Qual os benefícios do própolis?

Perguntado por: Jorge Simão Cruz Freitas  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

Assim, devido à ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, o própolis pode trazer diversos benefícios para a saúde, podendo servir para:
  • Fortalecer o sistema imunológico. ...
  • Acelerar a cicatrização de feridas. ...
  • Ajudar a tratar o herpes. ...
  • Curar aftas e gengivites. ...
  • Prevenir contra o câncer.

É bom tomar própolis todos os dias?

Por isso, não existem dosagens estabelecidas de quanto é indicado consumir. Estudos apontam, porém, que 30 gotas de extrato por dia são o suficiente para fortalecer o organismo e prevenir chabus. Se uma dor de garganta tomar conta do pedaço, por exemplo, a recomendação seria consumir 30 gotas quatro vezes ao dia.

Quais são os benefícios do própolis para a saúde?

Os efeitos do própolis no corpo
  • Combate amidalites. Infecções nas vias aéreas superiores, caso da amidalite, costumam ser provocadas por bactérias chamadas gram-positivas. ...
  • Protege os dentes. Até as bactérias da boca saem perdendo com o produto das abelhas. ...
  • Fortalece a imunidade. ...
  • Acaba com a acne.

Quando devo tomar própolis?

Essa solução pode ser usada várias vezes por dia, conforme a necessidade. No caso de tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite e amigdalite, coloque três a quatro gotas do extrato de própolis em algum chá. Tome várias vezes por dia, sempre que necessário.

Quantas gotas de própolis por dia?

Estudos apontam, porém, que 30 gotas de extrato por dia são o suficiente para fortalecer o organismo e prevenir chabus. Se uma dor de garganta tomar conta do pedaço, por exemplo, a recomendação seria consumir 30 gotas quatro vezes ao dia.

PRÓPOLIS - Anti-Inflamatório, antibiótico e turbina nossa imunidade...

38 questões relacionadas encontradas

Quem não pode tomar própolis?

Quem não deve usar

Durante a gravidez ou lactação, o própolis só deve ser usado somente com orientação médica. Além disso, as versões do extrato com álcool na composição estão também contra indicadas para crianças com menos de 12 anos de idade e alcoolistas.

Quem tem pressão alta pode tomar própolis?

Estudo mostra que própolis pode combater cáries e hipertensão.

Quantas gotas de própolis devo tomar?

A própolis para uso oral deve ser consumida na quantidade diária de 15 gotas para adultos e 50% desta dose para crianças. Para crianças: 3 a 5 gotas uma vez ao dia. Diluída em uma colher de sopa com água sem cloro e sem gás. Para adultos: 15 a 20 gotas uma vez ao dia.

Qual a diferença entre própolis e extrato de própolis?

A própolis marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas. Já a própolis verde é originária da planta chamada Baccharis Dracunculifolia, conhecida também como alecrim-do-campo. As duas variedades de própolis apresentam substâncias antioxidantes, como os ácidos fenólicos e os flavonoides.

Para que serve própolis em gotas?

Mesmo não sendo efetivo contra todos os tipos de bactérias, o extrato de própolis é aconselhado para diminuir os riscos de infecções. Além disso, é usado para aliviar sintomas de dor de garganta, tosse, gastrite, aftas e também para prevenir a formação de placa bacteriana e o mau hálito, por exemplo.

Para que serve extrato de própolis em gotas?

Quais as funções do extrato de própolis? O própolis fortalece a imunidade, combate infecções nas vias aéreas superiores, como amigdalite, bronquite e dores de garganta, evita a tosse com catarro e auxilia no tratamento de gripes e resfriados. Possui ação cicatrizante, antibacteriana, antimicrobiana e anti-inflamatória.

Como saber se o própolis é puro?

A pesquisadora diz que o consumidor pode reconhecer a própolis verde verdadeira através da sua cor que é um esverdeado com marrom e o cheiro característico.

Qual a diferença entre própolis verde e própolis vermelho?

