Qual o tempo máximo que um voo pode atrasar?

Perguntado por: Benedita Carlota Freitas Jesus  |  Última atualização: 23. April 2024
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

Se o atraso for superior a 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso.

Quanto tempo de atraso de voo é permitido?

Atraso de voo superior a 4 horas já lhe dá direito a ser indenizado de R$ 3.000,00 a 5.000,00! Viajar de avião é uma das formas mais rápidas e eficientes de se locomover. No entanto, nem sempre as coisas saem como planejado, e um voo atrasado pode gerar transtornos e dores de cabeça para o passageiro.

O que temos direito se o voo atrasar?

Atraso de voo de 1 hora: a companhia aérea deve fornecer meios de comunicação, como internet e telefone; Atraso de voo superior a 2 horas: a companhia aérea deve arcar com os custos de alimentação; Atraso de voo superior a 4 horas: a companhia aérea deve oferecer hospedagem e transporte ida e volta da acomodação.

Quanto tempo de atraso de voo gera dano moral?

Em relação ao dano moral, o que interessa são os atrasos superiores a 4 horas. Neste caso, é possível pleitear indenização. Importante consignar que, nas decisões judiciais, o atraso em período menor do que 4 horas é considerado mero aborrecimento.

Quando o voo atrasa 2 horas?

No caso de atrasos na pista, após 2 horas, os passageiros têm direito a banheiros, atendimento médico e alimentação. Após 3 horas (voos domésticos) ou 4 horas (voos internacionais), os passageiros devem ter permissão para desembarcar, a menos que haja uma razão de segurança para não fazê-lo.

ATRASO DE VOO | TENHO DIREITO A DANOS MORAIS?

18 questões relacionadas encontradas

Como funciona a indenização por atraso de voo?

O atraso de voo superior a 7 horas pode gerar indenização por dano moral de R$ 3 mil a R$ 15 mil por passageiro e a situação também pode render indenização por dano material. sobretudo quando há prejuízo financeiro por perda de reservas em hotéis, aluguel de carro, entradas em parques e outros passeios turísticos.

Onde reclamar por atraso de voo?

O atendimento pelo telefone 163, via chat e WhatsApp é realizado a partir de roteiros pré-definidos que respondem às principais dúvidas sobre o transporte aéreo no país.

É normal o voo atrasar?

Os motivos pelo qual um voo doméstico ou internacional atrasa podem ser muitos, entres os principais estão as condições climáticas, que restringem o uso das pistas e em alguns casos até fecham o aeroporto, a manutenção não programada, que ocorre quando algum componente apresenta problemas inesperados, o excesso de ...

O que acontece se o voo atrasar e perder a conexão?

⇈ Quando o passageiro perde uma conexão, ele pode ir atrás de uma compensação da companhia aérea. Normalmente, problemas com voos que geram um atraso de 4 horas ou mais na chegada ao destino final permitem ao cliente o direito de buscar uma indenização da empresa.

Quando a companhia aérea é obrigada a pagar hotel?

Direito à acomodação

Uma longa espera, como por exemplo, acima de 5 horas, não dá direito à hospedagem. A companhia aérea é obrigada a oferecer acomodação somente se a espera envolver pernoite.

Quando a companhia aérea tem que pagar alimentação?

Alimentação e bebidas

A partir de duas horas de espera, a companhia aérea deve fornecer aos passageiros afetados alimentação. Isso pode acontecer na forma de lanches e bebidas da própria companhia ou a partir de vouchers para serem consumidos no aeroporto.

Quando seu voo atrasa?

A Anac orienta que os passageiros devem, em primeiro lugar, procurar os canais de comunicação das companhias. Se, mesmo assim, a solução apresentada não for adequada às leis, o passageiro deve fazer uma reclamação no site Consumidor.gov.br, como dito anteriormente.

O que diz a Resolução 400 da ANAC?

Para atrasos de voos nacionais acima de 30 minutos e internacionais acima de 1 hora, o passageiro pode solicitar o cancelamento de forma integral. A qualquer momento o cliente pode solicitar o cancelamento integral da reserva, deixando o crédito integral na companhia para ser usado em até 18 meses.

O que é um voo retido?

Ela acontece quando a companhia aérea disponibiliza mais passagens do que há assentos disponíveis no voo, fazendo com que alguns passageiros não consigam embarcar. Logo, não existem ações do passageiro que levem a este problema, mas sim questões operacionais da própria companhia.

Como saber se o voo atrasa?

A maneira mais fácil de verificar o status do seu voo é acessar o site oficial da companhia aérea ou da agência de viagens onde você comprou o voo. Geralmente, existe um menu indicando “minhas reservas” ou “minhas viagens” onde você pode verificar o status do seu voo antes da viagem.

O que fazer se perder a conexão?

1 – Conversar com a companhia aérea

A primeira coisa que você tem que fazer quando você perdeu a conexão é conversar com os funcionários da companhia aérea. Eles irão te passar as informações pertinentes sobre remarcação de voo e garantir a sua chegada ao seu destino final.

Qual a responsabilidade civil das companhias aéreas em caso de atraso em voos comerciais?

Em caso de cancelamento ou atraso superior a quatro horas, as companhias devem, ainda, oferecer, gratuitamente, assistência material, reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo ao passageiro escolher a mais conveniente.

O que diz a Resolução 280 da ANAC?

Resolução ANAC nº 280, de 11/07/2013: Dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial ao transporte aéreo e dá outras providências. Lei nº 10.048, de 08/11/2000: Dispõe sobre a prioridade de atendimento às pessoas que especifica.

O que diz a Resolução 461 da ANAC?

Embarque de passageiro armado

O porte de armas de fogo a bordo de aeronaves se limitará a duas armas curtas (pistola ou revólver) por passageiro autorizado, desmuniciadas e acompanhadas de munição limitada a 1 (uma) carga principal e 2 (duas) reservas para cada arma.

Quais voos estão protegidos pela Resolução nº 400?

Qualquer passageiro voando no Brasil está protegido pela Resolução Nº 400 da ANAC, uma das mais importantes leis sobre direitos aéreos elaborada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O que é de graça no avião?

Um serviço pouco conhecido, mas disponível a qualquer cidadão são as viagens aéreas gratuitas em todo território nacional nas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). As viagens não têm nenhum custo ao cidadão, mas só ocorrem em voos programados para lugares onde a FAB realizará missões ou serviços.

Quais voos dão comida?

Segundo a Latam, o passageiro pode levar alimentos, como lanches e frutas, e consumi-los nos voos domésticos e internacionais.

Quais são os direitos dos passageiros?

Você tem o direito de livre escolha entre as empresas de ônibus. Motoristas, funcionários e fiscais devem tratá-lo com respeito e cortesia. Você tem, também, o direito de receber serviços adequados, como ser transportado com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao fim da viagem.

Pode repetir a comida do avião?

Pode repetir a comida de avião? A resposta é sim, pode repetir e não tem custo extra!

Quando posso processar uma companhia aérea?

Um voo cancelado e não notificado antes de 72 horas acarreta em processo por danos morais e materiais. A empresa deve no mínimo devolver o valor integral ou realocação. Se o passageiro ainda se sentir lesado pode entrar em uma ação contra a cia aérea.

Artigo anterior
Onde consultar Pasep 2022?
Artigo seguinte
Como se chama as pessoas da França?