Qual o tempo de vida de um SSD?

Perguntado por: Salomé Carolina de Matias  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

Como saber o tempo de vida do meu SSD?

É bem fácil realizar a checagem:
  1. Baixe o programa Crystal Disk Info.
  2. Abra o programa.
  3. Olhe para o “status de saúde”
  4. Olhe para quantos dados já foram gravados.
  5. Faça a comparação.

O que estraga um SSD?

O principal motivo para nunca desfragmentar o seu SSD é simples: não há nenhum ganho nisso. Diferente dos HDs que com a desfragmentação levam os dados para mais perto do leitor para que ele se movimente menos e acesse mais rápido às informações, no SSD não há movimento mecânico, logo o processo não tem esse efeito.

Quanto tempo dura um SSD TLC?

Um disco TLC com 3D NAND, por exemplo, deve sustentar de 1.500 a 3.000 ciclos de gravação. Outra razão pela qual a longevidade calculada de um SSD deve ser tratada com cautela é porque os discos raramente são usados uniformemente.

Que dura mais HD ou SSD?

Quando os SSDs foram lançados, muita gente ficou receosa de obter a nova tecnologia devido a um rumor que eles teriam pouco tempo de vida útil. Na verdade, o SSD possui uma vida útil menor que um HD convencional, mas isto não significa que ele durará pouco.

Como SABER QUANTO TEMPO DE VIDA ÚTIL tem o seu SSD

37 questões relacionadas encontradas

Qual a desvantagem do SSD?

A desvantagem principal do SSD é o preço, tanto para um drive externo como para um notebook equipado com SSD, na comparação de um modelo similar, mas que vem com armazenamento HD.

Qual é o tempo de vida útil de um HD?

Qual a vida útil de um HD? Os HDs duram, em média, de 5 a 10 anos.

O que é TLC do SSD?

A sigla significa multi-level cell flash, e é utilizada para descrever memórias NAND flash que tenham a capacidade de armazenar 2 bits de dados por célula. O TLC é uma evolução dessa tecnologia, e permite armazenar 3 bits de dados por célula.

O que diminui a vida útil do SSD?

Desfragmentar: não há nenhum ganho com a desfragmentação de um SSD. Além disso, as informações podem se mover durante a desfragmentação, fazendo com que gravações desnecessárias aconteçam e diminuindo a vida útil do SSD; Usar todo o espaço disponível: deixe pelo menos 25% de espaço livre no seu SSD.

Quanto dura um SSD NVME?

A estimativa é de 300 anos de vida útil.

Como saber se o SSD estragou?

Os sintomas comuns de blocos defeituosos são:
  1. Seu PC / sistema de arquivos precisa ser reparado;
  2. Geralmente executando lento, especialmente ao acessar arquivos grandes;
  3. Aplicativos ativos geralmente congelam e travam;
  4. Um arquivo não pode ser lido ou gravado no disco rígido;
  5. Erros frequentes ao mover arquivos.

O que vale a pena instalar no SSD?

Se há espaço no SSD principal é simples, mas quando temos muitos jogos que ocupam bastante espaço, é melhor instalá-los no HD. Apesar de o HD ser bem mais lento, os jogos não ficarão tão lentos assim, já que o HD será utilizado apenas para isso, e não dividirá seu desempenho com requisições do sistema.

É recomendável desfragmentar SSD?

Assim, os SSDs não precisam de desfragmentação, pois não é necessária a otimização da velocidade de acesso. Portanto, você deve evitar desfragmentar repetidamente o SSD. Isso porque ele irá gerar gravações aleatórias desnecessárias na unidade SSD e também reduzir a vida útil.

Como ver o estado do SSD?

Para ver como está a saúde do HDD ou SSD você poderá usar o programa CrystalDiskInfo. Com este programa será possível ver até se o periférico tem problema de temperatura por exemplo.

Como verificar a integridade de um SSD?

Crystal Disk Info é uma ferramenta de verificação de integridade do SSD que funciona na função SMART para fornecer informações relacionadas ao desempenho ou status da unidade de estado sólido. Mais importante, essa ferramenta monitora até a temperatura atual do disco.

Como testar saúde do SSD?

Você pode usar ferramentas profissionais de verificação da integridade do SSD, como o MiniTool Partition Wizard, Intel SSD Toolbox ou Samsung Magician para verificar e testar a velocidade do SSD. Após baixar o software do site oficial e instalá-lo em seu PC, você pode verificar o SSD de acordo com o guia fornecido.

Como aumentar a vida útil do SSD?

4 dicas para aumentar a vida útil do seu SSD
  1. Desative a hibernação. Alguns computadores têm um recurso chamado hibernação. ...
  2. Não faça desfragmentação. ...
  3. Desative o Superfetch. ...
  4. Não faça testes de benchmark.

Quais os melhores SSD?

Lista dos 6 melhores SSDs do mercado:
  • SSD Samsung 970 EVO 500GB.
  • SSD San Disk Plus 480GB.
  • SSD Kingston 480GB.
  • SSD Western Digital 480GB.
  • SSD Intel 512GB.
  • SSD Crucial BX500 480GB.

Qual SSD têm dram?

Se você está pensando em comprar um SSD SATA de 2,5 ″ ou um SSD NVME M. 2, você provavelmente notou algo chamado DRAM. Algumas unidades têm DRAM, enquanto outras não (apropriadamente chamadas de sem DRAM). Os SSDs armazenam dados em várias células de memória conhecidas como NAND Flash.

O que tem dentro do SSD?

Os SSDs mais comuns no mercado possuem dois componentes fundamentais: a memória flash e o controlador. A memória flash guarda todos os arquivos e, diferente dos discos magnéticos dos HDs, não necessita de partes móveis nem motores para funcionar.

Quais as vantagens e desvantagens do uso de HD e SSD?

Enquanto o HD utiliza cabeças de leitura e gravação para fazer operações em discos magnéticos, de modo mecânico, a memória SSD é mais rápida, pois processa dados eletronicamente, como vermos adiante. O SSD vem se popularizando muito sobre o HD, pois com seu avanço, o preço diminuiu bastante.

Quais as vantagens e desvantagens do SSD em relação ao HD?

Em primeiro lugar, a estrutura do SSD, que funciona módulos de memória flash, garante mais agilidade na leitura dos dados. Enquanto no caso do HD o braço mecânico tem que varrer o disco magnético para ler e salvar os arquivos, o que acaba tornando a tarefa mais demorada.

Porque o SSD é melhor que o HD?

Essa tecnologia de armazenamento não possui peças mecânicas então, automaticamente, não produz vibrações como acontece no HD comum, por exemplo, o que torna o SSD muito mais silencioso e resistente.

Pode usar chkdsk no SSD?

Nada além disso. Portanto, se não houve qualquer um desses incidentes com seu SSD mantenha seus backups em dia e redobre sua atenção sob ele. O Chkdsk não corrige erros do Registro, nem de disco (ao contrário: agrava-os). De fato, ele tenta atualizar entradas de registro de dados no filesystem.

Como preservar um SSD?

Cinco dicas para cuidar do seu SSD e aumentar a vida útil do...
  1. Deixe algum espaço livre. ...
  2. Um SSD não deve ser desfragmentado. ...
  3. Veja se o TRIM está ativo. ...
  4. Não realize escritas constantes. ...
  5. Não é preciso limpar as áreas vazias.

Artigo anterior
Como mapear um bairro?
Artigo seguinte
Quanto pesa um frango inteiro?