Qual tipo de desenvolvimento das esponjas?
Perguntado por: Micael Fernandes Sá | Última atualização: 2. April 2022Pontuação: 4.7/5 (71 avaliações)
Existem tanto espécies hermafroditas (monóicas) quanto com sexos separados (dióicas). Na maioria das espécies a fecundação ocorre no interior do átrio. O desenvolvimento é indireto, ou seja, existe um estágio larval.
Como é o desenvolvimento embrionário das esponjas?
A partir da fecundação é formada uma célula-ovo que se desenvolverá em uma larva ciliada natante (anfiblástula). Esta larva tem um breve tempo de vida planctônica e depois se fixa ao substrato para dar origem a um novo porífero. Sendo assim, a fecundação das esponjas é considerada interna.
Qual o tipo de reprodução assexuada das esponjas?
Reprodução assexuada
Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.
Quais são os tipos de reprodução das esponjas?
As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
Como é o processo de alimentação das esponjas?
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
ESPONJAS MARINHAS [as curiosidades mais interessantes relacionadas com as esponjas marinhas.]
Como ocorre o processo de regeneração das esponjas?
- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.
Quando ocorre o desenvolvimento embrionário dos animais?
Após a penetração do gameta masculino no gameta feminino ocorre a formação da célula ovo ou zigoto, desencadeando-se o processo de ativação dessa célula e determinando o início do desenvolvimento embrionário.
Quanto as esponjas é correto afirmar que?
(UECE) As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são animais bastante simples que se originaram há aproximadamente um bilhão de anos. ... Quanto às esponjas, é correto afirmar: a) Não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.
Qual é o tipo de desenvolvimento direto ou indireto?
O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).
O que é desenvolvimento indireto de um exemplo?
A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto. Ao observar o ciclo de vida desses animais, percebemos que há uma fase inicial de ovo. Em seguida, desse ovo eclode uma lagarta, que, então, entra em uma fase de pupa até que o desenvolvimento seja completado e seja liberada uma borboleta.
O que é um desenvolvimento direto?
É um simples processo de crescimento, já que o ser que nasce ou eclode é morfologicamente muito semelhante ao adulto. Este tipo de desenvolvimento ocorre nos animais ovíparos com uma grande quantidade de vitelo de nutrição no ovo (répteis, aves e alguns insetos como os apterigogénios) e também nos mamíferos vivíparos.
Quais são os tipos de desenvolvimento?
- 7 – Tipos de desenvolvimento.
- Desenvolvimento direto.
- Desenvolvimento indireto.
- Desenvolvimento indireto ou metamorfósico.
Qual a característica principal dos poríferos *?
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. ... Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
É verdade que todas as esponjas são aquáticas?
Todas as esponjas são aquáticas pois são do filo Porifera. Não possuem tentáculos, se alimentam de partículas dissolvidas em água que circulam por seu corpo. Possui poros denominados de porócitos por onde entra a água. Os coanócitos são células com flagelos que permitem a circulação da água.
Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no reino animal?
01) (UNIRIO) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa? A) Ausência de epiderme.
Qual o início de desenvolvimento de todos os animais?
Os animais apresentam grande diversidade de desenvolvimento embrionário, mas, de modo geral, em praticamente todos ocorrem três fases consecutivas: segmentação, gastrulação e organogênese. ... Na fase seguinte, que é a gastrulação, o aumento do número de células é acompanhada do aumento do volume total.
Qual a fase do desenvolvimento embrionário?
Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese. ...
Em qual momento do desenvolvimento embrionário o blastóporo é formado?
Ele surge na fase embrionária gástrula, quando começa a diferenciação celular. Uma outra abertura surge posteriormente (ainda durante o desenvolvimento embrionário). Na maioria dos animais o blastóporo dá origem à boca (protostômios - origina primeiro a boca.
Como os répteis se regeneram?
Pequenos répteis, como lagartos e iguanas, são conhecidos por conseguirem regenerar caudas e braços. Trata-se de uma estratégia evolutiva, selecionada ao longo de milhares de anos, que ajudou esses animais a sobreviver após perderem algum membro. ... Todos os animais possuem alguma capacidade de regeneração de tecidos.
Como se dá o processo de regeneração na estrela do mar?
As estrelas-do-mar regeneram porções do disco e braços perdidos, desde que um pedaço do disco central esteja presente; um braço isolado não tem essa capacidade e acaba por morrer, com excepção das espécies do género Linckia, que podem regenerar um indivíduo completo a partir de um só braço.
O que confere as esponjas a capacidade de regeneração?
1. Mesmo se for esmigalhada, a esponja vai se regenerar. Isso se deve, em parte, à estrutura simples de seu organismo: sem órgãos bem desenvolvidos, é formada por apenas uns 20 tipos de células polivalentes, capazes de desempenhar funções variadas (alimentação, secreção etc.)
Quais as principais características dos poríferos e cnidários?
Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.
Quais são os tipos de desenvolvimento dos seres vivos?
Depois do nascimento, os animais podem sofrer dois tipos de desenvolvimento: direto, ou indireto. No desenvolvimento indireto os animais que nascem diferem significativamente da forma adulta, assim os indivíduos passam pela metamorfose.
Qual o tipo de desenvolvimento do ser humano?
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.
Quais os tipos de desenvolvimento infantil?
- Desenvolvimento infantil físico.
- Desenvolvimento cognitivo.
- Desenvolvimento social infantil.
- Desenvolvimento afetivo.
- Marcos importantes até os 12 meses.
- Marcos do desenvolvimento dos 18 meses aos 6 anos.
- Sensório-motor: de 0 a 2 anos.
- Pré-operatório: de 2 a 7 anos.
Quais os tipos de Fandango?
Qual a espécie de bambu que cresce mais rápido?