Quando a amante tem direito a pensão?

Perguntado por: Tomás Filipe Azevedo Batista Antunes  |  Última atualização: 28. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

No dia 11/12/2020, o Supremo Tribunal Federal decidiu que amantes não têm direito à parte de pensão por morte.

Sou amante a três anos tenho algum direito?

Não. O Código Civil é claro em afirmar que as relações não eventuais entre homem e mulher, impedidos de casar, constituem concubinato (termo que hoje é interpretado apenas para dizer que uma pessoa é impedida de casar, sem qualquer conotação pejorativa).

Quando a amante tem direito a pensão alimentícia?

Amante não tem direito a pensão. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que amantes não têm direito à parte de pensão por morte. O caso envolve, de um lado, o companheiro de um homem falecido, com o qual manteve relação por 12 anos reconhecida judicialmente em primeira instância.

Quais são os direitos de uma amante?

Em suma, entende-se que caso seja configurada essa união estável, o amante tem sim o direito à meação, que é a parte do patrimônio que cabe aos companheiros, assim como o direito à herança, desde que esses bens tenham sido adquiridos na constância do relacionamento.

Quando a amante têm direito à herança?

Segundo a advogada de família Vanessa Paiva, sócia do escritório Paiva e André Advogados, amantes não têm direitos sucessórios, o que significa que você não poderia concorrer como herdeira aos bens dele. Se vocês tivessem filhos juntos, eles teriam direito à herança do pai, mas você ainda assim não teria.

AMANTE tem Direito de Receber PENSÃO - Direito de Família | Ronaldo Gotlib

37 questões relacionadas encontradas

Quando posso processar a amante do meu marido?

Quanto ao prazo para pleitear danos morais, via de regra ele é de 03 (três) anos a contar da data do fato. Entretanto, em sede de casamento, esse prazo fica "congelado" (por força do art. 197, I, co código civil), começando a ser contado a partir do fim da relação.

O que configura uma amante?

Pelo senso comum, conseguimos definir quem é amante - o homem ou a mulher que se relaciona com uma pessoa casada. Para a lei, que chama essa relação de concubinato, é necessário que esse relacionamento extraconjugal seja não eventual.

Quem é casado no civil pode fazer união estável com outra pessoa?

A resposta é que é possível sim, mesmo na vigência do casamento, o reconhecimento da união estável com pessoa casada, desde que seja comprovada a separação de fato dos casados. Isso significa não estar mantendo a relação conjugal (vide § 1º do artigo 1.723 do Código Civil).

Quem não mora junto tem direito aos bens?

Se a relação se configura apenas como um namoro, não existe direito à herança. Se, no entanto, restar configurada a união estável, haverá direito de herança ao companheiro sobrevivente. Ressalte-se que, para configuração de união estável, a lei não exige que os companheiros necessariamente morem na mesma residência.

Pode processar amante por danos morais?

Segundo ela, a amante, "tendo interferido na relação conjugal alheia, não pode alegar que sofreu dano moral (...). Não se quer com isso dizer que o consorte traído esteja liberado para exceder-se sem nenhuma consequência jurídica.

Quem tem direito a pensão por morte a esposa ou amante?

De acordo com a legislação brasileira, amante não é considerado dependente para fins previdenciários. Portanto, ele não tem direito à pensão por morte. Essa é uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em dezembro de 2020.

Quando a esposa perde o direito de pensão?

Se quem recebe a pensão voltar a se casar, perde o direito a receber pensão. Importante pontuar que, caso a pensão alimentícia do ex-cônjuge seja finalizada, mas ainda assim se mantenha a necessidade do alimentando, é possível solicitar pensão a outros parentes próximos com base na solidariedade familiar.

Quem trai pode pedir pensão?

Mesmo sendo o infiel dependente do cônjuge, ao ofender a honra do consorte traído, não tem direito à pensão alimentícia.

Quais os direitos do filho da amante?

Conforme o artigo 1.829 do Código Civil, os filhos de diferentes relacionamentos possuem os mesmos direitos daqueles que são frutos de uma relação extraconjugal. Sendo assim, a partilha de bens dos filhos bilaterais é igual, enquanto a do filho unilateral depende do regime adotado pelo casal.

O que é uma amante TJ?

A expressão legal “concubino” significa exatamente o que quer dizer na linguagem popular “amante”: quem mantém relação com pessoa casada ou que vive em união estável com outra pessoa.

Quais são os direitos da concubina?

Nesse caso, esse novo casal que se formou tem direitos e deveres por lei. Se essa concubina (o) não trabalhava e se dedicava ao lar, tem direito a pensão por morte e, em caso de separação do casal, ela (ou ele) tem direito aos bens adquiridos juntos com o cônjuge, e essa a decisão judicial acima mencionada.

Quanto tempo de namoro tem que dividir os bens?

Não há um tempo estipulado pela lei para que os companheiros tenham direito à partilha dos bens comuns em caso de dissolução da união estável.

Como se chama o casal que mora junto e não é casado?

A união estável é uma forma de família espelhada no casamento, mas que não obedece a nenhuma formalidade. Para acontecer, devem preencher os requisitos do artigo 1.723 do Código Civil, que fala que tem de ter uma convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Quanto tempo morando junto começa a valer como união estável?

A lei não exige mais um prazo mínimo de relacionamento para a configuração da união estável.

Como provar união estável com homem casado?

Através da Ata Notarial, feito pelo Tabelionato de Notas, em que a pessoa casada precisará declarar o tempo que está separado de fato, ausência de afeto matrimonial, intenção de não mais conviver com a pessoa que está casado legalmente, notoriedade e o tempo de convivência com o companheiro (a) atual, cujo deseja ...

Quanto tempo um casal morando junto tem direito sobre os bens do outro?

No que pese fins previdenciários, a lei exige o prazo de dois anos para se obter os benefícios. O regime de bens especifica as regras de partilha do patrimônio do casal, e é muito importante tanto na circunstância de casamento quanto de união estável.

O que é necessário para comprovar união estável?

Assim, a união estável pode ser comprovada através de testemunhas que conviviam com o casal, objetos pessoais que se encontram na residência um do outro, no caso do casal não morar na mesma residência, fotografias, mensagens, e-mails, contas conjuntas, inclusão em apólice de seguro, aquisição de bens em nome de ambos, ...

Qual a lei que ampara a amante?

Direito da (o) Amante

No § 1ºdo artigoo acima e no artigo 1727 do Código Civil, diz que a união estável não se constituirá se as duas pessoas forem casadas, pois nesse caso seria concubinato.

O que faz um homem ter uma amante?

É comum a amante se considerar a principal, a primeira e a verdadeira companheira do homem. Por que os homens traem? Carência, insatisfação sexual e emocional, busca por aventura e pressão de amigos estão entre os principais motivos, segundo as especialistas.

O que é o crime de bigamia?

Bigamia, em linhas gerais, é a situação de quem se casa mais de uma vez, sem que tenha havido a dissolução do primeiro matrimônio. A punição criminal do bígamo não é recente. Em Roma, o casamento era monogâmico e se considerava crime celebrar um novo matrimônio na vigência de outro.

Artigo anterior
O que é Ditirambo explique?
Artigo seguinte
O que usar com saia longuete?