Qual são os tipos de edema?

Perguntado por: Doriana Helena Matos Pereira Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)

Os principais tipos de edema são:
  • Edema comum. O edema comum é composto de água e proteínas e, normalmente, está relacionado com situações menos graves, como picadas de insetos, quedas ou alergias a pólen, perfumes, maquiagem e poeira, por exemplo. ...
  • Linfedema. ...
  • Mixedema.

Qual tipo de edema ocorre na Inflamacao?

O edema do tipo inflamatório é aquele em que se dá por aumento da permeabilidade vascular, em resposta à liberação de citosinas inflamatórias. Essas substâncias têm capacidade de vasodilatação e formação de resposta inflamatória tecidual.

Como classificar um edema?

Classifica-se o edema em graus de escala ascendente: quando atinge membros inferiores até a tíbia (edema uma cruz +), estendem-se as coxas e também aos membros superiores (edema ++), alastra-se por todo o corpo, excluindo as cavidades serosas (+++) e, finalmente, constitui o derrame generalizado ou anasarca (++++) ( ...

O que pode causar um edema?

Além do inchaço, o edema também pode causar descoloração da pele, deixar temporariamente a marca de um dedo quando pressionado, deixar a área afetada dolorida, causar rigidez articular, aumento ou perda de peso, aumento da pressão arterial e da pulsação.

O que significa 4 edema?

AVALIAÇÃO DO EDEMA

Classificar de + a 4+. Indica o grau de congestão. vasculares e dermatológicas são mais comuns, mas pode ser também por causa ortopédica.

25 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer a palavra edema?

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.

O que é edema dos membros inferiores?

Caracterizado por ser um aumento do volume de fluido intersticial na região das pernas, o edema dos membros inferiores, também conhecido como edema periférico, é o inchaço que acomete pernas, joelhos, tornozelos e/ou pés.

Como diagnosticar um edema?

O edema unilateral, ou assimétrico, leva à possibilidade do diagnóstico de trombose venosa profunda (TVP). O achado mais característico do diagnóstico de TVP é uma diferença maior que 3,0cm entre os dois membros inferiores, com a medida sendo realizada 10cm abaixo da tuberosidade tibial.

Qual médico cuida de edema?

Para tratar os problemas de circulação o especialista é o cirurgião vascular ou a angiologista e o mais importante é saber a causa exata para iniciar o tratamento, que pode ser feito com medicamentos em alguns casos com cirurgia.

Como ocorre o inchaço ou edema?

O edema surge como consequência do acúmulo de líquido sob a pele, em tecidos que não pertencem ao sistema circulatório. São mais comuns nos membros inferiores, mas podem ocorrer nos braços e mãos, face, cavidade abdominal (ascite ou barriga d'água) e ao redor dos pulmões (derrame pleural).

Como avaliar intensidade do edema?

Na presença de edema subcutâneo, observa-se o sinal de Godet, ou cacifo, pesquisado sobretudo onde sobre plano ósseo, pinçando-se a pele entre o indicador e o polegar. Também à palpação observam-se a sensibilidade, temperatura e a intensidade do edema (esta última registrada em termos de cruzes + a ++++/4+).

Como classificar edema em gestante?

O edema é comum no final da gestação.
...
Os achados a seguir são particularmente preocupantes:
  1. Pressão arterial ≥ 140/90 mmHg.
  2. Calor, rubor ou dor, unilateral, em membro inferior, com ou sem febre.
  3. Sinais ou sintomas sistêmicos da pré-eclâmpsia, especialmente alterações do estado mental.

Porque ocorre o edema no processo inflamatório?

O edema ou inchaço ocorre a partir do aumento da permeabilidade vascular aos componentes do sangue, o que leva ao extravasamento do líquido intravascular para o espaço intersticial extra-celular.

O que é o sinal de Godet?

O sinal de Godet também é chamado de cacifo ou sinal de cacifo. Nada mais é do que a depressão que se forma na pele após a compressão desse local, por meio dos dedos das mãos, indicador e polegar, fazendo um movimento de pinça ou contra estrutura óssea.

O que é edema transudato exsudato?

Edema = excesso de líquidos no interstício, pode ser um exsudato ou transudato. Exsudato = líquido inflamatório extra vascular que tem alta concentração de Proteínas e fragmentos celulares.

Qual médico trata o sistema linfático?

Angiologista é o médico que se especializou em Angiologia e assim é indicado para o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios das artérias, veias e vasos linfáticos.

Quem diagnóstica Linfedema?

O médico pode medir os seus braços e pernas para o acompanhamento do inchaço e pode calcular o volume do líquido acumulado. O ultrassom ajuda na visualização do fluxo do sistema linfático. A linfocintilografia é um procedimento confiável para confirmar o diagnóstico de linfedema.

O que é verificação da presença de edema?

Verificação da presença de edema

É a constatação da presença anormal de líquidos nos tecidos, com o objetivo de detectar precocemente a ocorrência do edema patológico. A presença de edema ocorre em 80% das gestantes e ele é pouco sensível e específico para o diagnóstico de pré-eclâmpsia.

Quais as causas de edema nos membros inferiores?

Principais causas de edema
  • Insuficiência venosa.
  • Insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA | Causas e sintomas).
  • Insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).
  • Gravidez.
  • Trombose venosa.

Como reduzir edema em membros inferiores fisioterapia?

O fisioterapeuta com técnicas e recursos específicos como: drenagem linfática, fortalecimento muscular, cinesioterapia para estímulo do retorno venoso, eletroterapia, entre outras técnicas poderá contribuir e acelerar o processo de recuperação.

Onde fica o edema?

O edema pode ser generalizado, quando ocorre por todo o corpo, ou localizado, quando se limita a uma região. Ele pode ocorrer em qualquer parte do nosso organismo, sendo comum na região de pernas e pés. Em alguns casos, o edema pode ocorrer nos pulmões, fígado e cérebro, sendo mais grave nessas ocasiões.

O que significa edema na enfermagem?

O edema ou “inchaço”, como é popularmente chamado, é definido como um aumento de volume devido ao acúmulo de líquido no espaço intersticial em qualquer parte do corpo (SELIGMAN, 2013).

O que é edemaciado na enfermagem?

Significado de Edemaciado

adjetivo Em que há edema; diz-se do que apresenta um acúmulo anormal de líquidos: órgão edemaciado; cadáver edemaciado. Ver também: anasarca. Etimologia (origem da palavra edemaciado). Part. de edemaciar.

O que acontece em um processo inflamatório?

O processo inflamatório leva o organismo a produzir cinco sinais clássicos: calor, rubor (vermelhidão), tumor (inchaço, edema), dor e perda da função. Calor e rubor são causados pela dilatação dos vasos e o aumento de fluxo sanguíneo local leva à coloração avermelhada.

Quais são as etapas do processo inflamatório?

  • – Fase 1: Inflamação aguda (resposta vascular.
  • e celular, quando dominam os granulócitos)
  • – Fase 2: Inflamação crônica (proliferação,
  • quando dominam os monócitos)
  • – Fase 3: Formação de granuloma.
  • – Fase 4: Cura/cicatrização.

Artigo anterior
Como era o Brasil na década de 50?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de comédia de l'art?