Qual o tempo de vida útil de uma correia dentada?

Perguntado por: Iara Lourenço  |  Última atualização: 6. Februar 2025
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O tempo de vida útil da correia dentada pode variar dependendo do modelo do carro, mas geralmente está na faixa de 60.000 a 100.000 km ou de 3 a 5 anos.

Quantos mil km aguenta uma correia dentada?

50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.

Como saber que a correia dentada está ruim?

Se você ouvir um ruído de batida ou estalo vindo do motor enquanto o veículo estiver em funcionamento, isso pode indicar que a correia dentada está frouxa ou desalinhada. Esse barulho pode ser especialmente audível quando você acelera o veículo.

Qual é o tempo ideal para trocar a correia dentada?

Geralmente, a peça atinge seu limite de desgaste e deve ser substituída, em média, a cada 40 ou 50 mil quilômetros rodados, ou em intervalo de dois a cinco anos, dependendo da recomendação do fabricante e do uso do veículo. A troca dessa peça no momento certo é muito importante.

Quantos anos dura a correia dentada de um carro?

Saber quantos km aguenta uma correia dentada é bem importante para fazer a manutenção adequada. Segundo a maioria das montadoras, a correia dentada possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.

A VERDADE SOBRE CORREIA DENTADA BANHADA A ÓLEO

18 questões relacionadas encontradas

Qual o barulho que faz quando a correia dentada está ruim?

Então, barulhos altos com sons metálicos, chiados agudos são apenas alguns dos sinais que essa peça pode estar danificada e precisa ser substituída.

O que é necessário trocar junto com a correia dentada?

Sob a mesma questão da possibilidade de se reaproveitar o tensor, a fabricante de rolamentos SKF foi sucinta: o mecânico deve seguir o que diz a norma ABNT 15.759. Ou seja, trocar o tensor e rolamentos de apoio junto com a correia independentemente da condição.

Qual é a melhor marca da correia dentada?

Quando o assunto é correia dentada, a Rexon é sinônimo de excelência.

Qual a melhor marca de correia dentada para carros?

A Continental, eleita a melhor marca em correias automotivas, recebeu o selo Ouro entregue durante a reunião de representantes da fabricante com os membros do Sindirepa-SP para ampliação de ações com oficinas de todo o País.

O que acontece quando rompe a correia dentada?

Por esse motivo, caso a correia dentada se rompa, o motor simplesmente para de funcionar. Isso acontece porque, perdendo sua função de sincronia, afeta componentes como cabeçote, pistões, bielas e válvulas, que acabam parando de receber o combustível e não eliminam o ar de combustão.

O que desgasta a correia dentada?

Por exemplo, andar em regiões com muita poeira ou poluição pode causar desgaste na peça. Quando isso acontece, há uma maneira muito fácil de identificar o problema: você ouvirá um barulho estridente e alto, mais ou menos como um rangido de porta.

Pode ligar o carro sem correia dentada?

Sem a correia dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.

Pode passar wd-40 na correia dentada?

Logo, a resposta foi clara: Não! Se você estiver ouvindo algum barulho que parece vir da correia de acessórios, não passe nenhum produto nesses itens.

Quais carros têm a correia dentada banhada a óleo?

Lista de carros com correia banhada a óleo:
  • Chevrolet Onix a partir de 2020.
  • Chevrolet Montana a partir de 2023.
  • Chevrolet Tracker a partir de 2020.
  • Citroen C3 1.2.
  • Ford EcoSport 1.5.
  • Ford Fiesta EcoBoost.
  • Ford Ka 1.0 a partir de 2015.
  • Ford Ka 1.5 a partir de 2019.

Quanto tempo demora para trocar a bomba d'água?

Embora não haja uma quilometragem exata para a substituição da bomba d'água, é recomendado verificar a condição da mesma a cada 40.000 quilômetros. Já a troca do componente depende da manutenção constante do sistema de arrefecimento, que em boas condições, pode ultrapassar os 80.000 quilômetros.

Qual o carro mais difícil de trocar a correia dentada?

Land Rover Discovery 4

O SUV gringo dificulta sua troca da correia dentada. Com um motor muito grande em um cofre muito pequeno, o único jeito de fazer a manutenção dessa peça e de outros componentes quando necessário é separando o chassi da carroceria, ou seja, desmontar o carro em duas partes.

Pode trocar a correia dentada sem trocar o tensor?

Não necessariamente. Uma correia dentada que já teve sua vida útil ultrapassada ou defeituosa tem que ser substituída, e quanto mais cedo você fazer isso, melhor. O melhor curso de ação é também substituir o tensor, mas se ele estiver em um bom estado de conservação, pode não ser necessária essa troca..

Quando troca a correia dentada tem que trocar o óleo?

O serviço de troca de correia dentada é muito importante. Quando um veículo encontra-se com a quilometragem alta, deve-se estar atento a esta necessidade. O serviço de troca de óleo deve ser realizado a cada 10 mil quilômetros.

O que fazer para tirar o barulho da correia dentada?

O antiderrapante para correia é um material que evita que ela deslize em falso e perca o seu ritmo de trabalho convencional. Além disso, maximiza a vida útil das correias e polias de transmissão. Também elimina completamente aquele ruído chato causado pela falta de tração.

O que fazer para parar o barulho da correia do alternador?

Em alguns casos a “cantoria” da correia do alternador pode ser resolvida com parafina, simplesmente passando uma vela no componente. Mas em caso de persistência pode ser outro problema e necessita uma verificação mais minuciosa.

Pode jogar óleo na correia dentada?

“O uso de óleo que não seja o recomendado pode ser um risco desnecessário, o tipo de economia que depois pode custar muito caro”, alerta Torigoe ao lembrar que a quebra da correia dentada pode causar quebra dos pistões e até mesmo condenar todo o motor do veículo.

Pode colocar óleo na correia dentada?

Mas é preciso ter atenção ao óleo lubrificante usado no motor, pois podem ser prejudiciais quando têm em sua composição componentes incompatíveis com os materiais das correias. O óleo têm que cumprir as exigências de lubrificação da correia e também dos componentes internos do motor.

Quais são os carros que não tem correia dentada?

  • Ford. O motor Rocam equipou muitos modelos da Ford no Brasil (Foto: Ford | Divulgação) ...
  • Fiat. A Fiat projetou o Firefly com soluções para reduzir a manutenção (Foto: Fiat | Divulgação) ...
  • Renault. ...
  • Toyota. ...
  • Honda. ...
  • Peugeot e Citroën. ...
  • Volkswagen. ...
  • Nissan.

O que é melhor carro com correia dentada ou corrente?

A questão é que a correia dentada exige uma manutenção muito mais frequente que a corrente metálica, enquanto esta última dificilmente precisa ser trocada, com troca recomendada em quilometragens muito mais altas. Visando a durabilidade, a corrente é melhor, porém com custo mais alto.

Quantos km trocar a corrente de comando?

É importante pontuar que, felizmente, a maior parte dos que optam por esse equipamento tendem a demorar para trocá-lo: a depender do fabricante, do estado geral do carro e da forma como ele é conduzido, a corrente de comando pode ser trocada apenas depois de percursos de cerca de 150 mil quilômetros.

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