Qual teste pode ser aplicado para diagnosticar o paciente a tenossinovite de Quervain?

Perguntado por: Ângela Sofia de Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

O diagnóstico da síndrome de De Quervain é fortemente sugerido pelo teste de Finkelstein. O paciente aduz e envolve o polegar com os dedos. O teste é positivo se o desvio ulnar passivo do punho provocar dor forte nas bainhas dos nervos afetados.

Qual teste pode ser aplicado para diagnosticar o paciente a tenossinovite de Quervain quais os tendões comprometidos com esta síndrome?

Diagnóstico e tratamento

É possível que o ortopedista realize o teste de Finkelstein para determinar a presença ou não da tenossinovite de De Quervain. Este teste consiste em posicionar o polegar contra a palma da mão, e cobri-lo com os demais dedos e, em seguida desviar o punho para ulnar (em direção ao dedo mínimo.

Como diagnosticar tenossinovite de Quervain?

A tenossinovite do primeiro compartimento extensor do punho ou também reconhecida como Tenossinovite de Quervain é uma doença musculoesquelética comumente associada à sobrecarga. Seu diagnóstico é clínico através de anamnese e exame físico baseado na ocorrência de dor local e positividade ao Teste de Finkelstein.

Como diagnosticar tenossinovite?

Para diagnosticar tenossinovite, o médico ou médica irá examinar a mão para ver se o paciente sente dor quando é aplicada pressão. O médico irá também realizar um teste chamado teste de Finkelstein, em que a pessoa dobrar o polegar sobre a palma da mão e dobra os dedos para baixo sobre o polegar.

Para que serve o teste de Finkelstein?

O teste de Finkelstein é usado para diagnosticar a síndrome de De Quervain em pessoas que tem dor no punho. Para realizar o teste, o médico e/ou fisioterapeuta examinador segura o polegar e é realizado um desvio ulnar da mão.

SÍNDROME DE QUERVAIN - Testes & exercícios para ajudar você

15 questões relacionadas encontradas

Para que serve o teste de Cozen?

O teste clínico específico para a epicondilite lateral tem o objetivo de reproduzir a dor experimentada pelo paciente. O teste conhecido como de Cozen é realizado com o cotovelo em 90º de flexão e com o antebraço em pronação.

Qual o objetivo do teste de abdução do polegar?

Descrição do teste: teste utilizado para diagnosticar a tenossinovite estenosante De Quervain, que abrange o primeiro compartimento dorsal (tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar).

Qual a diferença de sinovite e tenossinovite?

Sinovite é uma inflamação da membrana sinovial de uma articulação, enquanto que tenossinovite é um processo inflamatório ou infeccioso da bainha que recobre o tendão (bainha tendínea).

O que significa sinais de tenossinovite?

Tenossinovite é a tendinite com inflamação do revestimento da bainha do tendão. Os sintomas normalmente incluem dor com movimento e sensibilidade à palpação. Deterioração ou inflamação crônica do tendão ou da bainha do tendão pode causar cicatrizes que restringem o movimento.

Quanto tempo leva para curar uma tenossinovite?

A tenossinovite aguda geralmente dura alguns dias. Às vezes torna-se crónica e só cura após semanas ou meses. Uma vez a inflamação resolvida, o pulso está novamente apto. Para evitar um excesso de esforço no futuro, recomendamos um tratamento de acompanhamento com a supervisão de um fisioterapeuta.

O que é a síndrome de De Quervain e como é visualizada no exame de ultrassom?

A síndrome de De Quervain é a tenossinovite estenosante do tendão do extensor curto (extensor curto do polegar) e do abdutor longo do polegar (abdutor longo do polegar) no interior do primeiro compartimento extensor. . É comum nos pais de recém-nascidos por causa do levantamento repetitivo com punhos em desvio radial.

Como Desinflamar tendinite De Quervain?

