Quando a cárie chega na polpa do dente?

Perguntado por: Mara Diana Torres Mendes  |  Última atualização: 27. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

O que fazer quando a cárie chega na polpa do dente?

“É necessário o tratamento de canal, no qual o dentista abre uma cavidade no dente e remove toda a parte comprometida. São feitas a limpeza e a restauração. O tratamento de canal pode ser realizado de uma vez só ou em mais sessões. Vai depender da avaliação do dentista”, finaliza a especialista.

Como saber se a cárie já atingiu a polpa do dente?

Quando o dano chega à dentina, que é a camada abaixo do esmalte, o paciente pode começar a sentir sensibilidade e dor ao mastigar ou em contato com alimentos e bebidas quentes, frias ou doces. Quando a infecção chega à polpa, que é interior do dente, onde ficam os nervos, a dor é intensa e pode ser contínua.

Quanto tempo a cárie atinge a polpa?

Ela costuma demorar semanas e até meses para se estabelecer e, quando atinge a polpa do dente ou se torna um abscesso, o dano pode ser tão grande que o dente passa a ser considerado perdido.

O que é cárie pulpar?

A cárie dentária causada pelo enfraquecimento do esmalte pode atingir a câmara pulpar e expor a polpa sensível. Ocorrem complicações quando as bactérias invadem essa área e causam infecção. Essa infecção, chamada de pulpite, pode causar a morte da raiz e a perda do dente.

Cárie dentária e sua influência sobre a saúde ©

43 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para a cárie destruir o dente?

Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

Quanto tempo dura a pulpite?

A duração da pulpite aguda pode variar em média entre 2 a 14 dias, reagindo fortemente aos estímulos externos, principalmente às alterações de temperatura.

Como saber se a cárie está morta?

Quais são os sinais de dente morto?
  1. escurecimento dental;
  2. dor de dente;
  3. aparecimento de pus na região;
  4. mau hálito;
  5. inchaço no rosto.

Como saber se a cárie vira canal?

Dificuldades para mastigar

Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.

Quais são as fases da cárie?

  • 5 estágios da cárie: você conhece todos? Powered by. Barra de busca. Saúde Bucal. ...
  • 5 estágios da cárie: você conhece todos? Os 5 estágios da cárie se resumem em: aparecimento de mancha branca; avanço pelo esmalte; cárie atinge a dentina; se aproxima da polpa, formação de abscesso. 30/08/2022.

Como saber se a polpa do dente está viva ou morta?

Se o paciente não sentir dor alguma, é sinal de que a polpa está necrosada. Se bater no dente e o paciente ainda sentir dor, é sinal de que a polpa ainda está viva e houve uma regressão. Portanto, é necessário testes térmicos para analisar a vitalidade da polpa.

Quando a cárie para de doer?

Sim. Com um tratamento adequado, a dor da cárie cessa. Isso porque a parte danificada do dente é removida e preenchida com a restauração. Assim, a fonte de dor é eliminada de vez.

Tem como a cárie sai sozinha?

A única forma de tratar a cárie é indo ao dentista. Não existe um tratamento caseiro que elimine a cárie quando ela já está instalada. Se apenas "fechar o buraquinho" com resina não resolve, pois ela já está instalada e vai evoluir mesmo com ele "tampado". Espero ter ajudado!

É possível remover cárie escovando os dentes?

É possível tirar a cárie só escovando os dentes? A escovação dos dentes faz parte do processo de higiene bucal preventivo, portanto, não é capaz de tratar situações como a cárie, sendo necessário procurar um(a) dentista para realizar o tratamento.

Quando é que o dente não tem mais jeito?

“Quando uma pessoa perde um dente a melhor solução é a colocação de um implante”, afirma Viviane. Na impossibilidade de colocá-lo, uma outra opção é a prótese parcial removível, que pode ser retirada na hora de higienizar os dentes.

Como saber o nível da cárie?

Para identificar a cárie dentária em estágio inicial, procure pelas manchas brancas e opacas. Vale lembrar que nem toda mancha branca no dente é cárie em fase inicial, por isso é importante ter o acompanhamento do dentista para identificar a cárie no início e indicar o tratamento necessário de acordo com a fase.

Quanto tempo posso ficar com uma cárie?

A cárie é provocada por bactérias que estimulam ácidos capazes de corroer os dentes. No entanto, o seu desenvolvimento pode ocorrer em semanas ou demorar vários meses. A dor aparece somente quando a corrosão quebra o esmalte do dente.

Como saber se a cárie já chegou na raiz?

Quais os sintomas da cárie na raiz do dente?
  1. sensibilidade ao calor e frio;
  2. dor de dente constante e aguda na região afetada;
  3. dor durante a mastigação;
  4. inchaço e vermelhidão na gengiva ao redor do dente cariado;
  5. sensação de que o dente está solto;
  6. rachaduras no esmalte do dente;
  7. retração do tecido gengival;

O que é melhor extrair o dente ou fazer canal?

Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.

Como saber se minha cárie é grave?

A formação de um abcesso é a última fase de uma cárie dentária, sem dúvida a mais dolorosa. Quando a infeção atingir a extremidade da raiz, os ossos adjacentes correm também o risco de infeção. As gengivas e a língua ficam normalmente inchadas, o que pode afetar a fala e implicar o risco de outras doenças.

Qual a cor da cárie ativa?

Características Clínicas da cárie dentária

Essa perda pode apresentar aspecto esbranquiçado, opaco e poroso, levando ao diagnóstico de uma lesão branca em atividade (mancha branca ativa).

Quando a cárie fica preta?

Sem tratamento adequado, essa placa se endurece na superfície dos dentes e da gengiva. Esse tipo de condição leva ao aparecimento de manchas escuras nessas regiões. Já a cárie aparece como uma manchinha preta no dente, causado por bactérias que corroem sua superfície.

Como saber se a polpa tá necrosada?

Para os pacientes, os sinais podem ser divididos em dois campos: aparência e sensação. No primeiro elemento, nota-se a diferenciação na cor do dente. Enquanto os outros são brancos ou levemente amarelados, o necrosado tem uma coloração mais próxima do cinza.

Como é a dor da pulpite?

O principal sintoma em um caso de pulpite sintomática, é uma dor bastante intensa e sem pausas. A dor ocorre principalmente quando durante a mastigação ou em contato com substâncias muito frias ou muito quentes.

Como desinflamar a polpa do dente?

Fazer bochechos com o chá de macela e própolis também é recomendado, pois possui propriedades inflamatórias, analgésicas e antissépticas. Outras opções são mascar um cravo da índia ou fazer bochechos com água e sal. Confira estas e outras receitas para dente inflamado.

Artigo anterior
Quando os Estados Unidos passaram a influenciar esse setor no Brasil?
Artigo seguinte
Quanto vale uma Scania 2022?