Qual organismo a seguir não pode ser considerado um ser vivo?

Perguntado por: Mário Monteiro Fernandes  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (10 avaliações)

Alguns pesquisadores afirmam que os vírus são organismos que não devem ser considerados seres vivos. Para sustentar essa ideia, as principais afirmações feitas são as apresentadas a seguir. Os vírus não possuem células (acelulares): a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Quais organismos a seguir não pode ser considerado um ser vivo?

De acordo com a teoria celular, os vírus não são seres vivos por não apresentarem células. O HIV é o vírus causador da AIDS.

O que é preciso para ser considerado um ser vivo?

As principais características dos seres vivos são a sua composição química comum, a presença de células, o metabolismo, a capacidade de reprodução e a evolução.

Quem são esses seres vivos?

Quando falamos em seres vivos, logo nos lembramos dos animais, entretanto, plantas, fungos, protozoários, algas e bactérias são também considerados seres com vida. Apesar de bastante distintos, todos eles possuem características que permitem classificá-los como tais.

O que são os seres vivos?

Os seres vivos são constituídos por células, necessitam de energia para realizar metabolismo, respondem a estímulos, apresentam material genético, reproduzem-se e evoluem.

PET 3 2021 MG | Correção Semana 1 | Ciências | Correção do PET 3 de Ciências Volume 3 do 6º ano

28 questões relacionadas encontradas

O que são seres vivos Cite exemplos?

Seres vivos são organismos que reúnem características indispensáveis que permitem distingui-los dos seres não vivos. Por exemplo, podemos dizer que uma planta é um ser vivo, pois apresenta propriedades como crescimento, reprodução e organização celular.

O que são seres vivos resposta?

Seres vivos são organismos formados por uma ou mais células; possuem capacidade de reprodução; e apresentam crescimento, metabolismo e resposta a estímulos. Além disso, são formados predominantemente por certos elementos, como carbono, nitrogênio, hidrogênio e nitrogênio, que formam moléculas orgânicas.

O que são seres vivos 2 ano?

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

O que são os seres eucariontes?

As células eucariontes são células que apresentam como característica principal a presença de um núcleo definido, ou seja, o material genético nessas células está envolvido pelo envelope nuclear.

O que é eucariontes e procariontes?

Basicamente, as células dos seres vivos são classificadas como procariontes ou eucariontes. As células procarióticas possuem estrutura simples e não apresentam núcleo. Por sua vez, as células eucarióticas apresentam uma estrutura complexa e núcleo bem definido.

Quais são os seres eucariontes e procariontes?

Célula procarionte: reino Monera. Célula eucarionte: reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Célula procarionte: bactérias e arqueas são seres procariontes. Célula eucarionte: fungos, plantas e animais são seres eucariontes.

O que são seres vivos unicelulares?

Um organismo é unicelular quando ele é formado por apenas uma célula. Assim são as bactérias e os protozoários. Essa única célula precisa então realizar todas as funções para que o ser unicelular possa viver.

O que é um ser vivo ensino fundamental?

Seres vivos fazem parte da natureza. São os que nascem, crescem, se reproduzem ou não, e morrem. Seres não vivos também fazem parte da natureza, mas eles não crescem, não respiram, não se alimentam, não se reproduzem e nem morrem. Exemplo: a água, o ar, a pedra, a terra etc.

O que são seres vivos alfabetização?

Os seres vivos são constituídos por células. Alguns apresentam apenas uma célula (seres unicelulares) e outros possuem muitas células (seres multicelulares). As células podem ser de dois tipos: ... As células procarióticas não apresentam organelas membranosas.

O que são os seres decompositores?

Ora, os decompositores são microrganismos, bactérias e fungos que, juntamente com pequenos animais, como as minhocas, o minhocuçu e os gôngolos, formam um batalhão de bichinhos que vivem no solo e são responsáveis pelo trabalho de reciclagem de detritos e de resíduos depositados em sua superfície.

O que são seres vivos e Não-vivos educação infantil?

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais e as plantas. Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Como podem ser classificados os seres vivos?

Todos os seres vivos são organizados a nível celular. As células podem se reproduzir e fazem funções vitais como respiração, nutrição e hidratação. Além disso, dependendo do tipo de célula, ela pode ter muitas organelas (como as células eucariontes) ou poucas organelas (como as procariontes).

O que são os seres consumidores?

Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores. Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores.

Quais são os seres vivos desse ecossistema?

Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos.

Quais são os seres vivos que conseguem produzir seu próprio alimento?

Plantas, algas e algumas bactérias são exemplos de organismos que possuem a incrível capacidade de produzir substâncias orgânicas em seu próprio corpo, não precisando de ingeri-las. Seres vivos que apresentam essa capacidade são chamados de organismos autotróficos.

Artigo anterior
Quais os princípios que regem a aplicação de medidas protetivas?
Artigo seguinte
Como é cobrado o lis do Itaú?