.

O que acontece depois da constelação familiar?

Na Constelação acontece ou pode acontecer algo semelhante a nível emocional. Você pode se sentir cansado(a) por uma semana ou pouco mais. Alguns sentimentos que não estavam conscientes podem surgir. Você pode chorar muito, sentir mágoa, tristezas, raiva, medo, entre outros.

O que a Constelação Familiar fala sobre autismo?

Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento do autismo, como questões genéticas, ambientais e biológicas. Entretanto, nenhum deles diz respeito a uma ligação entre a condição e um “assassinato na família”, como sugerem vertentes de uma pseudociência bastante popular, a Constelação Familiar.

O que acontece na Constelação Familiar?

A técnica funciona como um “teatro sem roteiro” onde o constelando (quem traz o tema) escolhe no grupo de pessoas que participam no dia (representantes) uma pessoa para ser o problema e uma pessoa para representar ela mesma.

O que é Constelação Familiar farsa?

Existem indivíduos que afirmam que a Constelação Familiar é uma farsa, já que as suas sessões não não passam de um teatro. Eles declaram que, em vez de as pessoas que participam da terapia estarem de fato conectadas com os indivíduos que elas representam, muitas pessoas apenas fantasiam as suas emoções.

O que pode ser constelado?

Qualquer questão que afete as relações e a realização plena do indivíduo pode ser constelada a partir da perspectiva de cada um. No fundo cada um sabe exatamente aquilo que precisa ser constelado. Vale lembrar que quanto mais focada for a questão ou tema, mais efetiva a constelação será.

Quanto tempo depois da constelação familiar fazer efeito?

Nos dias seguintes da constelação, por algumas semanas, meses e em alguns casos até dois anos a pessoa continua processando tudo que vivenciou na sua constelação. Durante este tempo a pessoa elabora as mudanças que vão ocupar um novo lugar na sua vida.

Quanto tempo dura uma constelação familiar?

A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Pode durar de 5 minutos à 1 ou mais horas. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.

Quantas vezes posso constelar?

Não há uma regra para o número exato de constelações. Uma única sessão tem efeitos por semanas, meses e às vezes até mais de dois anos. Por este motivo, é importante não constelar o mesmo tema duas vezes.

O que é constelar uma pessoa?

Constelar é criar, num campo de energia formado pelo grupo, uma rede de “personagens” que serão, literalmente, outra pessoa e, a partir dos “movimentos de alma”, curar situações do passado que influenciam em nossa vida, nas nossas relações intra e interpessoais e nos impede de crescer e sermos cada dia pessoas melhores ...

O que as estrelas fazem?

As estrelas emitem luz, calor e outros tipos de radiação em razão dos processos de fusão nuclear que ocorrem em seu interior, liberando grandes quantidades de energia.

Quanto custa uma sessão de constelação familiar?

A Constelação Familiar tem um preço que varia muito, principalmente entre as cidades. Em São Paulo, é possível encontrar profissionais capacitados que façam por uma média que varia entre R$ 400 a R$ 1000.

O que é Constelação Familiar tem a ver com espiritismo?

Infelizmente, a constelação familiar tem sido confundida com espiritismo ou visto como algo místico ou religioso. ... A Constelação Familiar é um trabalho sério que surge da junção de várias teorias dentro do método fenomenológico. É um trabalho que traz muitas transformações para a vida e a família de muitas pessoas.

Como constelar alguém?

Certificações necessárias para constelar uma pessoa
  1. Voluntariedade. Não adianta. ...
  2. Disposição. Considerando tudo isso, ainda é importante saber se a pessoa está disposta a passar pelo processo de constelar uma pessoa. ...
  3. Escolha da modalidade. ...
  4. Constelação com bonecos. ...
  5. Constelação em grupo. ...
  6. Constelação em família.

Qual a diferença entre Constelação Familiar e sistêmica?

A análise efetuada nos levou a concluir que a Constelação Familiar não pode ser considerada uma prática sistêmica, mas sim uma técnica baseada nos princípios epistemológicos da ciência moderna. Palavras-chave: Constelação Familiar; Terapia Familiar Sistêmica; Pensamento Sistêmico; Família.

O que é Constelação terapeuta?

A Constelação Familiar é uma terapia integrativa criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas feitas com famílias, empresas e organizações. A técnica estuda e busca dissolver os padrões comportamentais que, de alguma maneira, impedem o nosso desenvolvimento.

O quê Bert Hellinger fala sobre autismo?

Quando a doença conduz a origem sistêmica e a sua compreensão, a doença perde o sentido de continuar existindo, pois ela cumpriu a sua missão. O “amor que adoece”, segundo Bert Hellinger, criador da Terapia Familiar Sistêmica, deve ser purificado e transformado no “amor que cura” e traz paz, alegria.

Artigo anterior
Qual o nome do produto que limpa gordura?
Artigo seguinte
Quando é indicada a cirurgia de ponte de safena?