Qual o uso do por quê?

Perguntado por: Laura Paiva  |  Última atualização: 16. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

Usamos “por quê” (separado e com acento), com o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo”, no final de frase e, portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação ou de interrogação.

Como se usa o por quê?

Porquê, junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo, a causa, entre outros.

Porque ou porque Exemplos?

Exemplo: Porque agora não temos tempo. Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Porque é junto ou separado?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Por que no final da frase?

Resumo do uso dos porquês

- Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas. Exemplo: você não vai a faculdade, por quê? - Porque: usado em respostas e pode ser substituído pela expressão “pois”. As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais.

Uso dos Porquês [Prof Noslen]

32 questões relacionadas encontradas

Porque é por quê?

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

Por que porque Por quê ou porquê são os quatro tipos?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

Qual porque pode substituir a palavra pois em uma frase?

1 porque, visto que, uma vez que, que, dado que, pois que, já que, em razão de, porquanto. Exemplo: Não esperem por mim, pois chegarei tarde. Portanto: 2 portanto, por isso, por conseguinte, logo, assim sendo, à vista disso, dessa forma, dessa maneira, desse modo, dessarte, destarte.

Por que no início de uma pergunta?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Porque é um pronome?

A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo".

Por que não porque não?

Em todas elas deveria ter sido utilizado o advérbio interrogativo porque: «Porque não?»; «Porque fazes tantas perguntas?»; «Porque demoram?». Por que (duas palavras) emprega-se quando na frase está expresso o substantivo ao qual o que diz respeito. Exemplo: «Não sei por que motivo ele não veio.»

Por que sozinho na pergunta?

O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê).

O que pode substituir a palavra pois?

pois pois
  1. Por conseguinte, portanto, logo.
  2. Então, nesse caso.
  3. No entanto, mas.
  4. Visto que, porquanto, pois que, porque.
  5. Pois sim, pois claro, por certo, pois não. (Emprega-se também como partícula expletiva: Pois hei-de sair com este tempo.)

O que pode substituir a palavra porque?

Substituição do “porque”

Pode ser substituído por palavras como “pois”, “como”, ou pelas expressões “para que”, “já que”, “visto que” e “uma vez que”. Confira.

O que usar no lugar de Sendo assim?

1 deste modo, desse modo, daquele modo, deste jeito, desse jeito, daquele jeito, desta forma, dessa forma, daquela forma, desta maneira, dessa maneira, daquela maneira, destarte, dessarte. Exemplo: Ninguém imaginou que as coisas fossem acabar assim.

Por que porque Por quê ou porquê são os quatro tipos Brainly?

porque porque porque porque são os quatro tipos de porque sempre que houver a necessidade de usar o porque a primeira preocupação deve ser descobrir que função será exercida por ele e por que pode ser usado em frases interrogativas pode introduzir uma oração coordenada explicativa pode introduzir uma oração subordinada ...

O que significa o por quê separado com acento?

Eis por que estou tão alegre. (= Eis o motivo por que estou tão alegre.) Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) depois dele.

O que pode substituir além?

1 além disso, além do mais, além de que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda, fora, outrossim, ora.

Por que sozinho e com ou sem acento?

A forma correta é sozinho. É uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba. Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico, logo sozinho não é acentuada.

Por que você foi?

ou Por que você foi? Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado, tanto nas orações interrogativas diretas quanto nas indiretas: Por que (razão) você foi? / Não sei por que (razão)ele faltou. / Explique por que (razão) você se atrasou.

Porque não resposta?

Por exemplo, algumas crianças apenas com um 'sim' ou 'não' não se contentam com os seus pais diante de uma pergunta, e querem mais, saber o porquê ou uma explicação. ... Outras, entretanto, engolem o 'sim' ou 'não' e ficam satisfeitas.

Porque é um verbo?

c) Quando é advérbio interrogativo: «Porque não vens comigo?» «Porque faz ele isto?» Nestas orações interrogativas directas, é um advérbio, porque está ligado a um verbo.

Porque é substantivo?

1) Porquê (junto, com acento): É um substantivo, portanto deverá ser usado, quando surgir, antes dele, uma palavra modificadora – artigo (o, os, um, uns), pronome adjetivo (meu, esse, quanto) ou numeral (um, dois, três, quatro). Como é um substantivo, admite plural: porquês.

SÃO é um pronome?

1. O que são pronomes. Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Quais são os pronomes?

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos.

Artigo anterior
O que é comum em todas as células?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de medo?