Qual o tipo de sedação para endoscopia?

Perguntado por: Marcos Rafael Teixeira  |  Última atualização: 11. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

O tipo de anestesia feita para endoscopia é a sedação profunda. A sedação vai agir na consciência e no estado de sono e vigília. Ao ser aplicada na veia, a medicação age no organismo de forma a produzir duas reações: Sono profundo: o paciente adormece “como uma pedra” e não acorda nem se for chamado ou estimulado.

Que tipo de sedativo é usado na endoscopia?

A sedação para endoscopia usa basicamente dois tipos de anestésicos: Opioides, que tiram a dor, como o fentanil. Hipnóticos que causam a inconsciência, como como propofol. A dosagem da medicação é calculada de forma a durar o tempo do exame, para que o paciente acorde logo e possa ir para casa.

Qual é a diferença entre sedação e anestesia geral?

Sedação vs Anestesia Geral

Anestesia geral utiliza medicamentos mais potentes e o paciente fica inconsciente, precisando de auxílio de aparelhos para respirar. Na sedação, o paciente passa a maior parte do procedimento dormindo, respira normalmente e responde a comandos verbais.

Quanto tempo dura o efeito da anestesia da endoscopia?

Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).

Qual a diferença entre anestesia e sedação na endoscopia?

A distinção fundamental reside no nível de consciência mantido pelo paciente. Enquanto na sedação o paciente permanece consciente e capaz de responder a estímulos, na anestesia ele é levado a um estado de inconsciência mais profundo.

Como é realizada a sedação anestésica nos exames de endoscopia e colonoscopia?

43 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos da sedação para endoscopia?

A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação.

Quanto tempo demora para o paciente acordar da sedação?

Quando a pessoa está em coma induzido, pode acordar após horas ou dias, quando o paciente estiver se recuperando ou o médico achar aconselhável. Desta forma, o coma induzido é diferente do coma provocado por doenças, pois este não pode ser previsível e não depende do controle do médico.

Quanto tempo o paciente acorda depois da endoscopia?

A endoscopia digestiva alta é, globalmente, um exame rápido que tipicamente não excede os 5 minutos. No entanto, pode demorar mais se for necessário realizar algum tratamento e/ou ato terapêutico. Se optar por fazer o exame sob sedação, tem sempre que ter em conta que o tempo de recobro após o exame é de 30-45 minutos.

Quanto tempo a pessoa fica grogue depois da endoscopia?

Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.

O que não pode fazer depois de uma endoscopia?

A endoscopia é muito segura, mas para garantir ainda mais a integridade física dos pacientes, principalmente em função da anestesia (que dá sonolência e deixa os reflexos lentos), não se deve dirigir nem realizar atividades que demandam atenção, coordenação motora fina ou força física por 12 horas após a realização do ...

Quais são os riscos da sedação?

Efeitos adversos após a sedação são mais comuns e leves, incluindo enjoo, vômitos, vertigem, tosse, cefaleia e dores no corpo. Outro cuidado necessário é garantir que o paciente esteja em jejum de oito horas, pois a sedação facilita a aspiração de conteúdo gástrico do estômago, elevando o risco de pneumonia química.

O que a pessoa sente quando está sedada?

É caracterizado pela alteração flutuante aguda nos níveis de consciência e de alerta, além de pensamento confuso e alterações cognitivas. Sua manifestação clínica pode incluir agitação psicomotora, ocasionando o chamado delirium hiperativo.

Qual é a sensação de ser sedado?

A sedação é a depressão também controlada da consciência, que torna o paciente um pouco menos consciente de si mesmo e do ambiente. Nesse estado, os pacientes podem estar sonolentos, mas não inconscientes. Não sentirão a dor, mas estarão cientes, embora confusamente, do que está acontecendo ao seu redor.

Precisa entubar para fazer endoscopia?

"No processo de endoscopia digestiva alta é muito importante proteger a via aérea do paciente. Então, a sedação e a intubação foram feitas como parte da endoscopia para proteger ele durante o procedimento.

É possível fazer endoscopia sem anestesia?

“Em algumas situações, a endoscopia pode ser feita sem sedação, geralmente quando o paciente prefere ou não pode receber sedativos devido a condições médicas. Isso pode ser desconfortável, mas é viável”, avalia Lorena. “É possível uma pessoa treinada fazer uma endoscopia em si mesma, como mostrado no vídeo, mas é raro.

É normal passar mal depois da endoscopia?

Algum tipo de desconforto pode até ser normal após o exame, mas nada que seja muito intenso. Por isso, se você sentir que está com muita dor após algumas horas da endoscopia, é fundamental voltar ao local que realizou o exame ou buscar um hospital 24 horas para que o seu quadro seja avaliado.

Estou com medo de fazer endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Para que serve o Luftal antes da endoscopia?

“Antes da endoscopia digestiva alta recomenda-se o uso da dimeticona ou simeticona, um silicone antiespumante, pois ele reduz a formação de bolhas e espuma e facilita a avaliação adequada da mucosa durante o exame.

É normal dormir muito depois da endoscopia?

É normal muito sono depois da endoscopia? O sono pode durar até 12 horas pós procedimento que é o tempo em que a medicação sedativa pode ficar ainda circulando na corrente sanguínea.

O que acontece se o paciente acordar no meio da endoscopia?

É possível, apesar do desconforto. Alguns pacientes, habituados a fazer endoscopia sem sedação, preferem ficar acordados durante o procedimento. Nesse caso, o médico aplica um spray anestésico na garganta. O monitoramento das funções vitais, porém, é feito da mesma forma.

Quanto tempo dura uma endoscopia com biópsia?

O tempo de duração depende do procedimento a ser realizado. O exame de endoscopia leva, em média, de 3 a 5 minutos, tempo que pode ser alongado caso seja verificada alguma alteraçao, mediante a necessidade de biopsias ou do tratamento de algum sangramento, corpo estranho ou outras lesoes.

Como é feita a sedação?

Sedar é induzir um estado de maior relaxamento usando medicamentos sedativos, que podem ser administrados por via intravenosa, oral ou por inalação. A sedação tem vários níveis, que estão relacionados com a quantidade de medicamentos administrada, e pode ser ajustada ao que se pretende realizar em cada procedimento.

Quando o paciente está sedado ele escuta?

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.

O que acontece se o paciente não acordar da sedação?

"Quando se retira pouco a pouco a sedação e a pressão volta ao normal, o paciente sai do coma induzido, voltando ao seu estado clínico base. Pode acontecer de ele continuar em coma, ou acordar progressivamente", explica o médico. Ao sair do coma, os pacientes continuam sendo acompanhados com atenção pelos médicos.

Como a pessoa acorda da sedação?

O paciente normalmente acorda da anestesia geral por metabolização e eliminação dos agentes utilizados. Não se tem um antídoto para reverter anestesia geral. O que se tem são alguns reversores de determinados medicamentos mas habitualmente não são utilizados.

Artigo anterior
Quais são os benefícios da gelatina?
Artigo seguinte
Como fazer a declaração de um imóvel cedido o?