Qual o tipo de impermeabilização mais adequada para uma laje exposta às intempéries?
Perguntado por: Davi Ferreira Gaspar | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)
Para reforçar a proteção, algumas pessoas preferem aplicar tanto na laje quanto no telhado. Essa ação pode ser recomendável em locais com clima bastante hostil, com ventos frequentes e tempestades.
Qual o melhor tipo de impermeabilizante para laje exposta?
Os melhores impermeabilizantes para laje são a manta asfáltica e a manta líquida. “A manta asfáltica é a mais antiga e a mais tradicional solução do mercado e, antigamente, era a única utilizada na impermeabilização”, afirma Marcos Nakashima. “A manta líquida surgiu posteriormente, e veio para facilitar a aplicação.”
Qual a melhor forma de impermeabilizar uma laje?
Para impermeabilização destas lajes use manta líquida branca quartzolit (para lajes sem tráfego) ou super manta líquida quartzolit (para lajes com tráfego). Antes da aplicação dos produtos, faça a preparação da base, realize o caimento adequado, direcionado aos pontos de escoamento.
Como proteger laje exposta?
No caso de lajes expostas que são acessíveis a veículos, de acordo com Souza, existem duas opções de impermeabilização: a impermeabilização com manta asfáltica de 4 mm ou a impermeabilização a base de membrana líquida de poliuretano.
Como escolher o sistema de impermeabilização?
Avalie o tipo de estrutura e a forma de pressão d'água antes de definir o produto certo! Ao impermeabilizar uma superfície esta se torna protegida contra a ação de água, portanto, evitando assim, problemas causados pela umidade.
LAJE EXPOSTA - SOLUÇÃO DEFINITIVA CONTRA INFILTRAÇÃO - Poliéster Flexível
Quais os sistemas de impermeabilização?
- Hidrofugante. São usados materiais hidrofóbicos, impedindo a penetração da água e que a área fique molhada. ...
- Hidrorrepelente. ...
- Calafetador. ...
- Emulsão acrílica. ...
- Emulsão asfáltica. ...
- Argamassa impermeabilizante polimérica. ...
- Manta asfáltica.
Como se classificam os impermeabilizantes?
Os impermeabilizantes dividem-se em rígidos (aqueles que utilizam materiais como argamassa impermeável e argamassa polimérica) e flexíveis (utilizam membranas acrílicas, termoplásticas, asfálticas, de poliuretano, poliuretano com asfalto etc., aplicadas no local da obra, bem como mantas pré-fabricadas, que podem ser ...
O que fazer para não ter infiltração na laje?
Para combater as infiltrações em lajes sem tráfego, são comumente utilizadas as mantas aluminizadas (com proteção de alumínio) e as mantas ardosiadas (protegida por pequenas escamas de ardósia natural ou grânulos minerais).
Quanto tempo uma laje pode ficar exposta?
Contudo, os processos de impermeabilização mais simples começam com uma durabilidade média estimada de 5 a 7 anos, e conforme a complexidade e necessidade da situação, esse tempo aumenta. Já os processos mais sofisticados já conseguem oferecer uma durabilidade maior, de 10 a 20 anos.
O que é bom para vazamento de laje?
O mais importante de como consertar vazamento de laje é fazer a impermeabilização correta, utilizando, de preferência, manta líquida ou vulcanizada. Além disso, a laje também deve ter certo grau de inclinação para que a água escorra até um ralo ou calha.
Como fazer a impermeabilização de lajes?
- Limpe completamente a área que será aplicada a manta impermeabilizante para laje;
- Aplique uma demão de pintura impermeabilizante para laje Premier para garantir aderência;
- Estique a manta impermeabilizante para laje e corte do tamanho da área;
O que é melhor manta líquida ou manta asfáltica?
Para áreas com muitos recortes sem dúvida a manta liquida é muito bem vinda. Se não temos altura suficiente para fazer uma proteção, a manta líquida é a mais indicada já que as mantas líquidas de base acrílica, as mais utilizadas, são resistentes as intempéries.
