Qual o tipo de desenvolvimento pós embrionário do sapo?

Perguntado por: Helena Lourenço Matos  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

Etapas do desenvolvimento embrionário de Anfíbios da classe Anura. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas posteriores surgem, depois as anteriores, e a cauda encolhe. ... Posteriormente, a cauda desaparece, resultando num sapo adulto jovem.

Que tipo de desenvolvimento apresentado por esse sapo?

Esses animais apresentam a pele úmida, com a presença de glândulas, além de sofrerem metamorfose, sendo assim, possuem desenvolvimento indireto. Os anuros apresentam a metamorfose mais nítida e não possuem cauda em sua fase adulta. Como principais representantes, destacam-se os sapos, pererecas e rãs.

O que é o desenvolvimento pós embrionário?

Desenvolvimento pós-embrionário de Chrysomya megacephala (Fabricius, 1794) (Diptera: Calliphoridae) em temperatura ambiente e o efeito de baixas temperaturas sobre a eclosão dos ovos. ... Após 32 horas da postura dos ovos foi registrado o estágio de muda (farado) do 1º/2º ínstar larval.

Como é o desenvolvimento dos anfíbios?

No desenvolvimento direto o animal nasce com aparência semelhante à do adulto, enquanto no desenvolvimento indireto eclode um organismo sob a forma de uma larva aquática com respiração branquial que, na metamorfose transforma-se em um adulto de hábito terrestre e com respiração pulmonar.

Quais são as fases da vida de um sapo?

Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas. Gradualmente, ele perde a cauda e desenvolve quatro patas, tornando-se um sapo adulto. Outros animais, como estrelas-do-mar, caranguejos, lagostas, caracóis e vieiras (um tipo de marisco), também passam por metamorfose.

Desenvolvimento Inicial de Anfíbios

22 questões relacionadas encontradas

Quais as características de um sapo?

Os sapos são fisicamente mais troncudos, possuem glândulas paratoides, têm pele mais rugosa e seca e são mais terrestres do que as rãs e as pererecas. ... Os sapos não têm dentes fortes, apenas um serrilhado frágil e, portanto, não mordem ou mastigam os animais que constituem sua dieta.

Quais são as etapas do desenvolvimento metamorfose dos anfíbios?

Os anfíbios têm metamorfose completa. Os ovos eclodem na água e nascem os girinos, formas larvais aquáticas que possuem cauda e brânquias. À medida que o girino cresce, as brânquias desaparecem e surgem as pernas.

Como é a fecundação e desenvolvimento dos anfíbios?

A fecundação dos anfíbios ocorre em água doce e pelo fato de estarem protegidos pela água os ovos dos anfíbios não necessitam de anexos embrionários como, por exemplo, bolsa amniótica ou alantóide e essas são algumas das características que diferem os anfíbios de outros vertebrados terrestres.

O que é desenvolvimento direto ou indireto?

O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. No desenvolvimento direto do ovo eclode um indivíduo já semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose (insetos ametábolos). Existem dois tipos de desenvolvimento indireto: com metamorfose incompleta (insetos hemimetábolos) ou completa (insetos holometábolos).

Quais os tipos de desenvolvimento pós embrionário dos insetos?

Metamorfose. De acordo com o tipo de desenvolvimento pós-embrionário, podemos classificar os insetos em 3 categorias diferentes de metamorfose, sendo eles: Ametábolos, Hemimetábolos ou Holometábolos (GALLO, et al., 2002).

Quais são os tipos de desenvolvimento dos insetos?

O desenvolvimento dos insetos pode ocorrer de forma direta ou indireta. Nesse último caso, a metamorfose pode ser completa ou incompleta. Os insetos são organismos pertencentes ao filo dos Artrópodes, o filo com maior número de espécies conhecidas.

Quais são as etapas que ocorrem no Ovario do Embriao feminino?

Na espécie humana as principais fases do desenvolvimento do embrião são a clivagem ou segmentação, gastrulação e organogênese.
...
2.
  • segmentação;
  • mórula;
  • blástula;
  • gástrula;
  • nêurula.

Como é o desenvolvimento embrionário do sapo?

Etapas do desenvolvimento embrionário de Anfíbios da classe Anura. A reprodução é sexuada e externa. Os ovos são postos na água, onde nascem os jovens girinos, que possuem cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. ... Posteriormente, a cauda desaparece, resultando num sapo adulto jovem.

Como os sapos se desenvolve?

Durante o acasalamento, o macho deposita dezenas de ovos fertilizados nas costas da fêmea e, em seguida, sua pele cresce ao redor dos ovos, criando uma superfície semelhante a um plástico-bolha invertido. Os filhotes se desenvolvem nesses pequenos úteros por meses.

Qual é o tipo de desenvolvimento embrionário que ocorre com os sapos direto ou indireto?

No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.

Quais são os tipos de fecundação?

Tipos de Fecundação
  • Fecundação Interna: Ocorre no corpo do indivíduo que produz os óvulos;
  • Fecundação Externa: Ocorre fora do corpo, no meio ambiente.

Como é a reprodução dos mamíferos?

Os mamíferos se reproduzem de forma sexuada, ou seja, pela conjunção física entre macho e fêmea. A fecundação e a gestação são internas, no entanto, há algumas espécies que botam ovos como as aves ou répteis. O ornitorrinco, por exemplo, é uma das espécies em que a gestação é externa e por meio de ovos.

Quais são as características de um anfíbio?

Anfíbios. Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter duas formas de vida: a fase larval e a fase adulta. Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática e, assim como os peixes respiram por brânquias. ... São animais de pele fina e úmida e não possuem pelos ou escamas.

Como é o processo de metamorfose dos anfíbios?

A metamorfose nos anfíbios incluem mudanças na alimentação e na respiração. Durante esse processo, também ocorrem transformações acentuadas na forma do corpo desses animais. A metamorfose é um processo de mudanças perceptíveis, durante o ciclo de vida, que ocorre em algumas espécies.

Quais as etapas da metamorfose completa?

Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).

Quais as mudanças que ocorrem durante a metamorfose?

A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.

O que é que o sapo se alimenta?

Os sapos comem muitos insetos de várias espécies, como: moscas (adultas e larvas), baratas, pernilongos, formigas, pulgões, besouros, lagartas e vagalumes. Além de insetos, comem outros animais invertebrados como aranhas, lesmas e minhocas. ... Além disso, o veneno só mata as lesmas nas primeiras vezes em que é usado.

Como se defende o sapo?

Para se defender, o sapo esguicha o veneno, mas ele não consegue fazer isso sozinho. É o predador que, ao capturar o sapo, pressiona as glândulas e solta o veneno. Alguns sapos têm veneno forte o suficiente para matar os bichos que são seus inimigos. O corpo dos sapos é roliço e atarracado.

Qual a curiosidade do sapo?

Os sapos têm a capacidade de inchar tanto que, quando são capturados por outro animal, eles podem usar esse recurso para matar seu predador por asfixia. 8. Dos ovos dos sapos nascem girinos, que têm características tanto de sapo quanto de peixe.

Artigo anterior
Quais as fases do processo de cicatrização das feridas?
Artigo seguinte
Como medir 5 cm com a mão?