Qual o tratamento da osteomalacia?

Perguntado por: David Joaquim Almeida  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

Como é feito o tratamento
O objetivo do tratamento é corrigir a causa que está na origem da osteomalacia, o que pode ser alcançado através de: Suplementação com cálcio, fósforo e/ou vitamina D; Aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e em vitamina D.

Quais os sintomas de osteomalacia?

Sinais e sintomas

A osteomalacia causa dores nos ossos (osteopenia), principalmente na coluna vertebral e ossos da pernas e pélvis, fraqueza muscular e, se o teor de cálcio no sangue for muito baixo, tetania (espasmos musculares) nas mãos, pés e garganta.

O que é a osteomalacia?

A osteomalácia é uma doença óssea metabólica caracterizada pela mineralização incompleta da porção orgânica da matriz subjacente do tecido ósseo maduro (osteoide) após o fechamento da placa epifisária em adultos.

Como ocorre a osteomalacia?

A osteomalácia ocorre por defeito na mineralização da matriz óssea, se apresenta na vida adulta e é uma das causas de baixa densidade mineral óssea; raquitismo é o defeito de mineralização das cartilagens de crescimento na criança e se apresenta com retardo no crescimento e deformidades esqueléticas (1).

Qual a diferença entre raquitismo e osteomalacia?

O RAQUITISMO É UMA DOENÇA ÓSSEA caracterizada pela diminuição da mineralização da placa epifisária de crescimento e a osteomalacia é caracterizada pela diminuição da mineralização do osso cortical e trabecular, com acúmulo de tecido osteóide não mineralizado ou pouco mineralizado.

DOENÇA DE PAGET E OSTEOMALÁCIA

31 questões relacionadas encontradas

Quais as causas do raquitismo e osteomalacia?

A deficiência de vitamina D é uma das principais causas tanto de raquitismo como de osteomalacia. Esta vitamina normalmente é sintetizada na pele humana exposta a raios UVB e é transformada em 25-hidroxivitamina D no fígado, que é a forma mais abundante da vitamina e é medida como marcador de suficiência da mesma.

Qual exame detecta osteomalacia?

O objetivo do tratamento é corrigir a causa que está na origem da osteomalacia, o que pode ser alcançado através de: Suplementação com cálcio, fósforo e/ou vitamina D; Aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e em vitamina D.

Como identificar raquitismo?

Principais Sintomas do Raquitismo
  1. Problemas nos dentes, como atraso no crescimento dos dentes, dentes tortos ou esmalte frágil;
  2. Relutância da criança para andar;
  3. Cansaço fácil;
  4. Atraso no desenvolvimento da criança;
  5. Estatura baixa;
  6. Ossos fracos, com maior tendência a fraturas;
  7. Arqueamento das pernas e dos braços;

Como diagnosticar o raquitismo?

Um raio-X dos ossos afetados pode revelar deformidades ósseas. Os exames de sangue e de urina podem confirmar um diagnóstico de raquitismo e também monitorar o progresso do tratamento.

Qual a diferença entre osteomalácia e osteoporose?

Duas distúrbios metabólicos ósseas diminuem tal massa: osteoporose e osteomalacia. Na osteoporose, há diminuição da massa óssea com taxa normal de mineral ósseo na matriz óssea. Na osteomalacia, a taxa de mineral ósseo na matriz óssea é mais baixa.

O que é a pelagra?

Pelagra é uma doença rara, desencadeada quando o organismo está deficiente de niacina e de triptofano. A niacina, ou vitamina B3, é essencial para o desempenho de diversas funções do corpo, tais como melhorar a circulação sanguínea, baixar o colesterol, ajudar no controle da diabetes, aliviar a enxaqueca, etc.

Como um paciente com doença renal crônica pode desenvolver raquitismo?

