Qual objetivo do estudo transversal?

Perguntado por: Madalena Nogueira Valente  |  Última atualização: 22. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

É utilizado para analisar mais profundamente o assunto que está sendo investigado. Cobrem múltiplas sessões e as variáveis podem mudar ao longo do curso da investigação, ou seja, não existe determinação de tempo, é contínuo.

Qual o objetivo de um estudo transversal?

O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis ​​de interesse.

Como se faz um estudo transversal?

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

O que é uma abordagem transversal?

O estudo transversal é um tipo de estudo observacional que utiliza análise e avaliação por meio da observação, sem a interação direta da pessoa pesquisadora com a população amostral. Essa variável é usada ao longo de toda a pesquisa, permitindo captar as opiniões e dados de um grupo em um momento específico.

Quais as vantagens e desvantagens do estudo transversal?

Uma investigação transversal permite comparar muitas variáveis ​​diferentes ao mesmo tempo. Você poderia, por exemplo, saber a idade, sexo e nível escolar. No entanto, as investigações transversais podem não fornecer informações definitivas sobre as relações de causa e efeito.

O que é um estudo transversal?

28 questões relacionadas encontradas

Quais as características de um estudo transversal?

A característica principal dos estudos de corte transversal é que a observação das variáveis, quer se trate de casos, de indivíduos, ou de outros tipos de dados, é realizada em um único momento (o mesmo), quando o pesquisador registra uma "fotografia" dos fatos (variáveis) de interesse e não o "filme" de sua evolução1, ...

Qual a vantagem do estudo transversal?

Existem várias vantagens em realizar estudos transversais. Em primeiro lugar, eles podem ajudar a identificar pontos em que uma intervenção seja necessária, fornecer uma base para comparação em futuros estudos e ajudar a planejar políticas públicas relacionadas à saúde.

Quais são os tipos de estudos transversais?

• Estudos Transversais

Medem a prevalência da doença (proporção da população que tem a doença num determinado momento) e por isso são frequentemente chamados de estudos de prevalência, porém, podem ser também chamados seccionais, corte-transversal e inquéritos ou surveys.

Quais são os 7 temas transversais?

Para sondar o conhecimento dos docentes referente aos PCNs, buscamos verificar se os mesmos sabiam quais são os temas transversais contidos nos PCNs, e 95% dos sujeitos respondeu de maneira correta a questão que continha: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Quais são as limitações do estudo transversal?

como se trata de um “corte no tempo”, os estudos de corte transversal não são apropriados para situações em que a doença e/ou exposição mudam no tempo. não ser apropriado para doenças de curta duração. geralmente são estudos de alto custo e de difícil execução e análise.

O que é efeito transversal?

Se exposição e desfecho são aferidos em um mesmo momento, é denominado transversal e se começar com a exposição em uma amostra e acompanhar ao longo do tempo até a ocorrência do desfecho, é chamado estudo de coorte.

Qual a diferença entre estudo transversal e caso controle?

Caso-controle – também um tipo de estudo observacional em que pessoas doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em relação à história de exposição. Estudo transversal – também conhecido como estudo de prevalência, a exposição e o efeito são medidos no mesmo momento.

Qual a principal característica do estudo transversal analítico?

O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é medida transversal?

Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.

O que é um estudo transversal prospectivo?

Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes.

O que diz a BNCC sobre temas transversais?

Os Temas Transversais eram inicialmente uma recomendação. Com a BNCC, se tornam uma determinação, ou seja, são obrigatórios para elaborar ou adequar currículos e propostas pedagógicas. “Os TCTs apoiam um trabalho integrado e contextualizado, que garante a formação dos alunos alinhada às demandas sociais.

O que trabalhar nos temas transversais?

Por meio dessa proposta, as instituições de ensino devem abordar durante as aulas valores referentes à cidadania, como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho, Consumo, Pluralidade e Cultura.

Quais são os quatro pilares dos temas transversais?

A proposta metodológica de trabalho com os TCTs é baseada em quatro pilares (Brasil, 2019a), sendo eles: problematização da realidade e das situações de aprendizagem; integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas; superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão ...

Qual a diferença entre estudo transversal e longitudinal?

Diferença entre estudo transversal e longitudinal

Se o método transversal é sobre o que está acontecendo em um dado momento, os estudos longitudinais são sobre períodos longos.

O que é um estudo transversal na Uniasselvi?

As disciplinas transversais foram criadas com o objetivo de desenvolver habilidades e competências que contribuirão para a formação pessoal e profissional, preparando os acadêmicos para o mercado de trabalho. Elas são distribuídas em diferentes categorias de acordo com o objetivo de cada grupo.

O que significa um estudo longitudinal?

A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.

Qual alternativa contempla uma desvantagem do estudo transversal?

Portanto, a alternativa que contempla uma desvantagem do estudo transversal é: "Não permite estabelecer relações de causa e efeito entre as variáveis estudadas".

Quais são os tipos de métodos de pesquisa?

Exemplos de métodos de pesquisa incluem: observações, procedimentos teóricos, estudos experimentais, pesquisa contextual, entrevista, estudo de usabilidade, etc. Uma metodologia é a estratégia abrangente e a lógica de seu projeto de pesquisa, a abordagem através da qual sua análise ocorre.

Quais são os tipos de desenho de estudo?

Exemplos de desenhos de estudo frequentemente encontrados são: os ensaios clínicos, os estudos de coorte, os estudos de casos e controles, os estudos transversais, entre outros.

Artigo anterior
Qual o nome do óxido SO3?
Artigo seguinte
Quantas calorias tem um prato de alface e tomate?