Qual o tipo sanguíneo do filho de pais o positivo?

Perguntado por: César Morais Fonseca  |  Última atualização: 27. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

Como saber qual o tipo sanguíneo? Ambos os pais com sangue Tipo O: filhos terão sangue tipo O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo A: filhos podem ser tipo A ou O.

Qual o tipo sanguíneo dos pais para o filho ser o+?

Sendo a mãe e o pai O+ os filhos necessariamente serão O+ ou O-, nunca A.

Quem tem sangue O positivo pode ter filho com o negativo?

Todos os tipos de sangue são compatíveis para gerar filhos.

Quando o pai e a mãe é o positivo?

Olá , quando o pai tem o tipo de sangue O+ e a mãe é A+ o filho pode ter o tipo de sangue A- Sim, é possível que o filho tenha o tipo de sangue A-. Isso acontece porque o tipo sanguíneo é determinado por herança genética dos pais, que podem transmitir diferentes alelos (variantes de um gene) para o filho.

Sou o positivo Meus pais são?

Agora, podemos ir aos exemplos práticos. Por exemplo, quando o pai e a mãe são O, o bebê deverá nascer com o mesmo tipo sanguíneo dos pais, ou seja, o O. Agora, se a mãe for A e o pai for O, é possível que a criança seja tanto O quanto A, mas não será B e nem BA.

Incompatibilidade Sanguínea - Fator Rh negativo na gravidez - #MelhorVídeo

45 questões relacionadas encontradas

De quem o filho herda o sangue?

Cada pessoa herda 2 genes (um da mãe e outro do pai) que controlam a produção dos antígenos do sistema ABO. Se ambos, mãe e pai, são A, (dizemos que ambos têm genótipo IAIA), o descendente, obrigatoriamente, apresentará antígenos A em suas hemácias pois herda 2 gens do tipo A, expressando seu genótipo também como IAIA.

Quem é o+ pode ter filho o?

O fato do casal ter o mesmo tipo de sangue normalmente não afeta a possibilidade de ter filhos nem aumenta o risco de problemas no bebê.

É possível o filho nascer com sangue diferente dos pais?

Além de nosso DNA estar sempre sujeito a mutações que podem alterar parte da informação que, a princípio, herdaríamos de nossos pais, também há mais genes além do ABO envolvidos na determinação de nosso tipo sanguíneo.

Tem como saber a paternidade pelo tipo de sangue?

A maneira mais segura de identificar o pai de um bebê, é através do teste de paternidade, o exame de DNA. Entretanto, o tipo sanguíneo pode ser um caminho para essa descoberta, em alguns casos. O tipo sanguíneo do filho(a) é uma combinação entre os tipos de sangue do pai e da mãe.

Qual a genética mais forte do pai ou da mãe?

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

Quem tem sangue O positivo pode ter filho com o positivo?

Olá! Não existe essa possibilidade, filhos de O+ e A+ só poderão ser O ou A positivos, já que o + apresenta um antigeno fator Rh que é transmitido genéticamente, ao contrario do - que não existe esse antigeno.

Qual o tipo sanguíneo é mais difícil de engravidar?

As mulheres com tipo de sangue O podem ter menos probabilidades de engravidar. Estudo concluí que mulheres com sangue O tem óvulos de pior qualidade e em menor quantidade.

Quais os tipos sanguíneos que não podem ter filhos juntos?

Ainda assim, o RH pode interferir durante a gestação do bebê em alguns casos específicos. Quando a mãe tem o RH negativo e o pai tem o positivo, o organismo da mulher fica sensibilizado ao fator RH positivo e começa a produzir anticorpos contra essa hemácia.

Quais os 3 tipos de sangue mais raros?

No Brasil, para além do sangue dourado, há outros tipos sanguíneos considerados raros porque não são muito presentes na população brasileira, como é o caso do AB-, B-, e AB+.

O que acontece quando o bebê nasce com o sangue diferente da mãe?

A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto de uma mulher com sangue Rh negativo e de um homem com sangue Rh positivo é examinado periodicamente para detectar sinais de anemia.

Quem tem o sangue O positivo?

Características do tipo sanguíneo O

Além disso, o tipo O+ é compatível para doação com o subgrupo Rh positivo, o que inclui O+, A+, B+ e AB+. Já o O- só recebe doações de O-, porém, em situações emergenciais, é possível substituir pelo tipo O+.

Como saber se o filho é seu sem teste de DNA?

Uma das possibilidades é procurar a defensoria pública e, em comum acordo com a mãe, pedir a realização gratuita do exame de DNA. Outra possibilidade é realizar um exame de DNA sem o conhecimento da mãe, para evitar constrangimentos.

Quem é A+ pode ter filho o?

Se os pais forem A+, existe uma chance de 18,75 a 25% de terem filhos O+.

Como saber se ele é o pai?

Em casos extremos aconselha-se um exame de DNA para descobrir quem é o pai, o famoso teste de paternidade3. Esse exame tem se popularizado cada dia mais e pode ser feito por meio do SUS, desde que se abra um processo investigativo de paternidade junto à justiça.

Como o filho nasce o positivo?

As possibilidades são as seguintes: Ambos os pais com sangue Tipo O: filhos terão sangue tipo O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo A: filhos podem ser tipo A ou O. Um progenitor com sangue tipo O e outro com tipo B: filhos podem ser tipo B ou O.

Sou o+ e minha filha A+?

Sou A+ e minha esposa A+ meu filho O+ é normal? Agradeço desde já a resposta. Sim, é possível que um casal com tipo sanguíneo A+ tenha um filho com tipo sanguíneo O+. Isso ocorre porque os pais podem transmitir diferentes combinações de genes para seus filhos, resultando em diferentes tipos sanguíneos.

Qual o tipo de sangue mais raro?

Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo. No Brasil, há conhecimento de pelo menos dois casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

É possível o pai e a mãe terem sangue O+ e O filho A+?

Pais O+ e A+ Filhos de pais com tipo sanguíneo O e A podem ter os dois tipos sanguíneos, podem tanto nascer com tipo sanguíneo O, quanto com o tipo sanguíneo A. Existem duas composições genéticas possíveis para o sangue tipo A, uma em que existem apenas genes dominantes e outra em que existe também um gene recessivo.

Qual mistura de sangue da B+?

Por conter anticorpos contra A, B só pode receber doação de sangue de pessoas do tipo B ou O. Assim, B+ recebe de B+, B-, O+ e O- e doa para B+ e AB+. Quanto a B-, recebe de B- e O- e doa para quem é B+, B-, AB+ e AB-.

Quando o sangue da mãe é negativo e do pai positivo?

Quando a mãe tem um tipo sanguíneo Rh Negativo e o pai Rh Positivo existe a chance do bebê vir como o pai, ou seja, Positivo também. E isso é motivo para uma certa preocupação. O grande problema nesses casos é que o corpo da mãe, por não ter a mesma composição, enxerga o feto como um corpo estranho e tenta eliminá-lo.

Artigo anterior
Quantos Kyu tem no judô?
Artigo seguinte
Qual é o local de origem dos povos tupi?