Qual plural de pelo?

Perguntado por: William César Pinheiro Macedo Neves  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

Pelos é o plural de pelo. O mesmo que: cabelos, penugens.

Qual é a classe gramatical da palavra pelo?

substantivo masculino Filamento ceratinoso que cresce em praticamente toda a superfície do corpo: mãos com pelos. [Zoologia] Conjunto desses filamentos que crescem nos animais: pelo de carneiro. [Botânica] Penugem dos frutos, folhas etc. Etimologia (origem da palavra pelo).

Qual o plural da palavra pelo?

No plural, pêlos.

É certo falar pelas?

A forma correta de escrita da palavra é pela, sem acento agudo.

Quando se usa por e pelo?

Essas são as variantes da preposição por, respondendo, então, a questão colocada. Assim, usamos pelo/pela quando precisamos dizer: per+lo ou per+la. (A contração da preposição 'por' mais o artigo definido 'o/a'.)

TIRA-DÚVIDAS SOBRE PALAVRAS NO SINGULAR E PLURAL (PLURAL METAFÔNICO)

36 questões relacionadas encontradas

Qual o correto pela ou por?

Significado de Pela

contração Por; através de; ao lado de; em razão de: os bandidos entraram pela janela; eles passaram pela ponte; agiu pela vontade; o ônibus passa pela Igreja? [Gramática] Forma Contraída que equivale ao uso da preposição por. [Gramática] Junção da preposição "per" + artigo "a" ou + pronome "la".

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Quando se usa de ou do?

Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido o, deverá ser usada a forma contraída do. Havendo uma construção frásica com a presença do artigo definido a, deverá ser usada a forma contraída da. Não havendo a presença de um artigo definido, deverá ser usada a preposição de.

É ou são a mesma coisa?

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Estão ou estam qual o correto?

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

O que significa pelos quais?

1. Pelo qual. Pronome relativo, usados com verbos transitivos indiretos que pedem preposição. O motivo pelo qual ela faltou da aula é misterioso.

Quais são todas as preposições?

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Qual é a classe gramatical da palavra uma?

Artigos: essa classe é formada por palavras que ficam antes dos substantivos e determinam a eles um gênero e uma quantidade plural ou singular. São eles: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.

Qual é a classe gramatical da palavra para?

Significado de Para

preposição Preposição que indica a orientação ou o sentido de: caminharam para o exterior do hotel.

Qual é a classe gramatical da palavra de?

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

É ou são exemplos?

Exs.: a) "Eu vou ao cinema" (singular e primeira pessoa); b)"Eles vão ao cinema" (plural e terceira pessoa). 3) Com o verbo ser, entretanto, o que há de mais comum é sua tendência para concordar com o termo que estiver no plural (seja sujeito, seja predicativo), como comprovam os seguintes exemplos, ambos corretos.

E as pessoas ou são as pessoas?

Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas". Há outras duas situações a considerar: na ausência de termos como esse, o verbo concorda com o numeral (como "1% faltou" e "40% vieram").

Quando se usa a preposição DE OU DA?

A preposição para pode ser utilizada com diversos significados, indicando direção, finalidade, oposição, propriedade, utilidade, capacidade, entre outros. Tem sua origem no latim per ad, através da preposição em desuso pera.

Qual o sentido da preposição do?

Indica o lugar ou momento em que se inicia um trajeto ou um período de tempo, uma contagem ou medição: de um lado até o outro são 10 metros; de ontem para hoje, tudo mudou.

Que ou de que gramática?

O emprego de «do que» chega a ser mesmo obrigatório, quando o termo de comparação constitui uma oração cujo verbo, por sua vez, seleciona uma oração completiva (que pode estar subentendida). 6. Ela trabalha mais do que julga (trabalhar). 7.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Artigo anterior
Quais são os direitos fundamentais?
Artigo seguinte
O que significa def em python?