Qual o trabalho total realizado sobre o corpo?

Perguntado por: Patrícia Mafalda de Oliveira  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

De acordo com esse teorema, o trabalho que é realizado sobre um corpo é numericamente igual à variação da energia cinética desse corpo.

O que é trabalho realizado por um corpo?

O que é trabalho? O trabalho é uma grandeza física escalar que mede o quanto de força foi realizado para conseguir mover um corpo de um ponto a outro, sendo independente da trajetória realizada por ele. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, sua unidade de medida é o Joule.

Como calcular o trabalho total?

Fórmula do trabalho

Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que: T – trabalho dado em joules; F – força dada em newtons; d – deslocamento do corpo dado em metros.

Qual é o trabalho realizado pela força resultante?

O trabalho da força resultante que atua sobre um corpo em um intervalo de tempo qualquer é igual à variação de sua energia cinética naquele intervalo de tempo.

O que é o trabalho resultante?

O Trabalho da resultante das forças agentes em um corpo, em determinado deslocamento, mede a variação de energia cinética ocorrida nesse deslocamento. - Se a resultante realiza um trabalho motor (τ > 0), a energia cinética aumenta.

Trabalho de uma força constante

17 questões relacionadas encontradas

O que é trabalho resultante?

Nesse caso, temos simplesmente que o trabalho da resultante é igual à soma de todos os trabalhos das forças que atuam sobre o corpo: τR = τF1 + τF2 + τF3

Qual é a força que não realiza trabalho?

A força que não realiza trabalho é a centrípeta, pois é perpendicular ao movimento.

Qual é o trabalho realizado pela força peso?

O trabalho da força peso é o cálculo da quantidade de energia que um corpo “perde” ou “ganha” ao ser movido entre dois pontos de um campo gravitacional.

Qual a fórmula para calcular a força resultante?

A segunda lei de Newton afirma que F = ma, ou seja, que a força resultante é igual à massa vezes a aceleração. Uma força resultante maior agindo em um objeto causa uma aceleração maior, e os objetos com massas maiores exigem mais força para acelerar.

O que é o trabalho total?

Já quando há diversas forças sendo aplicadas sobre um objeto, para determinar o trabalho total realizado sobre ele é preciso somar todos os trabalhos realizados por cada uma das forças.

Qual é o trabalho da força?

Em que F é o módulo da força (em newtons), d o módulo do deslocamento (em metros) e θ o ângulo entre a força e o deslocamento. O trabalho é uma grandeza escalar, pois é um produto escalar entre o vetor força e o vetor deslocamento W=→F⋅→d.

Para que uma força realiza trabalho sobre um corpo ela precisa deslocar esse corpo?

Sim. O trabalho de uma força está ligado ao deslocamento que ela provoca em um corpo. O trabalho mecânico de uma força está ligado ao deslocamento que a mesma provoca em um corpo. Se a força estiver atuando perpendicularmente ao movimento o trabalho realizado por ela será nulo (cos 90° = 0).

Quais são os tipos de trabalho realizado?

Quais são os tipos de trabalho?
  • Trabalho Formal ou Assalariado.
  • Profissionais liberais.
  • Trabalho Autônomo e Freelancer.
  • Trabalhador Eventual.
  • Trabalho Voluntário.
  • Empregado Doméstico.
  • Estágio Profissional.
  • Trabalho Informal.

Como é o corpo de um trabalho?

O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a sua parte central. Deve ser redigido em texto e não por tópicos e pode ser ilustrado por imagens ou gráficos/esquemas. Pode dividir-se em várias partes (capítulos ou subcapítulos). Este texto é escrito tendo por base as informações recolhidas.

Como calcular o peso de um corpo?

Peso é uma força que surge da atração gravitacional entre dois corpos constituídos de massa, sabendo disso, podemos calculá-lo pela multiplicação entre a massa de um desses corpos, medida em quilogramas, e a aceleração da gravidade local, em m/s².

Qual é o trabalho realizado por uma pessoa de 70kg que aumenta sua velocidade de 4 metros por segundo para 16 metros por segundo?

Resposta verificada por especialistas

Utilizando o teorema do trabalho e energia cinética, encontraremos que o trabalho realizado pela pessoa é τr = 8400 J.

Qual é o valor de 1 Newton?

O nome é uma homenagem ao matemático, físico, astrônomo, teólogo, autor e amplamente reconhecido como um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, o inglês Sir Isaac Newton. 1 N (ou 1 kg•m/s²) é a força necessária para fazer com que um corpo com massa de 1 kg adquira uma aceleração de 1 m/s².

Qual o trabalho realizado por uma pessoa de massa 60 kg para carregar seu próprio peso por uma escada como a indicada abaixo dado g 10 m s2?

O trabalho realizado por uma pessoa para carregar seu próprio peso por uma escada é de 1020 J.

Como calcular o trabalho realizado pelo peso?

Sendo assim, o trabalho realizado pela força peso em um deslocamento vertical Δh poderá ser calculado pela seguinte expressão: Trabalho força peso = massa × aceleração da gravidade local × variação de altura.

Qual a condição física para uma força realizar trabalho?

Portanto há duas condições para que uma força realize trabalho: Que haja deslocamento; Que haja força ou componente da força na direção do deslocamento.

O que é trabalho e energia na física?

Para se colocar algum objeto em movimento, é necessária a aplicação de uma força e, simultaneamente, uma transformação de energia. Quando há a aplicação de uma força e um deslocamento do ponto de aplicação dessa força, pode-se dizer que houve uma realização de trabalho.

O que é a força aplicada?

Ela determina que uma ação provoca uma reação, mas em sentido oposto. A força aplicada sobre a parede é a mesma que a parede aplica sobre a pessoa, mas em sentido oposto.

Qual é a fórmula da força elástica?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Como calcular energia na física?

Energia cinética: fórmula

Para calcular a energia cinética de um objeto com massa “m” e velocidade “v” devemos aplicar a fórmula Ec = mv²/2, onde: Ec – energia cinética em joules; m – massa em kg; v – velocidade em m/s.

Artigo anterior
Como cuidar de dedo prensado?
Artigo seguinte
O que fazer quando inalar produto químico?