O raquitismo hipofosfatêmico oncogênico é causado pela produção tumoral de um fator que age particularmente nos túbulos renais, inibindo a reabsorção proximal de fósforo (3). A síndrome caracteriza-se pela remissão da hipofosfatemia e da doença óssea, após a retirada de um tumor coexistente.

O que pode causar raquitismo?

Causado por deficiência nutricional de vitamina D, cálcio ou fósforo e por fatores genéticos, o raquitismo atinge os ossos, deixando-os fracos e predispostos a envergarem.

O que a osteopenia causa?

A osteopenia é uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea, comprometendo a resistência dos ossos e aumentando o risco de fraturas.

Porque na carência de vitamina D os ossos se tornam frágeis e deformáveis e qual doença pode provocar?

Dado que a vitamina D favorece a absorção intestinal do cálcio e do fósforo presentes nos alimentos, requisito indispensável para que o organismo apresente uma quantidade suficiente destes minerais a fim de permitir o seu depósito nos ossos, a falta de vitamina D torna o osso mais débil e, consequentemente, deformável ...

Quais são os sintomas da falta da vitamina D?

Os sintomas de deficiência de vitamina D podem incluir:
  • Baixa imunidade;
  • Fadiga sem motivo aparente;
  • Dores nas costas e nos ossos;
  • Desânimo constante;
  • Problemas de cicatrização;
  • Perda de cabelo;
  • Dor muscular.

Quais são os tipos de raquitismo?

O raquitismo é dividido em dois tipos: hipofosfatêmico e hipocalcêmico. Apesar de apresentarem causas diferentes, esses dois tipos de raquitismo há hipofosfatemia (redução de fosfato no sangue).

O que é o raquitismo como pode ser evitado?

O raquitismo pode ser evitado se a dieta tiver uma quantidade suficiente de vitamina D e cálcio. Para crianças mais velhas, boas fontes de vitamina D são peixes oleosos, ovos ou cereais com adição suplementar de vitaminas.

O que causa raquitismo Wikipédia?

A causa mais comum de raquitismo é a deficiência de vitamina D.

Qual falta de vitamina causa anemia perniciosa?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica causada pela falta da vitamina B12 (ou cobalamina) no organismo.

Qual o exame de sangue para detectar osteoporose?

Exames de sangue podem incluir: Cálcio no sangue - Em geral, está normal na osteoporose, mas pode se apresentar elevado em outras doenças ósseas. Vitamina D - Carência dessa vitamina pode provocar queda na absorção de cálcio. Avaliação da tireoide T4 e TSH - Para pesquisar doenças da tireoide.

O que é osteomalácia do adulto?

A palavra osteomalácia é derivada do grego, osteo (osso) e malakia (suave). Essa suavidade dos ossos, ou amolecimento ósseo, acontece pelo enfraquecimento com a desmineralização, ou seja, perda de minerais, e depleção de cálcio do osso.

Quais exames pedir para osteoporose?

A densitometria óssea é o exame recomendado no diagnóstico da Osteoporose. Ela fornece a medida quantitativa da perda de massa óssea. O exame não é invasivo nem doloroso. A maior parte das avaliações mede a densidade do osso em pelo menos dois locais: coluna lombar e fêmur.

Por que a carência da vitamina D é uma das causas do raquitismo?

A principal causa do raquitismo primário é a carência em vitamina D, que afeta a estrutura e desenvolvimento dos ossos. Isto acontece porque o cálcio é melhor absorvido quando há ingestão de alimentos ricos em vitamina D, e por isso, quando existe carência de vitamina D a sua absorção é afetada.

Qual a diferença entre raquitismo e osteoporose?

Diferença entre raquitismo e osteomalacia

Como dito, o raquitismo é uma deficiência na mineralização da cartilagem de crescimento e manifesta-se na criança. Já a osteomalacia caracteriza-se pela deficiência na mineralização da matriz óssea no esqueleto do adulto.

Artigo anterior
Quem pode casar no Brasil?
Artigo seguinte
Qual a expectativa de vida de uma pessoa com lúpus?