Qual o tipo de trombose que existe?

Perguntado por: Iris Vaz Neves  |  Última atualização: 30. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

As tromboses arteriais são aquelas que ocorrem na circulação arterial, que transporta o sangue oxigenado nos pulmões para os tecidos. Já as tromboses venosas comprometem a parte da circulação (veias) que transporta o sangue que já deixou o oxigênio nos tecidos, de volta para os pulmões para um novo ciclo de oxigenação.

Quais os 5 tipos de trombose?

A trombose pode ser do tipo venosa ou arterial, dependendo de qual região da circulação sanguínea ela atinge.
  • → Trombose arterial.
  • → Trombose venosa.
  • → Causas da trombose arterial.
  • → Causas da trombose venosa.

Qual é o tipo de trombose mais perigosa?

Uma trombose superficial, uma tromboflebite, tem um risco pequeno de levar a uma embolia pulmonar. Agora, uma trombose venosa profunda, esse risco vai aumentando e quanto mais proximal ao coração essa trombose, maior o risco.

Qual trombose é mais comum?

No entanto, essa não é a forma mais frequente de trombose, embora seja considerada a mais grave. A mais comum é a chamada de trombose venosa, que ocorre quando o coágulo sanguíneo está localizado em uma veia.

O que leva a pessoa a ter trombose?

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

TROMBOSE - O que é, tipos, causas e sintomas | Biologia com Samuel Cunha

29 questões relacionadas encontradas

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

O que uma pessoa com trombose deve evitar?

– Parar de fumar. Os componentes do cigarro provocam lesões nas veias e artérias; – Se consumir bebidas alcoólicas, que seja com parcimônia e moderação; – Movimentar-se.

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Quais são os três tipos de trombose?

Tipos de Trombose
  • Trombose Venosa Superficial. Uma veia superficial é uma veia próxima da superfície do corpo. ...
  • Trombose Venosa Profunda (TVP) ...
  • Trombose Venosa Renal (TVR)

Qual o exame para saber se tem trombose?

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

Qual é a cura da trombose?

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.

Quem tem trombose pode infartar?

Estima-se que cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa surgem no Brasil a cada ano, sendo que ela também pode causar embolia pulmonar. Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais.

Quando a trombose pode levar à morte?

A trombose venosa localizada nas pernas não oferece risco de morte. Entretanto, o coágulo pode se desprender, migrar pela corrente sanguínea e se alojar nos vasos sanguíneos do pulmão – conhecido como embolia pulmonar, que apresenta risco de morte.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma trombose?

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso será feito pelo próprio organismo. O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Quais as sequelas de uma trombose na perna?

Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.

Como é a dor de uma trombose?

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico. Portanto se a dor é forte e persistente, é prudente realizar uma avalição médica.

Quais são as fases da trombose?

A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.

Quais as fases da trombose?

A trombose venosa profunda pode acionar defesas do organismo, e sua evolução é dividida em três fases4:
  • Fase aguda: dores, edema, reações inflamatórias dos linfáticos, febre, diminuição do tempo de coagulação;
  • Fase de defesa: diminuição súbita do edema, diurese abundante (urinar muitas vezes) e interrupção da febre;

Quem está com trombose pode andar?

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

Quando a trombose precisa de cirurgia?

- Podem ser operadas as pessoas que tem trombose em veias grandes acima da virilha (veias ilíacas e cava). As veias entre o joelho e a virilha (veias femorais) também podem ser desobstruídas com a cirurgia se o paciente estiver com sintomas de inchaço e dor muito intensos e tiver um risco de sangramento baixo.

Como saber se a trombose está subindo?

Diagnóstico de trombose venosa profunda

Quando há suspeita dessa doença, frequentemente se faz um ultrassom com Doppler para confirmar o diagnóstico. Às vezes, os médicos fazem um exame de sangue para medir uma substância chamada dímero D, que é liberada pelos coágulos sanguíneos.

Quais são os primeiros sintomas de trombose na perna?

inchaço na perna afetada, geralmente acompanhado de dor ou sensação de peso; vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP.

Quais alimentos prejudicam a trombose?

Evite o consumo excessivo de alimentos fonte de vitamina K: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, margarinas, leite de vaca e hortaliças verde-escuras.

Quais os alimentos que fazem mal para quem tem trombose?

Reduza a ingestão de alimentos ricos em sódio, como alimentos processados, fast food e sal de cozinha. Isso pode ajudar a controlar a retenção de líquidos e a pressão arterial. E limite ou elimine o consumo de álcool, que pode interferir na coagulação sanguínea e aumentar o risco de complicações da trombose venosa.

Quem tem trombose tem que ficar de repouso?

Após o diagnóstico de trombose venosa profunda, deve-se permanecer em repouso com o membro acometido levemente elevado.

Artigo anterior
O que é ilustrar um texto?
Artigo seguinte
O que acontece se jogar água no Sol?