Tendinite de De Quervain - tratamento

A prescrição de medicamentos analgésicos e, sobretudo, anti-inflamatórios, complementam o efeito de desinflamar os tendões que são a sede da dor. Nos casos mais resistentes, a infiltração local com corticóides, também pode ser útil.

Quem tem tenossinovite pode se aposentar?

Por se desenvolver a partir da exaustão do tendão, causada por movimentos repetitivos, a tendinite está diretamente ligada com doenças ocupacionais do trabalho, pelo fato de gerar incapacidade laboral, o portador da LER-DORT tem direitos a obter benefício previdenciário conforme a situação.

Quais os tendões acometidos na tenossinovite De Quervain?

A tenossinovite de De Quervain acomete os tendões dos músculos extensor curto do polegar e abdutor longo do polegar.

Como se faz o teste de Phalen?

Teste de Phalen, que consiste em manter os punhos na flexão máxima durante 1 minuto. O teste funciona já que a posição fletida do punho comprime ainda mais o nervo mediano já comprimido na posição neutra, no caso de STC.

Para que serve o teste de Phalen?

Manobra de Phalen é um exame diagnóstico para a síndrome do túnel do carpo descoberto por um ortopedista norte-americano chamado George S. Phalen.

O que pode causar tenossinovite?

Geralmente, a tenossinovite é mais frequente após uma lesão junto do tendão e, por isso, é uma lesão relativamente comum em atletas ou pessoas que fazem muitos movimentos repetitivos, como carpinteiros ou dentistas, por exemplo, mas também pode acontecer por infecções ou por complicação de outras doenças degenerativas, ...

Qual é a causa da tenossinovite?

Quais as causas da tenossinovite? Existem muitas causas para a tenossinovite. Uma das principais é a existência de uma outra lesão que tenha afetado esse mesmo tendão anteriormente, como as que são causadas por traumas e quedas. Por conta da lesão, progressivamente, o paciente pode desenvolver a tenossinovite.

Como é feita a cirurgia de tenossinovite?

Na cirurgia, é realizada uma incisão de mais ou menos dois centímetros no dorso do punho, em linha com o polegar. Após, é feita a abertura do teto do primeiro compartimento extensor, criando mais espaço no seu interior.

O que é ter sinovite?

Sinovite indica inflamação no revestimento da articulação, ou sinóvia. Quando ocorre a inflamação dos tecidos que revestem uma articulação damos esse nome. É comumente associada com doenças específicas, tais como a artrite ou a gota, mas pode também ser o resultado de traumatismo, sobrecarga/peso ou uso excessivo.

O que é tendo sinovite?

A sinovite é uma inflamação ou proliferação da membrana sinovial, uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste a parte mais interna das articulações e produz líquido sinovial, que tem como principal tarefa a lubrificação.

O que fazer para aliviar a dor da sinovite?

Os principais tratamentos para sinovite incluem:
  1. Repouso. ...
  2. Compressas frias. ...
  3. Remédios. ...
  4. Fisioterapia. ...
  5. Punção. ...
  6. Injeção de corticoides. ...
  7. Cirurgia.

Quais são os movimentos do polegar?

Os músculos tenares são capazes de vários movimentos do polegar; abdução, adução, flexão e oposição.

Quais os movimentos que o polegar realiza no plano frontal?

No plano frontal e eixo anteroposterior os movimentos de adução (desvio ulnar) e abdução (desvio radial). A amplitude de movimento para desvio radial não ultrapassa os 15° e para o movimento de desvio ulnar 45°.

Para que serve o teste de Gerber?

281.73- Teste de Gerber. Teste para o tendão longo do bíceps. Avalia a lesão da cabeça longa do bíceps. A manobra é realizada pela flexão ativa do cotovelo contra resistência, a partir da posição estendida e supinada (Figura 281.75).

Artigo anterior
Quanto tempo demora para o Venaflon fazer efeito?
Artigo seguinte
Como foi o Realismo na Europa?