Qual objetivo de trabalhar o Dia da Consciência Negra?

Perguntado por: Inês Vitória de Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (8 avaliações)

Promover a reflexão e resgate da identidade negra; Reconhecer alimentos, receitas, e objetos de origem africana; Construir conhecimentos, sobre as tradições, crenças e maneiras de vestir-se; Estimular os alunos a usarem as novas mídias na elaboração de trabalhos.

Qual o objetivo de se trabalhar Consciência Negra na Educação Infantil?

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a consciência nos alunos (as) do respeito e da valorização dos povos negros, da cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destacando a importância dos mesmos na construção da identidade do povo brasileiro.

Porque trabalhar o Dia da Consciência Negra na escola?

A data nos lembra a importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira, bem como a necessidade de abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade – inclusive na escola.

Como trabalhar na escola o Dia da Consciência Negra?

Ações para o Dia da Consciência Negra: ideias para marcar a data e fazer a diferença
  1. Programação com intuito de valorizar a cultura negra. ...
  2. Workshop ou palestra para conscientização sobre a luta contra o racismo. ...
  3. Treinamento sobre racismo e inclusão étnico-racial. ...
  4. Feira de troca de livros de autores negros.

Como falar do Dia da Nacional da Consciência Negra para educação?

O 20 de novembro também é um elemento marcante para a educação escolar. É importante que as escolas trabalhem o Dia da Consciência Negra na educação infantil com atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo.

QUAL O OBJETIVO DA CONSCIENCIA NEGRA?

21 questões relacionadas encontradas

Qual habilidade da Bncc sobre consciência negra?

Habilidade: (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

Como trabalhar a questão racial na educação infantil?

Sugestão de atividades para combater o preconceito
  1. RODAS DE CONVERSA. Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. ...
  2. VÍDEOS E CONTOS. A contação de histórias merece lugar de destaque na sala de aula. ...
  3. BONECOS NEGROS. ...
  4. TOQUE. ...
  5. COMIDA. ...
  6. MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS.

Qual o objetivo de trabalhar o Natal na educação infantil?

Desenvolver raciocínio lógico; Desenvolver coordenação motora; Conhecer a simbologia e os significados do Natal; Incentivar a prática de bondade e solidariedade.

Qual é o objetivo do Natal?

O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Esta celebração acontece há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. Natal se refere a nascimento ou ao local onde alguma pessoa nasceu.

Qual objetivo de se trabalhar o Natal?

O Natal visa, sobretudo, a união familiar e o desejo de que todas as famílias tenham acesso a direitos básicos. Qualidades como a bondade, o amor, a caridade e o respeito são intensamente pregados durante essa época do ano, por isso, é fundamental destacar que essa data vai muito além dos interesses comerciais.

Porque trabalhar o Natal na escola?

Oportunidade para reunir a famíliaA psicóloga Joana Puglia ressalta que o Natal trata-se mais de uma data religiosa por ser o nascimento de Jesus Cristo. Pelo fato de existir um significado de fé por trás dele, cada família precisa pensar na melhor maneira de trabalhar o dia com as crianças.

Como ensinar racismo na educação infantil?

Entre as estratégias utilizadas para estimular atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças, destacam-se debates, brincadeiras, contação de histórias com bonecos, o reconhecimento de situações discriminatórias, bem como a incorporação de narrativas que tragam os negros como protagonistas.

Como trabalhar a questão racial em sala de aula?

A literatura também é uma poderosa ferramenta na hora de trabalhar a questão étnico-racial em sala de aula. Em especial quando entram em cena os universos fantásticos e sedutores das lendas e mitos. Assim, o professor deve escolher materiais diversificados, que incluam histórias de origem africana e indígena.

Porque trabalhar racismo na educação infantil?

A professora Luciana Soares, coordenadora do projeto, explica que “a importância de trabalhar questões étnico-raciais com crianças, é, sobretudo pela intensificação da construção da identidade delas, é o momento em que as crianças começam a se perceber no mundo e a perceber o outro”.

Qual é a habilidade EF15AR26?

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Qual é a habilidade EF05GE02?

A habilidade EF05GE02 consiste em: Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

O que diz a Bncc sobre racismo?

Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência. Palavras-Chave: Preconceito racial, racismo, diversidade.

Como trabalhar a diversidade étnico-racial em sala de aula?

O professor fala aos estudantes sobre a formação do povo brasileiro – as raças/etnias que o compõem (indígenas, brancos, negros e amarelos). Em seguida, pede aos estudantes que se auto-identifiquem com uma ou mais raças/etnias, anotando sua resposta em uma folha de papel, sem revelar aos demais.

Como trabalhar a diversidade étnico-racial em sala de aula na educação infantil?

Vários autores, como Menezes (2007), apontam o trabalho com projetos como algo efetivo na Educação Infantil para tratar a temática das diversidades étnico-raciais; eles sugerem atividades como rodas de conversa, contação de histórias, assistência a pequenos filmes, artesanatos, degustação de diferentes pratos, ...

Como trabalhar Relações étnico-raciais?

Só assim elas também serão capazes de entender as dificuldades sofridas pelas chamadas minorias sociais. Outra forma de trabalhar relações étnico-raciais na infância inclui apresentar e celebrar as variadas culturas que existem. Livros, brinquedos, filmes, desenhos animados e músicas são excelentes maneiras.

Como abordar o racismo?

E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.
  1. Leve diversidade cultural para a sala – literalmente! ...
  2. Mostre aos alunos uma variedade de pessoas e ambientes. ...
  3. Não se limite às datas comemorativas. ...
  4. Recorra à arte e aos livros. ...
  5. Implemente lições explícitas sobre racismo e resolução de conflitos.

Como trabalhar preconceito com crianças?

O professor pode contar histórias que apresentam personagens negros ou índios; fazer teatrinho de fantoches com bonecos de origem chinesa, africana, européia; colocar nomes originários de outros países nas personagens; promover uma aula sobre a cultura dos países ou de uma determinada raça; ver vídeos sobre outras ...

O que podemos falar sobre o racismo?

Racismo: definição

“Teoria ou crença que estabelece uma hierarquia entre as raças (etnias). Doutrina que fundamenta o direito de uma raça, vista como pura e superior, de dominar outras. Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior.

Como trabalhar o tema Natal na escola?

2. Faça brincadeiras e atividades natalinas no projeto de Natal na escola.
  1. Jogo da memória com símbolos natalinos;
  2. Decore a árvore de natal da sala ou da escola;
  3. Imagem e ação – Versão Natal;
  4. Coloque o nariz na Rena;
  5. Boneco de neve (adaptação do jogo Boca do Palhaço);
  6. Entre outras…

Como comemorar o Natal na escola?

Sugestões para comemorar o Natal na escola
  1. Crianças se apresentando na escola (Foto: Divulgação)
  2. Organizar apresentações teatrais relacionadas ao Natal, com os alunos, é uma ótima ideia (Foto: Divulgação)
  3. Algo interessante também é fazer uma confraternização na sala com todos os alunos (Foto: Divulgação)

Artigo anterior
Quais as principais diferenças entre o Renascimento e o humanismo?
Artigo seguinte
Porque não esfoliar com açúcar?