Qual palavra pode substituir estigma?

Perguntado por: Rodrigo Benjamim Mota Garcia  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

1 descrédito, desdouro, desonra, infâmia, labéu, mácula, mancha, mascarra, nódoa.

Qual a definição de estigma?

O conceito de "estigma" está associado a uma conotação negativa e depreciativa, enquanto processo social que reduz o acesso à saúde por parte de indivíduos e grupos afetados.

Como usar a palavra estigma em uma frase?

Exemplos com a palavra Estigma
  1. Nasceram com um género sexual com o qual nunca se identificaram e vivem com o estigma de terem escolhido o sexo depois de terem nascido. ...
  2. Governo reconhece ter discriminado esta parte da população.

O que significa estigma de exemplos?

Para a Sociologia, num sentido contemporâneo, o estigma também pode ser conceituado como uma marca objetiva que recebe uma valoração social negativa. São exemplos de estigmas, sob o aspecto sociológico: pobreza, mulher (estigma de gênero), religião e raça, deficiências, físicas ou comportamentos não convencionais.

Quais são os tipos de estigma?

Goffman distingue três tipos de estigma: as deformações físicas (deficiências motoras, auditivas, visuais, desfigurações do rosto, etc.), os desvios de carácter (distúrbios mentais, vícios, toxicodependências, doenças associadas ao comportamento sexual, reclusão prisional, etc.)

Significado da palavra Estigma

17 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre estigma e preconceito?

O preconceituoso tende a desenvolver diferentes crenças em relação a diversos objectos (doente mental, homossexualidade...) ... Por outro lado, o estigma pode ter a ver com as reacções que a população em geral tem para com a doença mental e/ou com as crenças do próprio relativamente à sua doença.

O que são os estigmas de Cristo?

Os estigmas são marcas manifestadas fisicamente mas que tradicionalmente são reputadas como tendo origem espiritual, e que alguns acreditam reproduzirem as cinco chagas de Jesus Cristo.

O que causa o estigma?

Os preconceitos estigmatizantes são fruto da ignorância e de uma consciência social moralmente negativa. São ainda importantes os obstáculos que os doentes que sofrem ou sofreram de doenças mentais têm de desafiar e ultrapassar, no seu caminho para uma recuperação.

Como o estigma é utilizado na sociedade moderna para diferenciar os indivíduos?

Para a sociologia o conceito de estigma social está relacionado com a categorização de um grupo por outro, conferindo-lhe um grau inferior de status social. ... Esse processo é perverso porque a identidade atribuída por um grupo a um indivíduo ou grupo social pode passar a identidade que este mesmo grupo se auto atribui.

Para que serve o estigma em uma flor?

Estigma: o estigma fica localizado na parte superior do carpelo, sua função é produzir uma substância que segura os grãos de pólen, não permitindo que eles sejam desperdiçados antes da fecundação do óvulo. Estilete: é uma espécie de tubo que faz a ligação entre o ovário e o estigma.

Como usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Qual o conceito moderno de estigma?

O estigma é definido como a identificação que um grupo social faz de uma pessoa (ou grupo de pessoas), a partir de algum problema físico, comportamental ou social que é percebido como diferente e pela não tolerância frente a tal comportamento (MOREIRA, 2008).

O que é estigma na sociedade?

No estudos da sociologia, o conceito de estigma social está relacionado com as características particulares de um grupo ou indivíduo que seguem o oposto das normais culturais tradicionais de uma sociedade. Ou seja, tudo o que não é considerado um padrão cultural social é tido como um estigma para aquela sociedade.

Qual o impacto dos estigmas na vida das pessoas?

O estigma conduz à discriminação negativa do indivíduo com transtorno mental e, consequentemente, a prejuízos e desvantagens como reveses frequentes, serviços de saúde ruins e dificuldade de acesso a cuidados.

Qual é a causa da doença mental?

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Qual é a pior doença mental?

Depressão

Considerada a número um entre as das doenças psiquiátricas mais incapacitantes do mundo, a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas. Ou seja, 4% da população global.

Quais são os fatores que interferem na saúde mental?

Atualmente, considera-se que a doença mental é causada por uma interação complexa de fatores, incluindo fatores:
  • Genética.
  • Biológicos (fatores físicos)
  • Psicológico.
  • Ambientais (incluindo fatores sociais e culturais)

Quais são as 5 chagas de Cristo?

As cinco chagas consistiam de uma através de cada mão ou punho, uma através de cada pé e uma no peito. Duas das feridas estavam nas mãos ou nos pulsos, onde pregos foram inseridos para fixar Jesus na trave da cruz na qual ele foi crucificado.

Quais foram os santos que receberam os estigmas de Jesus?

F
  • Faustina Kowalska.
  • Francisco de Assis.
  • Fray Juan de Jesús.

O que são as Santas Chagas?

A Devoção das Santas Chagas de Jesus é principalmente de cura e libertação. ... Ela nasceu na Santa Cruz, no grande ato de amor, quando Jesus se entregou e sobre o madeiro levou nossos pecados. A devoção às Santas Chagas dolorosas e gloriosas contempla exatamente a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Qual é a diferença entre preconceito discriminação e segregação?

Discriminação, por exemplo, é sinônimo de separação e procura estabelecer diferenças entre as pessoas. É um componente básico das políticas de segregação, que visam afastar e isolar minorias raciais, sexuais ou religiosas, impossibilitando que participem da vida social de forma integral e em igualdade de condições.

Qual é a diferença entre preconceito e discriminação?

O preconceito racial é imaterial, é um pensamento, um sentimento criado e transmitido dentro da nossa cultura. Já a discriminação racial é a manifestação material do preconceito, através de um conjunto de ações: políticas, econômicas, educativas, sempre condicionadas pelo racismo.

Quais as interseções entre estigma preconceito e discriminação na atualidade?

Tanto o preconceito como o estigma envolvem categorização, rotulagem, estereotipagem e rejeição social, do mesmo modo que o estigma e o preconceito podem resultar em discriminação; os seus processos sociais são, assim, bastante semelhantes.

O que vem a ser estigma e por que ele se relaciona com a identidade social?

O estigma é um atributo que produz um amplo descrédito na vida do sujeito; em situações extremas, é nomeado como "defeito", "falha"ou desvantagem em relação ao outro; isso constitui uma discrepância entre a identidade social virtual e a identidade real.

Qual o conceito de estigma do Goffman?

Portanto, o estigma é a “situa- ção do indivíduo que é inabilitado para a aceitação social plena” e refere-se a “um atributo profun- damente depreciativo” (Goffman, 1982, p. 8), ou seja, é a condição de não possuir atributos consi- derados importantes por um grupo social (Becker & Arnold, 1986).

Artigo anterior
Quais os objetivos da educação a distância?
Artigo seguinte
Qual a importância das campanhas de prevenção?