Quando a cárie atinge a raiz?

Perguntado por: Sara Vieira Sousa  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.

O que acontece quando a cárie chega no nervo?

Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.

O que uma cárie profunda pode causar?

O dente com cárie profunda, além de gerar dor, pode atrapalhar na mastigação, o que pode levar à problemas digestivos. Pode evoluir também para processos infecciosos da polpa, podendo levar a uma contaminação da corrente sanguínea pelas bactérias presentes nessa infecção (bacteriemia).

O que fazer quando o dente estraga na raiz?

Procure seu dentista e trate do problema

Se um acidente dentário acontecer, não hesite em procurar ajuda com um profissional no assunto. "Primeiro, o odontologista vai diagnosticar o tipo de fratura, horizontal ou vertical, assim como o seu alcance", explica.

Quando a cárie chega no osso?

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

CÁRIE NA RAIZ - Porque ocorre? Melhor EXTRAIR, OBTURAR ou TRATAR CANAL?

32 questões relacionadas encontradas

É possível morrer de cárie?

Uma simples cárie pode, sim, ser fatal. Foi o que causou a morte do ex-vocalista da banda Dominó Ricardo Bueno, aos 40 anos, em 2017 e o que preocupa a comunidade médica por ser uma porta de entrada para infecções em órgãos vitais e doenças mais graves.

Como saber se a cárie já atingiu a polpa?

Sintomas das cáries

Uma cárie no esmalte, de um modo geral, não causa dor; esta começa quando a cárie atinge a dentina. Uma pessoa pode sentir dor só quando bebe algo frio ou come algo doce, o qual indica que a polpa está ainda sã.

O que acontece quando a raiz do dente apodrece?

“Elas podem afetar o dente, de ordem local, como abscesso periapical (inchaço com pus que ocorre junto à raiz de um dente e que normalmente provoca dores), necrose pulpar (necrose localizada na polpa do elemento dentário) e em casos extremos, a perda do elemento dental”, explica.

É possível recuperar um dente quebrado na raiz?

Por exemplo, em casos nos quais a raiz está muito fraturada, não há a possibilidade de recuperação, precisando de uma intervenção mais drástica. Assim, outra forma de resolução de um dente quebrado na raiz é realizar o implante. Nesses casos, é fundamental realizar a substituição o quanto antes.

Porque os dentes estragam na raiz?

O problema, frequente, decorre da fragilidade do cemento, o tecido rígido que reveste as raízes dentárias. Ao contrário do esmalte dentário que reveste as coroas, o cemento desgasta-se com facilidade após alguns meses em contato com cerdas dentárias rígidas ou pressionadas de forma excessiva contra os dentes.

Qual o pior tipo de cárie?

Conheça a cárie dentária mais perigosa

As agudas são aquelas que devemos ter mais cuidado, pois a bactéria entra em contato com a polpa do dente, podendo causar uma pulpite - inflamação na região nervosa do elemento.

Como eliminar cáries profunda?

Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie. Além disso, em caso de uso de gel, o dentista limpa o dente com uma cureta ou raspa a área com um motorzinho.

Quando o nervo do dente dói?

A dor e a sensibilidade podem ser causadas por um problema dentário que pode ser tratado, então vá ao dentista. Dor ao comer não é agradável, mas há muito o que você pode fazer para tratar a sensibilidade dentária. Evite alimentos muito quentes ou frios e doces ou ácidos e faça uma visita ao dentista.

Como saber se o nervo do dente está inflamado?

O principal sintoma de pulpite é a dor no dente em que está havendo a inflamação e que pode ser mais frequente quando a pessoa mastiga ou come alimentos muito quentes ou muito frios. Em alguns casos, a pessoa pode também sentir dor na região próxima ao local da inflamação e inchaço.

O que é bom para matar o nervo do dente?

O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa inflamada ou infeccionada dos canais (Tirar o nervo do dente), desinfecção e obturação dos mesmos com um material que impede a proliferação bacteriana.

O que acontece se não tirar a raiz do dente?

As raízes dos dentes são constituídas por nervos e fixam os dentes na gengiva, no maxilar e na mandíbula. Consequentemente, se a raiz de algum dente estiver exposta, pode resultar em sensibilidade dentária e sérios problemas de saúde bucal.

Faz mal ficar com o dente quebrado?

Qualquer pessoa que tenha sofrido ferimentos leves, quase imperceptíveis, ainda deve ir ao dentista. Quando um dente “se fragmenta”, irá ocasionar dor e pode danificar outros dentes, por isso é necessário polir e formar uma superfície lisa.

Quanto custa uma restauração de um dente quebrado?

O valor da restauração de dente pode variar de dentista para dentista e de clínica em clínica, além de variar quanto as necessidades do paciente e quanto as particularidades do caso. Logo, o procedimento de restauração de dente pode variar de R$ 100 (cem reais) a R$ 300 (trezentos reais) por dente.

Como saber se a raiz do dente está morta?

Quais são os sinais de dente morto?
  1. escurecimento dental;
  2. dor de dente;
  3. aparecimento de pus na região;
  4. mau hálito;
  5. inchaço no rosto.

O que é quando a raiz do dente fica preta?

As manchas extrínsecas são causadas pelo acúmulo de substâncias com corantes nas superfícies do esmalte dos dentes. Devido a sua alta concentração de acidez, bebidas como café, chá preto e refrigerantes podem alterar a pigmentação do dente.

Quando o dente fica preto na raiz?

O dente preto na raiz é um sinal de alerta porque indica que algum problema está em curso, ou que estamos negligenciando o cuidado com nossa dentição.

Como saber a profundidade da cárie?

Assim, durante a consulta, o dentista poderá verificar se existe algum pequeno furo nos dentes e, caso seja observado, pode inserir um instrumento com ponta fina nesse furo com o objetivo de avaliar a sua profundidade e se há dor.

Como saber se a cárie atingiu a dentina?

Quando a cárie atinge a dentina, o nível de dor começa a intensificar-se, podendo sentir uma dor aguda no dente infetado. Quando a subsuperfície de esmalte está enfraquecida devido à perda de cálcio e minerais de fosfato, o esmalte é destruído, formando-se uma cavidade.

O que é cárie morta?

“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista.

Artigo anterior
Como voltar o som do celular Motorola?
Artigo seguinte
Como se transmite a doença ancilostomose?