Qual o tipo de respiração dos peixes Explique o processo?

Perguntado por: Viviane Carolina Cardoso de Moura  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

A respiração dos peixes é branquial, uma adaptação importante para a vida aquática, uma vez que é através das brânquias que o oxigênio da água é retirado. O processo para a retirada do oxigênio inicia-se com a entrada da água pela boca e a saída através das fendas branquiais.

O que define a respiração do tipo branquial?

A respiração branquial ocorre por meio de brânquias, que são estruturas ricamente vascularizadas. É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água.

Qual é a diferença entre a respiração branquial e pulmonar?

A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea. A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas.

Qual é o tipo de respiração dos insetos?

Em vez de pulmões, os insetos – o mais numeroso e variado grupo de animais – possuem um sistema de tubos internos chamados traquéia, por meio dos quais o oxigênio entra e sai.

Qual o tipo de respiração dos peixes e dos anfíbios?

A respiração branquial é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem nas brânquias. Ela é relacionada ao ambiente aquático. A respiração branquial é realizada por peixes, crustáceos, diversos anelídeos e moluscos.

Respiração em peixes: brânquias como órgãos de troca gasosa

33 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre a respiração dos peixes e dos anfíbios?

Diferentemente dos peixes, a circulação dos anfíbios é dupla, uma vez que o sangue passa duas vezes pelo coração para completar um circuito. O coração dos répteis apresenta algumas diferenças entre o próprio grupo. O coração dos répteis crocodilianos é diferente do observado em répteis não crocodilianos.

Qual é o tipo de respiração dos anelídeos?

A respiração dos anelídeos pode ser realizada de diferentes formas. Algumas espécies apresentam respiração cutânea, outras, no entanto, apresentam respiração branquial. Em muitos poliquetas, observa-se a presença de estruturas chamadas de parapódios, que atuam, entre outras funções, como brânquias.

Qual é o tipo de sistema respiratório dos insetos?

Sistema respiratório dos insetos

Os insetos respiram por traqueias, pequenos canais que ligam as células do interior do corpo com o meio ambiente. Cada túbulo traqueal se ramifica e gera túbulos cada vez mais delgados que penetram nas células, oxigenando-as e removendo o gás carbônico como produto da respiração.

Qual é o tipo de respiração do sapo?

Os anfíbios dependem da água para a postura de ovos, pois estes não têm casca, e para manter a pele húmida, necessário para a realização da respiração cutânea na qual a troca de gases é feita pela pele. A respiração cutânea é necessária pois a respiração pulmonar não é completamente eficiente.

Qual a relação entre o tipo de respiração do inseto e o seu voo?

A respiração traqueal é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem através das traqueias. Esse tipo de respiração ocorre em insetos, alguns carrapatos, aranhas e centopeias. Esse tipo de respiração não possui nenhuma relação com o sistema circulatório. ...

Qual o tipo de respiração mais eficiente?

Respiração cutânea indireta

Esse tipo de respiração, embora ocorra também por difusão a partir da pele do animal, apresenta um transporte de gases mais eficiente, com as substâncias sendo transportadas a partir do sistema circulatório.

Qual é a diferença entre a respiração celular e a respiração pulmonar?

A respiração celular é realizada na parte interna das células, sendo a responsável por obter energia. Já a respiração pulmonar atua disponibilizando oxigênio para que as células possam realizar seu processo de respiração celular e retirada do gás carbônico resultante desse processo do organismo.

Qual o tipo de respiração da barata?

A barata respira por 20 aberturas laterais chamadas espiráculos, que levam o ar para o corpo todo. Assim, pode ficar horas sem oxigênio.

Qual é o tipo de respiração dos tubarões?

O sistema respiratório dos tubarões é geralmente constituído por cinco a sete pares de fendas branquiais e o animal tem que permanecer em movimento para que a água rica em oxigénio passe pelas guelras; há espécies que, através dos espiráculos, conseguem bombear água ativamente para as guelras.

Como realizar o exame físico do aparelho respiratório?

Procedimentos: Antes e após examinar um paciente lave as mãos. Para a percussão das faces anterior e laterais, o paciente pode estar deitado ou assentado. Na percussão das faces laterais o paciente deve colocar a mão na cabeça. Já a percussão da parede posterior deve ser feita com o paciente na posição sentada.

Em que consiste o processo de respiração?

A respiração é o processo do organismo de todos os seres que cria a energia necessária à vida. ... Quando as células absorvem o oxigênio e liberam o dióxido de carbono, ocorre a chamada respiração aeróbica. Se a respiração acontece sem oxigênio, é chamada respiração anaeróbica ou fermentação.

Qual é o tipo de pele do sapo?

Os sapos são pequenos animais geralmente confundidos com as rãs. Porém, os sapos têm pernas curtas e pele seca e áspera, enquanto as rãs têm pernas mais longas e pele úmida e lisa. ... Ao contrário das rãs, os sapos têm pele seca e áspera e o corpo coberto de protuberâncias que parecem verrugas.

Qual o tipo de respiração nas etapas do desenvolvimento abaixo do sapo?

Como principais representantes, destacam-se os sapos, pererecas e rãs. ... O girino respira por brânquias, possui cauda e não apresenta patas.

Qual é a classificação do sapo?

Sapos, rãs e pererecas são anfíbios classificados como anuros que, apesar da semelhança, podem ser facilmente diferenciados por um observador mais atento. Muitas pessoas acreditam que sapo, rã e perereca são o mesmo animal.

Como funciona o sistema respiratório do gafanhoto?

A respiração é levada a cabo através de traqueias, isto é, tubos cheios de ar que abrem nas superfícies do tórax e abdómen através de pares de espiráculos. As válvulas dos espiráculos apenas abrem para permitir a passagem de oxigénio e a troca de dióxido de carbono.

O que é ventilação nos insetos?

O ar entra no sistema respiratório dos insetos através de uma série de aberturas externas denominadas espiráculos. Esses orifícios levam ao sistema respiratório interno, uma rede de canais por onde o ar percorre: as traqueias.

Qual a função do sistema traqueal em insetos?

Nos insetos, as traqueias são túbulos condutores extremamente finos por onde o ar entra e sai graças ao bombeamento da musculatura do corpo. O ar entra com oxigênio e sai com gás carbônico sem que haja interação com o sistema circulatório aberto. ... Essas trocas gasosas trabalham em conjunto com a respiração traqueal.

Quais são os tipos de respiração que encontramos?

Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.

Qual é o tipo de respiração dos moluscos?

Nos moluscos aquáticos, destacam-se as brânquias; nos terrestres, a cavidade do manto pode atuar como um pulmão rudimentar. Em algumas espécies, observa-se também respiração cutânea.

Qual é o tipo de respiração dos répteis?

Sistema Respiratório

Apresentam respiração pulmonar, com pulmões apresentando alvéolos pulmonares, o que permite maior eficiência entre as trocas gasosas. No caso dos répteis marinhos, como as tartarugas, há um mecanismo que permite que o organismo permaneça horas prendendo a respiração.

Artigo anterior
Qual é o maior shopping center do mundo?
Artigo seguinte
Por que as pessoas com albinismo são mais sensíveis aos danos causados pelo sol?