Os dois tipos possuem funções contra bactérias, fungos e vírus. Todavia, só a Própolis verde contém um diferente ácido fenólico que a própolis marrom não possui. Este composto é chamado de Artepillin-C (ácido 3,5-diprenil-4-hidroxicinâmico).

Como saber se o própolis é bom?

Verifique a Concentração de Extrato Seco

Conforme foi dito, o extrato é obtido a partir da resina de própolis diluída em álcool ou água. Por isso, para saber a real concentração da substância é preciso verificar a porcentagem do extrato seco. Quanto maior for essa concentração, mais puro e potente será o produto.

Como tomar própolis para garganta?

Para gargarejos, o ideal é diluir de 4 a 5 gotas do extrato, e usar no tratamento para dor de garganta; Para curar tosse, gripe, sinusite ou amigdalite, colocar e 3 a 4 gotas do extrato de própolis no chá ou de 1 a 2 gotas em 1 colher de mel.

Como tomar própolis com água?

Já para dores de garganta, o ideal é adicionar de 4 a 5 gotas do extrato de própolis em uma xícara de água e usar para fazer gargarejo; No caso de tosse, gripe, sinusite ou amigdalite, acrescentar de 3 a 4 gotas do extrato de própolis no chá ou juntar 1 a 2 gotas em 1 colher de mel.

Quem tem pressão alta e diabetes pode tomar própolis?

A princípio não existe contra indicação ao consumo de própolis por diabéticos! O que devemos ter atenção é se o xarope contém açúcar pois assim ele pode alterar os níveis de glicose.

É verdade que gengibre aumenta a pressão?

Mas existe um mito que gengibre poderia aumentar a pressão.

E é mito. Não existe, nenhum estudo até o momento que diga que gengibre sobe a pressão arterial. Na verdade ele faz uma vasodilatação e tanto pequenos estudos em humanos e animais mostraram que tomar gengibre pode reduzir a pressão arterial.

Porque própolis queima a garganta?

O própolis é outro anti-inflamatório importante, comumente comercializado junto ao mel. “O problema é que o própolis requer álcool para se manter conservado. E álcool aumenta a irritação na garganta”, alerta a médica.

Quem tem câncer pode tomar extrato de própolis?

De acordo com Berlinck, os polifenóis da própolis vermelha brasileira representam uma nova classe de compostos antiproliferativos do câncer, responsáveis pela inibição de crescimento tumoral e morte celular.

Quem tem esofagite pode tomar própolis?

Além de ser indicado para melhorar sintomas gastrointestinais como disbiose, gastrite, esofagite. Algumas vezes o própolis é prescrito voltado para área estética como dar uma ajudinha no emagrecimento e composição corporal, melhorar a pele e celulite.

Faz mal tomar própolis puro?

Os efeitos diferenciados da própolis são evidentes há tempos, por isso o uso comum na medicina popular e alternativa. Mas seu uso não deveria ser indiscriminado. Segundo Alencar, não há indícios de contraindicações da própolis brasileira, mas há casos de efeitos alergênicos da própolis europeia.

Para que serve o extrato de própolis vermelho?

Rica em vários compostos, a própolis vermelha tem surpreendido pelas propriedades ativas em ações antibacterianas, antifúngicas, antivirais, anti-inflamatórias, além de alto poder cicatrizante e ação antioxidante, atuando na prevenção do envelhecimento precoce.

Qual a cor do própolis verde?

A coloração varia de preto ou marrom escuro, verde e até vermelho. O odor normalmente é característico da própolis, mas pode variar conforme a flora regional.

Qual a função do própolis verde?

A Própolis Verde é um dos tipos de própolis encontrados no Brasil, muito valorizado por suas propriedades terapêuticas, sobretudo relacionadas à regulação do sistema imunológico e ação antimicrobiana, conforme apontam algumas pesquisas.

Artigo anterior
Quem toma masteron pode beber?
Artigo seguinte
Como tomar nimesulida para dor de garganta?