Qual objetivo de trabalhar lateralidade na educação infantil?

Perguntado por: Isaac Marques Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade. Identificar as relações espaciais. Reconhecendo o lado esquerdo e direito nos outros. Seguindo direções (para frente, para trás, para cima, para baixo).

Qual objetivo de trabalhar a lateralidade?

3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.

Porque trabalhar a lateralidade na educação infantil?

É indispensável que a escola trabalhe esse lado com os pequenos, pois é a partir destas habilidades, que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos desenvolvendo o conhecimento de si próprio e assim do mundo ao seu redor.

Qual a habilidade de lateralidade?

A lateralidade pode ser definida como a propensão que o ser humano possui em utilizar um lado do corpo em detrimento do outro em suas atividades cotidianas (SANCHES; MARTINEZ; PENALVER, 2003). Ela pode ser quantificada através de observação comportamental ou de inventário (TEIXEIRA; OKAZAKI, 2007).

Qual o objetivo de trabalhar esquerda e direita na educação infantil?

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor.

Atividade Para Educação Infantil - Lateralidade

17 questões relacionadas encontradas

Como explicar direita e esquerda para educação infantil?

De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.

Qual é a habilidade EF02GE10?

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

O que é EF01CI02?

A habilidade EF01CI02 consiste em: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Qual é a habilidade EF02MA12?

Habilidade da BNCC

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Qual a importância da lateralidade para leitura e escrita?

CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.

Como se desenvolve a lateralidade?

Como a lateralidade é desenvolvida

As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades. Além disso, elas descobrem o que podem fazer com as mãos. Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade de suas mãos em tarefas funcionais.

O que é ter noção de lateralidade?

A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

Como trabalhar a lateralidade na sala de aula?

A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.

Qual disciplina trabalha lateralidade?

O esquema corporal e a lateralidade permitem que os alunos desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia. Trata-se de passo inicial da alfabetização cartográfica.

Qual o campo de experiência que trabalha lateralidade?

Objetivos de Aprendizagem

Identificar relações espaciais dentro, fora e direita, esquerda. Observar imagens, fazendo comparações e registro através de desenhos.

O que significa EF01LP08?

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. - Palavras como unidades gráficas num texto. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

O que significa EF03CI04?

A habilidade EF03CI04 consiste em: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

O que significa EI02TS03?

A habilidade EI02TS03 consiste em: Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

O que significa EF02CI05?

Habilidade: EF02CI05 - Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. A atividade propõe uma investigação sobre a importância de alguns fatores para a manutenção da vida no planeta e as consequências da ausência de um deles para todos os seres vivos.

Como trabalhar noções espaciais na educação infantil?

Funciona assim: primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiver montado, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado.

O que é a representação espacial?

Abstract. A representação gráfica espacial por meio de croquis/ilustrações são um recurso para a análise dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. As habilidades manuais que o desenho/ilustração proporciona favorecem a percepção do objeto pelo sujeito que investiga os fenômenos espaciais.

Como explicar esquerda e direita?

Quando duas pessoas estão olhando na mesma direção, os seus lados direito e esquerdo coincidem. Veja o que acontece quando as duas pessoas levantam a mão esquerda. A direita e a esquerda estão no mesmo lado para os dois.

Como trabalhar direita e esquerda no primeiro ano?

Pergunte para as crianças se eles sabem qual é a mão direita e qual a mão esquerda. Depois de ouvir as crianças distribua uma tira de crepom amarelo e uma tira de crepom vermelho para cada aluno. Pergunte para à turma: Qual a mão direita? (pedir para que amarrem a tira vermelha na mão direita).

Como explicar direita e esquerda política?

Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, ...

Artigo anterior
Quantos distritos têm Paris?
Artigo seguinte
O que é um ramal VOIP?