Qual remédio grávida pode tomar para dor de cabeça?
Perguntado por: Victória Francisca Pinheiro Moreira | Última atualização: 22. Juni 2025Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)
O paracetamol (Dôrico®, Tylenol®) é o analgésico de escolha durante a gravidez, evitando-se sempre o uso de altas doses, pelo potencial hepatotóxico (1).
O que a gestante pode tomar para dor de cabeça?
Normalmente, o obstetra só indica o uso de algum medicamento quando a dor de cabeça é muito intensa, não passa com medidas naturais ou é acompanhada de outros sintomas como náuseas e vômitos, por exemplo, sendo indicado, na maioria das vezes, o uso de paracetamol.
Estou grávida e com dor de cabeça?
Dor de cabeça na gravidez é normal? Sim. Na verdade, é comum que as mulheres, mesmo que não estejam grávidas, apresentem episódios de dor de cabeça. Isso porque a flutuação hormonal, ou seja, as variações naturais dos níveis de hormônio, já contribui para a maior incidência desse tipo de dor nas mulheres.
Qual é o paracetamol que grávida pode tomar?
A grávida pode tomar paracetamol em comprimidos de 500 mg ou 750 mg, por exemplo, desde que de acordo com as orientações do seu obstetra. Normalmente, a dose máxima para adultos é de 4000 mg de paracetamol por dia, que deve ser dividida em diferentes tomadas.
Quem está grávida pode tomar dipirona?
A mulher grávida pode tomar dipirona. Porém, não é recomendado fazer automedicação e sim consultar o obstetra primeiro para avaliar os riscos e benefícios do uso, conforme a fase da gestação. Geralmente, os médicos tendem a liberar a dipirona no segundo trimestre da gravidez.
Não se trata dor de cabeça na gravidez com paracetamol
Quais são os remédios que uma grávida pode tomar?
- Difenidramina: náuseas e vômitos;
- Riopan: azia;
- Mylanta: azia;
- Buscopan: cólicas.
- Paracetamol: dor de cabeça, febre;
- Dipirona: dor de cabeça, febre;
- Flogoral spray: dor de garganta, tosse;
- Passiflora: ansiedade, nervosismo;
Pode tomar Dorflex durante a gravidez?
Não existe experiência com o uso de DORFLEX® em mulheres grávidas. Recomenda-se não utilizar DORFLEX® durante os primeiros 3 meses da gravidez. O uso de DORFLEX® durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico.
Quais os remédios que uma grávida não pode tomar?
O ibuprofeno, um dos anti-inflamatórios mais populares do mercado, pode desencadear aborto espontâneo. O captopril, que controla a hipertensão, pode matar o bebê por falência renal. O antibiótico tetraciclina pode deformar os ossos do feto e deixar os dentes com manchas acinzentadas.
Porque grávida não pode tomar paracetamol?
Segundo alerta feito por pesquisadores dos Estados Unidos, Brasil e países da Europa, o uso do paracetamol em gestantes está associado a maior risco de problemas neurológicos, como Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, dificuldade de linguagem e outras más-formações no bebê.
Como saber se vou ter um menino ou uma menina?
A melhor forma de saber exatamente qual o sexo do bebê é fazer a ultrassonografia no segundo trimestre, que está incluída no plano das consultas de pré-natal, ou o exame de sangue para sexagem fetal.
Como acabar com a dor de cabeça sem remédio?
- Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
- Evitar ambientes barulhentos.
- Fazer sessões de acupuntura6
- Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
- Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)
Estou grávida posso tomar paracetamol de 750 mg?
Segundo uma publicação na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, o paracetamol é o analgésico de escolha durante a gravidez, evitando-se sempre o uso de altas doses. Em casos que o paracetamol não pode ser usado, a dipirona sódica é a segunda escolha.
O que fazer para melhorar a enxaqueca na gravidez?
O que fazer para aliviar a enxaqueca
Para ajudar no tratamento, pode-se utilizar acupuntura e técnicas de relaxamento e controle da respiração, como yoga e meditação, além de ser importante descansar o máximo possível, fazendo pequenos períodos de descanso ao longo do dia.
É perigoso ter enxaqueca na gravidez?
Além disso, a enxaqueca aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em mulheres, gerando problemas na gravidez, como pré-eclâmpsia — aumento da pressão arterial durante a gestação.
Quantas gramas de paracetamol uma gestante pode tomar?
Paracetamol é considerada uma droga segura para ser tomada durante a gravidez. A dose recomendada para dor ou febre é de 500mg até de 6/6 horas.
Porque não pode tomar dipirona na gravidez?
Já no último trimestre, a dipirona pode causar o fechamento prematuro do ducto arterioso, afetar o funcionamento dos rins do bebê e aumentar o risco de complicações no parto, devido às possíveis alterações da coagulação sanguínea, sendo contraindicada.
O que leva à perda de um bebê?
Existem inúmeros fatores que podem influir, como anomalias genéticas no próprio embrião, problemas hormonais que afetam os ovários e a tireoide, infecções como o HIV, a toxoplasmose e a sífilis e até mesmo a diabetes descontrolada.
Estou grávida e Tomei ibuprofeno e agora?
Esse anti-inflamatório pode influenciar negativamente o sistema cardiovascular e renal do feto, além de apresentar riscos para o fechamento do ducto arterial³. Gestantes devem buscar orientação médica para opções mais seguras, como o paracetamol, garantindo um cuidado eficaz e seguro durante a gravidez³.
Pode tomar Neosaldina na gravidez?
Grávidas podem tomar Neosaldina? Neosaldina não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Quantos dias para gerar um bebê?
A gravidez é um período que dura cerca de 40 semanas (280 dias) e é o resultado do processo de fecundação de um ovócito por um espermatozoide e posterior fixação do zigoto na cavidade uterina.
Qual tipo de Dramin grávida pode tomar?
Gravidez e amamentação
Embora o dimenidrinato e a piridoxina (componentes do DRAMIN® B6) sejam considerados seguros para uso durante a gravidez e a amamentação, informe ao seu médico se você ficar grávida durante ou após o tratamento com este medicamento.
Qual o melhor analgésico para gestante?
Podemos utilizar o Paracetamol e Dipirona, durante toda a gestação, com preferência para o primeiro. Os AINEs não são utilizados no terceiro trimestre, mas podem ser usados no primeiro e segundo trimestres (apesar de não ser uma prática comum).
Estou grávida posso tomar DORFLEX para dor de cabeça?
Conclusão. Em resumo, o uso de Dor Flex na gravidez deve ser feito com cautela e sempre sob orientação médica, pois seus componentes, a dipirona e a orfenadrina, podem apresentar riscos para o desenvolvimento do feto.
Pode tomar ibuprofeno durante a gravidez?
O uso de ibuprofeno durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre, está associado a riscos como fechamento prematuro do ducto arterioso fetal e possível toxicidade renal no feto.
Para que serve o primer no piso?
Como era as mulheres dos anos 40?