Qual objetivo de trabalhar a lateralidade?

Perguntado por: Marco Mota Sá  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.

Qual o objetivo de se trabalhar a lateralidade?

Objetivo Geral

Identificar as relações espaciais. Reconhecendo o lado esquerdo e direito em seu próprio corpo. Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás, para cima e para baixo).

Qual a habilidade de lateralidade?

A lateralidade pode ser definida como a propensão que o ser humano possui em utilizar um lado do corpo em detrimento do outro em suas atividades cotidianas (SANCHES; MARTINEZ; PENALVER, 2003). Ela pode ser quantificada através de observação comportamental ou de inventário (TEIXEIRA; OKAZAKI, 2007).

O que é trabalhar com lateralidade?

 Colocar uma criança no centro. Pedir a outra criança que fique à direita dela; outra atrás; outra à frente e outra à esquerda. Batendo palmas, as crianças mudam de posição e dizem a sua nova posição.

Como trabalhar a lateralidade?

Atividades que Desenvolvem Lateralidade
  • Brincar de Robô: Material: humano. Formação: duplas. Objetivo: desenvolver a lateralidade. ...
  • Controlar o jornal no pé: Material: bolinha de jornal. Formação: em equipe e em coluna. Objetivo: desenvolver a lateralidade. ...
  • Tempestade:

Trabalhe a Lateralidade dos Pequenos com Estes 3 Exercícios

28 questões relacionadas encontradas

Como se desenvolve a lateralidade?

Como a lateralidade é desenvolvida

As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades. Além disso, elas descobrem o que podem fazer com as mãos. Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade de suas mãos em tarefas funcionais.

Quais são as noções de lateralidade?

Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.

O que é o conceito lateralidade?

A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

Qual a importância de trabalhar lateralidade?

Mas, o lado não dominante também é importante, pois auxilia no movimento global, completando-o. “A consciência da lateralidade e da discriminação de direita e esquerda ajudará a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo” (NEGRINE, 1986, p.

Como trabalhar a lateralidade na sala de aula?

A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.

Qual é a habilidade EF02GE10?

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Qual é a habilidade EF02MA12?

Habilidade da BNCC

(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

O que significa EF02CI05?

Habilidade: EF02CI05 - Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. A atividade propõe uma investigação sobre a importância de alguns fatores para a manutenção da vida no planeta e as consequências da ausência de um deles para todos os seres vivos.

Qual a importância de se trabalhar a lateralidade na educação infantil?

É indispensável que a escola trabalhe esse lado com os pequenos, pois é a partir destas habilidades, que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos desenvolvendo o conhecimento de si próprio e assim do mundo ao seu redor.

Qual a importância da lateralidade para leitura e escrita?

CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.

Qual a importância da lateralidade para aquisição da leitura e da escrita?

Não é à toa que a lateralidade tenha papel fundamental na escrita. Por um lado, a escrita põe à prova a orientação espacial, na medida em que a lança para fora do sujeito, o papel demandando uma inversão dos conceitos de direita e esquerda.

Quando a lateralidade começa a ser definida?

A lateralidade na criança se torna mais evidente pela diferenciação de lado esquerdo e direito, a partir dos 6 a 8 anos de idade. Para Coste (1992), a definição da lateralidade continua a evoluir até alcançar culminância por volta dos 10 ou 12 anos de idade.

O que entende por lateralidade e por coordenação?

A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora.

Quais são os transtornos de lateralidade mais comuns?

Os transtornos da Lateralidade são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. São exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.

Como estimular a lateralidade do bebê?

Colocar o bebê de bruços, com brinquedos coloridos em ambos os lados, para estimular a noção de lateralidade. Movimentar objetos coloridos na frente do bebê, brincando e conversando com ele; isso estimula a movimentação ocular.

O que significa EF02CI04?

A habilidade EF02CI04 consiste em: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Qual é a habilidade EF02CI06?

Habilidade: EF02CI06 - Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Como trabalhar a habilidade EF02CI06?

Na elaboração do currículo, esta habilidade pode ser desmembrada de maneira a contemplar procedimentos de investigação, tais como: observar e identificar as plantas e os animais que fazem parte do seu cotidiano, fazer uso da relação entre os tamanhos, formas e cores características e descrever em que fase da vida ou ...

O que significa EF02LP01?

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Como trabalhar a habilidade EF02MA03?

  1. Atividades com a habilidade (EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois.
  2. conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros) para.
  3. indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o.
  4. caso, quantos a mais e quantos a menos.

Artigo anterior
Quantas músicas tem no Just Dance Now?
Artigo seguinte
O que é escala matemática exemplos?