Qual o tempo de adaptação do DIU de cobre?

Perguntado por: Eva Leal  |  Última atualização: 7. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

O DIU é um corpo estranho, é algo diferente do corpo da mulher, então isso pode ocorrer nos primeiros meses. Depois ocorre essa adaptação, o fluxo tende a se normalizar, normalmente em torno do terceiro mês.

Quanto tempo o corpo leva para se adaptar ao DIU de cobre?

O período de adaptação varia de mulher para mulher, podendo durar de 3 a 12 meses. Nele pode ocorrer sangramento menstrual irregular, cólicas esporádicas tanto ao uso de Mirena quanto Cobre.

Quanto tempo para se adaptar ao DIU?

Sim, é possível retirar o DIU 1 dia após ter sido colocado. Porém, o ideal é, se você está sentindo algo, relatar ao seu médico que colocou ou procurar um pronto-socorro de ginecologia mais próximo para avaliar o caso adequadamente e ver se o melhor a fazer é mesmo a retirada do DIU.

Quantos dias de Colica após colocar DIU de cobre?

Durante a inserção você provavelmente sentirá três cólicas na barriga, parecidas com cólica menstrual, de mais ou menos 15-20 segundos com intensidade é variável dependendo da sensibilidade de cada pessoa. Após a inserção pode haver cólica por uns dois dias, que melhoram com anti-inflamatórios ou analgésicos.

Quanto tempo sente dor depois de colocar o DIU?

Todo DIU independentemente de cobre ou hormonal (Mirena) tem um período de adaptação que precisa ser respeitado (até 6 meses da inserção). Nesse tempo, dores mais intensas e irregularidade menstrual são comuns. Passado o período de adaptação, a tendência é a normalização.

Adaptação, Incômodo, Eficácia,Tirar ou Não Tirar - DIU 1 ano depois

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas de rejeição do DIU?

cólicas que não melhoram com medicamento pode ser o sinal que está rejeitando o diu, corrimento com odor fétido ou febre pode ser sinal de infecção, aí o diu deve ser retirado...

Como é a dor do DIU fora do lugar?

O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular. No caso de DIU hormonal, esses sintomas são especialmente alarmantes, pois esse tipo de DIU habitualmente diminui o sangramento e pode até inibir o período menstrual.

É normal sentir dor no pé da barriga depois de colocar o DIU?

Verdade. Isso não é regra e pode variar de mulher para mulher, mas é possível a ocorrência de cólicas, especialmente nos 3 primeiros meses após a colocação do dispositivo. A tendência, no entanto, é que esses sintomas diminuam com o passar do tempo e não ocorram mais após alguns meses. Porém, fique atenta.

O que é normal depois de colocar o DIU?

Além disso, é importante saber que logo após a inserção do DIU é comum sentir cólicas e notar sangramentos vaginais. O ginecologista deve prescrever medicamentos que ajudem a controlar a dor durante o período.

É normal ficar com a barriga inchada depois de colocar o DIU?

Você não precisa estar menstruada para colocar o DIU. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. A barriga inchada e desconforto podem ser normais.

O que não pode fazer depois de colocar o DIU?

Algumas mulheres têm receio de que a inserção do DIU exija repouso prolongado. Entretanto, a orientação médica geralmente não recomenda um período extenso de repouso. Após a inserção, as mulheres podem retomar suas atividades cotidianas normalmente, evitando apenas esforços intensos e atividades que causem desconforto.

Tem que ficar de repouso depois de colocar DIU?

Não é necessário fazer repouso, nem alterar a rotina após a inserção. Desde que realizada por um profissional, a inserção do DIU é simples e segura.

Quais os remédios que toma depois que coloca o DIU?

Os AINE são atualmente recomendados no alívio das dores e hemorragia associadas ao uso de DIU.

É normal ter gases depois de colocar DIU?

Após a colocação do DIU mirena, não é comum causar gases e distensão abdominal.

É normal sentir Colica no primeiro mês do DIU?

O DIU de cobre pode aumentar o fluxo menstrual, principalmente nos primeiros 6 meses de uso. Nesse período de adaptação, também podem estar presentes cólicas e desconforto abdominal.

É possível deslocar o DIU na relação?

O DIU não irá sair da posição devido a relação sexual ou atividades físicas. O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).

Quais os cuidados após colocar o DIU de cobre?

Depois de colocar o DIU, quais os cuidados indicados?
  1. Use uma garrafa com água quente ou almofada de aquecimento em caso de cólicas.
  2. Use medicamentos somente sob prescrição médica.
  3. Se o DIU sair, guarde-o e marque rapidamente uma nova consulta.
  4. Use preservativos pelos menos por 15 dias após o procedimento.

Quais os problemas que o DIU de cobre pode causar?

O DIU de cobre, por não conter hormônios, pode levar algumas mulheres a experimentar um aumento do fluxo menstrual, no número de dias de duração da menstruação e/ou das cólicas menstruais, especialmente nos primeiros meses de uso, de forma mais intensa.

Porque o DIU dói tanto?

O limiar de dor mais alto, desconhecimento do método e as informações negativa para um procedimento doloroso se, associado a portadora de nervosismo ou ansiedade intensa, podem desencadear um temor a dor na inserção do DIU . O método é programado para ser colocado no consultório sem anestesia.

Como é a adaptação do DIU de cobre?

Geralmente a adaptação do organismo para o DIU de cobre é de 1 a 3 meses no máximo. Os exames necessários para colocação são uma consulta ginecológica prévia, ausência de infecção genital, pode colher um Papanicolau antes, e exame de Ultra-sonografia pélvica prévia se possível.

É normal sangrar 30 dias depois do DIU?

Isso realmente pode acontecer, mas é preciso saber que após a inserção do DIU hormonal, sangramentos menstruais irregulares podem ser observados. São os chamados escapes e podem durar de 3 a 6 meses. Geralmente os escapes acontecem em pouca quantidade e com aspecto de borra de café.

Como saber se estou com infecção por causa do DIU?

No entanto, a mulher deve consultar o médico se ela tiver problemas como dor, sangramento intenso, secreção vaginal anômala ou febre, se o DIU for expelido ou se estiver insatisfeita com o DIU.

É possível engravidar com o DIU no lugar?

Mesmo os métodos mais modernos oferecem uma chance de gravidez, ainda que ela seja muito pequena. No caso do DIU Hormonal, sua eficácia consegue os 99% e o DIU de cobre menos, assim existe uma pequena chance de ocorrer a gravidez. Portanto, isso não é o mito e, de fato, é possível engravidar mesmo usando o dispositivo.

Quais as chances do DIU perfurar o útero?

Segundo a literatura há duas formas de perfuração uterina após colocação de DIU: aquela durante a inserção, que é a mais comum, com incidência de 1 a cada mil casos; e a tardia, com migração do DIU através da parede uterina tempos após a colocação, ocorrendo 1 caso a cada 350 a 2.500 inserções (COELHO, 2003).

Como saber se está tudo certo com o DIU?

Lave bem as mãos e introduza um dedo no fundo da vagina. Ao sentir a consistência do colo do útero (que se assemelha à consistência de um nariz - quando não se está menstruada - ou de um lábio - durante a menstruação), palpe em volta até sentir os fios do DIU.

Artigo anterior
O que é uma permissão de entrada e trabalho?
Artigo seguinte
Como saber se o bebê vai nascer com autismo?