Qual o tipo de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente?

Perguntado por: Adriana Irina de Oliveira  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

2.3 A Responsabilidade Civil Frente aos Danos Ambientais
A responsabilidade civil por dano ambiental é objetiva, ou seja, é independente de demonstração de culpa, basta a comprovação do dano e existência de nexo causal que faça frente ao causador para que ocorra a obrigatoriedade de indenizar.

Qual a modalidade de responsabilidade civil em danos ambientais?

A responsabilidade civil ambiental é um instrumento de intervenção do Direito para a proteção do meio ambiente. Constatado um dano ambiental, impõe-se a reparação em contrapartida. É uma das medidas adotadas pelo Direito para a reparação de danos ambientais.

Quem é responsável pelo dano ambiental?

Segundo a lei brasileira o principal responsável pelo dano ambiental será o poluidor. Assim, a Lei nº 6.938/1981, em seu art. 3º, IV estabelece que é “poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental”.

O que é responsabilidade civil ambiental?

A responsabilidade Civil Ambiental tem por finalidade reparar o dano. Para se existir a responsabilidade civil ambiental precisa existir um dano, agente e o nexo de causalidade. Sem dúvida, o intuito inicial é prevenir o dano, evitar que ele ocorra.

Quais os tipos de responsabilidade ambiental existentes?

A doutrina denomina de “tríplice responsabilização” os três tipos de responsabilidade em matéria ambiental, quais sejam: (i) responsabilidade civil, (ii) responsabilidade administrativa e (iii) responsabilidade penal.

AGU Explica - Responsabilidade Civil por Dano Ambiental

31 questões relacionadas encontradas

O que é a tríplice responsabilização ambiental explique cada um?

A responsabilidade administrativa é subjetiva

Como visto, a Constituição Federal prevê a tríplice responsabilidade ambiental, pela qual o causador de danos ambientais está sujeito à responsabilização administrativa, cível e penal, de modo independente e simultâneo.

Quais são os tipos de responsabilidade por dano ou lesão ambiental acolhidos no ordenamento jurídico brasileiro?

Portanto, nota-se que o dever de reparação do dano ambiental, está positivado no ordenamento jurídico nacional, que prevê duas formas de ressarcimento do dano ambiental, primeiramente buscando a reparação ou substituição do bem ambiental lesado, subsidiariamente, a compensação monetária da vítima, por meio do pagamento ...

Quando se fala em responsabilidade civil ambiental?

Quando se fala sobre a responsabilidade civil ambiental, que se sabe é objetiva, faz-se imperioso refletir a respeito do princípio de Direito Ambiental do Poluidor-Pagador. Segundo este princípio, quem polui deve arcar com as despesas que seu ato produzir, e não, como querem alguns ,que quem paga pode poluir.

Qual a responsabilidade do Direito Ambiental?

“Em matéria de direito ambiental a responsabilidade é objetiva, orientando-se pela teoria do risco integral, segundo a qual, quem exerce uma atividade da qual venha ou pretende fruir um benefício, tem que suportar os riscos dos prejuízos causados pela atividade, independentemente da culpa.

O que é a responsabilidade civil?

A responsabilidade civil é toda ação ou omissão que gera violação de uma norma jurídica legal ou contratual. Assim, nasce uma obrigação de reparar o ato danoso. Nas palavras de Sergio Cavalieri Filho, a responsabilidade civil é um dever jurídico sucessivo que se originou da violação de dever jurídico originário.

O que causa o dano ambiental?

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Quem será responsável pelo dano ambiental no caso de uma obra pública realizada por particular?

O dever jurídico de tutelar o meio ambiente é atribuído ao Poder Público e a toda população, por força do artigo 225, caput, da CF/88, tratando-se de um dever nitidamente solidário, de responsabilidade solidária, podendo atingir qualquer pessoa que tenha concorrido direta ou indiretamente com o dano.

Como o dano ambiental é classificado?

Existem duas acepções do dano ambiental, a primeira significa uma alteração indesejável ao conjunto de elementos chamado meio ambiente, e na segunda se refere aos efeitos que esta modificação gera à saúde das pessoas e em seus interesses.

Qual é o princípio norteador do Direito Ambiental?

Segundo Paulo de Bessa Antunes[17], os princípios do Direito Ambiental são: direito humano fundamental, desenvolvimento, democrático, precaução, prevenção, equilíbrio, limite, responsabilidade, poluidor-pagador.

O que é responsabilidade sustentável?

Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

O que diz o artigo 170 da Constituição Federal em relação ao meio ambiente?

170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos a existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: ... VI – Defesa do meio ambiente.

Quais os requisitos necessários para responsabilização civil e administrativa ambiental?

No que se refere à responsabilidade civil ambiental, os requisitos para a sua configuração são:
  • (i) a conduta (comissiva ou omissiva);
  • (ii) dano ambiental; e.
  • (iii) nexo de causalidade.

Quando se trata de dano ambiental é correto afirmar que a responsabilidade civil?

Nos termos do art. 927, § único do Código Civil, quando a atividade normalmente desenvolvida implicar em risco, a responsabilidade pelo dano ambiental não exige prova da culpa e do nexo de causalidade. A reparação integral dos danos causados a terceiros exime o poluidor de reparar o dano ao meio ambiente.

Quais os tipos de reparação possíveis para o dano ambiental?

As formas de reparação do dano ambiental podem ser de duas ordens: por meio da restauração natural e pela indenização pecuniária ou compensação econômica. sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Quais as esferas de responsabilidade no Direito Ambiental explique uma delas?

Isso porque a responsabilização por danos causados ao meio ambiente enseja consequências em três esferas: administrativa, civil e penal. É a denominada responsabilidade ambiental tripla. Nesse sentido, os atos que configuram danos ao meio ambiente sujeitarão o infrator à três espécies de responsabilidade.

São características do dano ambiental?

Ocorre que um dano ambiental possui como característica a imprevisibilidade de se ver até onde vão as sequelas dali oriundas. O meio ambiente não é um bem com valores tangíveis ou passíveis de ponderação pelos parâmetros correntemente utilizados para apuração dos bens materiais.

Qual é o conceito de dano ambiental?

O dano ambiental incide sobre a diminuição ou subtração de qualquer bem ou interesse envolvendo o conceito de meio ambiente, adotado pelo ordenamento jurídico do País, gerado de ato ou fato praticado contra a vontade do titular do bem ou interesse, e como não há esfera de disposição por parte dos titulares do direito ...

O que é uma infração ambiental?

Infração ambiental, nos termos em que a define o Decreto Federal nº 6.514/08, é toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

Qual a responsabilidade do poder público ante os danos ambientais?

Segundo a assertiva de Miralé (2001, p. 437), o poder público irá responder pelos danos ambientais: As pessoas de direito público interno podem ser responsabilizadas pelas lesões que causarem ao meio ambiente. De fato, não é só como agente poluidor que o ente público se expõe ao controle do poder Judiciário (p.

Qual a responsabilidade que o dano causado por uma obra pública gera para a administração pública?

Destaca-se que o Estado é responsável, solidariamente, pelos danos provocados por culpa do executor da obra. A doutrina majoritária reconhece que a Administração Pública não pode se proteger atrás do empreiteiro particular, tendo em vista que a realização da obra a ela caberia.

Artigo anterior
O que fazer para atrair dinheiro no Ano Novo?
Artigo seguinte
Em qual EP Himawari desperta o Byakugan?