Qual Profissional divulgou a psicomotricidade no Brasil?

Perguntado por: Letícia Cruz de Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

O início da Psicomotricidade no Brasil ocorreu com profissionais que foram para a França especializar-se em clínica infantil e, depois, em psicomotricidade com Ajuriaguerra e, depois, Bergès, no Henri-Roussele, na escola da equipe de Soubiran, ou com Suzanne Masson, na Salpétrière.

Quem é o profissional de psicomotricidade?

O especialista em psicomotricidade é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na sua relação com o ambiente e os processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões afetivas, cognitivas e motoras.

Qual é o nome da maior entidade de psicomotricidade no Brasil?

A Associação Brasileira de Psicomotricidade é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos e foi fundada com o objetivo de agregar os profissionais que vinham se formando e trabalhando na área. Atualmente, busca a regulamentação da profissão através de projetos de lei. A A.B.P.

Quem são os grandes representantes da psicomotricidade?

III – Os grandes representantes da psicomotricidade são: Wallon, Le Boulch, Ajuriaguerra e Vitor da Fonseca.

Quem criou a psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.

A PSICOMOTRICIDADE E O MUNDO DO TRABALHO: possibilidades e campos de atuação

23 questões relacionadas encontradas

Como o nome psicomotricidade surgiu?

Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.

Quem foi o primeiro a usar o termo psicomotricidade?

O termo surge a partir do discurso médico, na área neurológica, e atribui-se a Karl Wernick, célebre neuropsiquiatra austríaco, a primeira nomeação em 1870, resultante de seus trabalhos na área das afasias.

Quais são as três principais áreas de atuação da psicomotricidade?

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

Quais são os pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Quem é considerado o pai da psicomotricidade relacional?

A psicomotricidade relacional foi criada em França por André e Anne Lapierre, trata-se de uma ferramenta que investe não em dificuldades e sintomas, mas em possibilidades de crescimento e de aperfeiçoamento em que o sujeito potencializa a capacidade de desenvolver globalmente sua personalidade.

Quem é Lapierre?

André Lapierre (1923-2008), Francês, formado em 1947, passando a atuar por muitos anos como professor de Educação Física, autor de várias obras, tinha como objeto de estudo o corpo e toda sua estrutura e atividade motora.

Qual é o conselho de psicomotricidade?

CREFITO 1 - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região.

Onde trabalha um profissional formado em Psicomotricidade?

Um psicomotricista pode trabalhar nas seguintes áreas.
  • Educacional. ...
  • Clínicas, hospitais e casas de repouso. ...
  • Empresarial. ...
  • Principais assuntos do curso de Psicomotricidade.

Para que serve a psicomotricista?

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.

Como se trabalha a Psicomotricidade?

A escola e o professor têm um papel muito importante e influenciam diretamente o desenvolvimento da criança, principalmente nos anos iniciais. Em sala de aula, podem usar jogos recreativos que estimulam os seguintes aspectos: motor, social, afetivo e cognitivo.

Quais os principais conceitos da psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Qual a tríade da psicomotricidade?

Pode-se entender que a psicomotricidade está associada ao processo de evolução do corpo. O corpo é a origem não somente das aquisições cognitivas e orgânicas como também sustenta a tríade dos conhecimentos: o movimento, o intelecto e o afeto.

Quais os tipos de psicomotricidade?

Conheça quais são as áreas psicomotoras
  • Coordenação motora global. A habilidade de coordenação motora global está associada à consciência corporal, ao controle da musculatura ampla para realizar movimentos complexos. ...
  • Coordenação motora fina. ...
  • Lateralidade. ...
  • Organização espacial-temporal. ...
  • Esquema corporal.

Quais os três campos de atuação da psicomotricidade na Educação Infantil e suas atividades?

Hoje em dia, a psicomotricidade na educação infantil e suas atividades se dão por meio de três campos de atuação principais, considerados primordiais para análise e concepção de seus elementos: educação, reeducação e terapia.

Quais são os elementos da psicomotricidade e suas principais características?

A estruturação especial, portanto, é parte integrante de nossa vida; alias, é difícil dissociar os três elementos fundamentais da psicomotricidade corpo, espaço tempo e, quando operamos com toda dissociação, limitamo-nos a um aspecto bem preciso e restrito da realidade.

Quais são as principais intervenções da psicomotricidade?

“Nos estudos dos pesquisadores recentes, são apontados três principais campos de atuação ou formas de abordagem da Psicomotricidade: 1. Reeducação Psicomotora; 2. Terapia Psicomotora; e 3. Educação Psicomotora.

Quando começa a psicomotricidade?

Justamente, é a necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que nomeia, pela primeira vez, o termo psicomotricidade, no ano de 1870. As primeiras pesquisas que dão origem ao campo psicomotor correspondem a um enfoque totalmente neurológico.

Por que surgiu a psicomotricidade?

A psicomotricidade surgiu no início do século XIX, a partir do discurso médico, o corpo passou a ser estudado por neurologistas com o objetivo de compreender as estruturas cerebrais, e posteriormente, por psiquiatras para conhecer as patologias mentais.

O que diz Piaget sobre a psicomotricidade?

Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. O corpo debate a proporção do desenvolvimento humano, isto é, desenvolve-se corpo e mente.

Artigo anterior
Como usar água sanitária na roupa?
Artigo seguinte
Qual é a origem histórica da dança no mundo?