Qual o tipo de resistor que sofre variação com a incidência luminosa?

Perguntado por: José Diego Coelho Reis Abreu  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

Um LDR (Resistor Dependente da Luz) é um tipo especial de resistor que apresenta uma mudança em sua característica de resistência elétrica quando submetido à ação da luz.

Qual é a variação da resistência do LDR em função da luminosidade?

Em estado normal o material do LDR possui uma alta resistência, por isso quanto maior a incidência de luz sobre o sensor LDR, menor será a sua resistência! Ou seja, ao escurecer a resistência do LDR é máxima, e se o ambiente estiver claro a sua resistência será muito menor.

Como funciona um resistor LDR?

O LDR é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Quando a luz que incide sobre o semicondutor tem uma frequência suficiente, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade e assim diminuir a resistência.

São exemplos de LDR resistor dependente da luz?

Os LDRs são fabricados com materiais de alta resistência, como por exemplo o Sulfeto de Cádmio (CdS) ou o Sulfeto de Chumbo (PbS). Esses materiais possuem poucos elétrons livres quando colocados em ambiente escuro, e liberam elétrons quando há incidência de luz sobre eles, aumentando sua condutividade.

Como funciona o Fotoresistor?

Fotoresistor é um componente eletrônico, sensível a luz, que tem por finalidade limitar a corrente elétrica que passa sobre ele, como um resistor comum, só que o grande diferencial é que ele é um resistor variável que interage com a luz.

Qual é a influência de um Resistor no Circuito Elétrico?

21 questões relacionadas encontradas

O que é um sensor LDR Fotoresistor?

O LDR ou fotorresistor é um resistor dependente de luz sensível à luminosidade que muda sua resistência quando a luz incide sobre ele. ... A sensibilidade de resistores dependentes de luz ou fotoresistores também varia com o comprimento de onda da luz incidente.

Como ligar um Fotoresistor no Arduino?

Conecte sua placa Arduino ao computador e abra o monitor serial a uma taxa de transmissão de 9600 baud rate. Uma vez rodando o programa, veremos que na tela do Monitor Serial começa a passar/correr os valores que estão sendo “lidos” pelo sensor LDR de acordo com a intensidade da luz no nosso entorno.

Que tipo de sensor e o LDR?

Também chamado de célula fotocondutiva, ou ainda de fotoresistência, o LDR é um dispositivo semicondutor de dois terminais, cuja resistência varia linearmente com a intensidade de luz incidente, obedecendo à equação R = C.L.a , onde L é a luminosidade em Lux, C e a são constantes dependentes do processo de fabricação e ...

O que acontece quando o LDR está exposto à luz?

A física por trás do LDR lembra bastante o efeito fotovoltaico. Quando os fótons (partículas de luz) incidem sobre a superfície do componente, os elétrons presentes no material semicondutor são liberados. Com isso, sua condutividade aumenta e a resistência cai.

O que é um LDR como ele opera?

O LDR, ou Resistor Dependente de Luz, é, basicamente, um resistor que varia sua resistência conforme a intensidade de luz que incide sobre ele. Os tipos mais comuns possuem maior sensibilidade à luz visível. Porém, existem variações que permitem maior sensibilidade à luz infravermelha.

Como usar um sensor LDR?

O projeto 10 consiste em ligar ou desligar o LED de acordo com a intensidade de luz presente no ambiente. Pouca luz acende o LED, bastante luz apaga o LED. Você pode variar a luz do ambiente acendendo ou apagando as luzes ou colocando a mão em cima do sensor LDR como mostrado abaixo.

Como funciona o sensor de luz?

Como o sensor de iluminação funciona

O sensor de iluminação é acionado automaticamente sempre que detecta movimentos dentro do seu alcance. Ou seja, se houver pessoas, animais ou carros em movimento em um determinado espaço coberto por ele, a luz se acende; quando saem daquele local, apaga-se.

Como funciona um sensor fotoelétrico?

Basicamente um sensor fotoelétrico é composto de um diodo emissor de luz ou outro tipo de emissor fotoelétrico que é excitado e emite um feixe de luz pulsada. Esse feixe de luz incide em um fototransistor, que por sua vez detecta e altera o seu nível de saída.

Por que é necessário calibrar um sensor de luz?

Já vimos que o sensor de cor além de medir cores como o próprio nome já diz, também pode trabalhar no modo Intensidade da Luz Ambiente e da Luz Refletida. ... A necessidade de se calibrar os sensores de luminosidade dá-se ao fato destes sofrerem influências do ambiente, ou seja, da luz externa.

O que acontece com a lâmpada LED ao aproximar a mão do LDR?

Caso tenha ocorrido tudo como esperado, ao cobrir o LDR, o LED irá acender.

Como funciona um sensor de som?

No sensor existem 2 saídas, uma analógica e outra digital. Na saída analógica, conforme varia a intensidade do som, o valor vai variar também. Na saída digital, é definido um nível de som determinado, se for mais alto que esse nível a saída vai ser 1, se for menor, 0.

Como regular um sensor de luz?

Gire lentamente o ajuste do sensor em direção ao mínimo até o ponto em que a luminária comece a dimerizar. Quando encontrar o ponto exato, volte o ajuste em 5º (cerca de 1mm) em direção ao máximo, conforme exemplo. Observe a posição final do ajuste do sensor e replique aos demais.

Qual a diferença entre um sensor é um atuador?

Um sensor é um dispositivo que altera um parâmetro físico para uma saída elétrica. Como contra, um atuador é um dispositivo que converte um sinal elétrico em uma saída física. O sensor está situado na porta de entrada para receber a entrada, enquanto um atuador é colocado na porta de saída.

Como funciona sensor NTC?

Sensor de Temperatura NTC

Os Sensores do tipo NTC possuem resistência inversamente proporcional à temperatura. São mais utilizados por possuírem incrível sensibilidade ao aumento de temperatura e por serem facilmente fabricados. São utilizados para controle, medição ou polarização de circuitos eletrônicos.

O que é um sensor de luz?

O Sensor de Luminosidade fornece valores da intensidade da luz ambiente, correspondendo à resposta do olho humano à luz sob uma variedade de condições de iluminação, permitindo que tenha luz apenas quando necessário e ajustando automaticamente a iluminação num nível otimizado.

Como ligar o sensor de presença no Arduino?

Conexão do sensor de presença no arduino

No loop do programa, o valor lido da porta 3 (ligada ao pino de sinal do sensor), é constantemente checado, e caso ocorra movimentação em frente ao sensor, o led vermelho ligado à porta 5 é acionado. Caso contrário, é o led azul ligado à porta 6 que permanece acionado.

Artigo anterior
Quantas colheres de feijão devo comer por dia?
Artigo seguinte
O que gera indenização por danos morais?