Qual a melhor Manta Líquida para lajes?
Outro produto que já tem credibilidade no mercado, é o Anchorflex Branco Quartzolit. É uma manta líquida flexível para lajes denominadas sem trânsito.
Qual a diferença entre Manta Líquida e impermeabilizante?
O impermeabilizante líquido pode ser uma solução para telhados, evitando infiltrações e formação de mofo nas telhas. No entanto, a manta líquida é um material indicado apenas para superfícies cimentícias, assim a aplicação do impermeabilizante só é indicada para telhas de fibrocimento.
Qual o melhor impermeabilizante líquido?
- SIKA - SikaFill® Rápido.
- VIAPOL - Impermeabilizante para Parede Viaplus 7000.
- QUARTZOLIT - Impermeabilizante Quartzolit.
- SIKA - ImperSika® Líquido.
- SMARTOP - Manta Líquida Impermeabilizante para Telhados e Lajes.
Quanto tempo a laje pode ficar sem telhado?
Com uma laje for bem impermeabilizada
Assim depende aí do modelo que você escolhe) mas a média e de uma média de 7 anos.
O que é mais caro laje ou telhado?
A grosso modo uma laje impermeabilizada tende a ser mais barata. No entanto, se para sua implantação houver a demanda de estruturas mais robustas, o telhado deve voltar a ser cogitado. Da mesma forma, um telhado mais sofisticado, com muitos recortes e muitas águas, certamente custará muito mais que uma laje plana.
Como resfriar uma casa de laje?
Para isso, utilize uma manta térmica entre o forro e a laje. Outra opção é usar um isopor na própria composição da laje. “Parte-se do pressuposto que, quanto mais espessa a parede, mais tempo o calor leva para entrar”, diz. Investir nos chamados tetos verdes também pode ser uma boa alternativa.
Como a NBR 9575 10 classifica os tipos de impermeabilização?
Os tipos de impermeabilização são classificados segundo o material constituinte principal da camada impermeável, podendo ser: cimentícios, asfálticos e poliméricos.
Quais são os três sistemas principais de impermeabilização detalhe cada um?
- Membrana de Poliuretano. Esse sistema é aplicado no local a frio. ...
- Membrana Acrílica. ...
- Emulsão Asfáltica. ...
- Manta Asfáltica. ...
- Argamassa Polimérica. ...
- Hidrofugantes.
Quais parâmetros devem ser usados na definição de um sistema de impermeabilização?
O sistema de impermeabilização a ser usado deve ser escolhido conforme circunstancias em que serão usados. Os principais fatores que devem ser levados em consideração são: pressão hidrostática, freqüência de umidade, exposição ao sol, exposição a cargas, movimentação da base e extensão da aplicação (SABBATINI, 2006).
Quais os principais sistemas de impermeabilização empregados nas edificações?
- Argamassa. É dividida em argamassa impermeável e argamassa polimérica. ...
- Calafetação. Calafetar é a ação de preencher e vedar buracos ou fendas em uma estrutura. ...
- Manta asfáltica. ...
- Hidrofugantes ou hidrorrepelentes.
Quais são os sistemas de impermeabilização mais usuais em termos de sua rigidez quais são as metodologias e produtos empregados?
Os tipos de impermeabilização, de modo mais geral, são divididos em 2: impermeabilização rígida e flexível. Dentro dessa classificação mais geral existem diversas opções que podem ser utilizadas. Dentro da rígida falamos um pouco sobre argamassas poliméricas, argamassas hidrófugas e resinas époxi.
Qual o melhor impermeabilizante para construção?
- argamassa polimérica;
- manta asfáltica;
- emulsão acrílica;
- emulsão asfáltica;
- hidrofugantes.
Como se forma precipitado?
Como são os sinais de identificação de um heliponto?