Qual o tecido que forma o chamado disco Epifisário?

Perguntado por: Tomé Reis Marques  |  Última atualização: 21. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

O disco epifisário é constituído por um disco cartilaginoso que não foi penetrado pelo osso em expansão e que será responsável, de agora em diante, pelo crescimento longitudinal do osso. Assim o disco fica entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise.

Quais são as zonas do disco epifisário?

O disco epifisário tem regiões denominadas zonas: de reserva, proliferativa, hipertrófica e de invasão vascular. A zona de reserva é formada por cartilagem hialina sem produção de matriz ou proliferação celular; também é a zona mais distante da diáfise.

O que é e para que serve o disco epifisário?

O disco epifisário simboliza a área de crescimento. Durante o crescimento humano, o ser humano passa pela ossificação(que parte da diáfise-"corpo" do osso- para suas epífises- cabeças), nesse momento há a substituição da cartilagem pelo tecido ósseo.

Qual o tipo de cartilagem compõe o disco epifisário?

Entre a diáfise e a epífise dos ossos longos em crescimento observa-se o disco epifisário, de cartilagem hialina, que é responsável pelo crescimento do osso em extensão.

Quais os tipos de tecidos que formam os ossos?

O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células, e material extracelular calcificado, a matriz óssea. A matriz apresenta 50% de parte orgânica e 50% de material mineral.

Placa Epifisária

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as estruturas que formam os ossos?

O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso. ... Em suas extremidades, o osso tem um tecido elástico e flexível, denominado cartilagem.

Quanto à forma como podemos classificar os ossos?

Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.

Quais são as células encontradas no tecido cartilaginoso?

Esse tecido apresenta as seguintes células: condroblasto, condrócito, fibroblasto e células condrogênicas. A matriz é feita de colágeno (ou colágeno com elastina), que fornece flexibilidade, associado com proteoglicanos, ácido hialurônico, glicoproteínas e água de solvatação que dão força.

Quais os principais tipos de cartilagem?

O tecido cartilaginoso é classificado com base na organização dos condrócitos (em grupos ou isolados) e na composição da matriz extracelular. Dessa forma, existem três tipos de cartilagem: hialina, elástica e fibrosa (ou fibrocartilagem).

O que é o tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo e possui uma consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita deslizamentos e é essencial para a formação e o crescimento dos ossos.

Qual a importância da ossificação?

A ossificação intramembranosa é um dos dois tipos de formação óssea existentes e é responsável pelo desenvolvimento dos ossos chatos ou laminados, especialmente aqueles que se encontram no crânio. ... Estes, por sua vez, sintetizam osteoides (matriz óssea recém-sintetizada), que se mineralizam, dando origem aos osteócitos.

Quando o disco epifisário e substituído por osso?

Os centros secundários de ossificação são formados posteriormente, em cada uma das epífises (extremidades) do osso longo. ... O disco epifisário, localizado entre a epífise e a diáfise, permanece até o término do crescimento, em altura, do indivíduo (aproximadamente 20 anos de idade), quando se torna ossificado.

O que é epífises?

A epífise corresponde às áreas dilatadas (uma inferior e uma superior) na extremidade dos ossos longos, sendo a zona responsável pela articulação com as estruturas ósseas adjacentes. Anatomicamente, a epífise é formada por tecido ósseo esponjoso, revestido, à superfície, por uma camada de tecido ósseo compacto.

Quais são as zonas da cartilagem de crescimento?

Zona hipertrófica da placa epifisária apresentando três zonas: de maturação (parte superior), degenerativa (parte média) e de calcificação (parte inferior). A placa epifisária (ou placa do crescimento) é uma placa de cartilagem hialina localizada na metáfise da terminação dos ossos longos.

O que é cartilagem calcificada?

- Zona de cartilagem calcificada: zona estreita em que ocorre a mineralização dos delgados tabiques de matriz cartilaginosa. É constituída pelos tabiques e pelos espaços entre eles, ocupados por restos de condrócitos; - Zona de ossificação: zona em que é formado tecido ósseo.

Onde é encontrado o Osteócitos?

Os osteócitos são as células encontradas nas lacunas (cavidades da matriz óssea) e se comunicam por prolongamentos através de canalículos presentes na matriz. Diferentemente do tecido cartilaginoso, no tecido ósseo, cada lacuna aloja somente uma célula.

Quais são os tipos de cartilagens e suas características?

A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo, podendo ser classificada em três tipos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa. ... A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada.

Quais são as partes do corpo que tem cartilagem?

O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.

Quais as diferenças histológicas entre os 3 tipos de cartilagem?

Conforme as diversas necessidades funcionais do organismo, as cartilagens se diferenciam em três tipos histológicos: hialina, elástica e fibrosa. A cartilagem elástica possui poucas fibrilas de colágeno tipo II e abundantes fibras elásticas, sendo mais flexíveis.

Quais são os constituintes do tecido cartilaginoso?

As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.

Quais são as células que compõem o tecido nervoso?

Os principais tipos de células desta natureza são os astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e células de Schwann.

Quais são as células que compõem o tecido sanguíneo?

Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias ou glóbulos vermelhos, as plaquetas e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.

Como podemos classificar os ossos do corpo humano?

O esqueleto humano pode ser dividido em duas porções: o esqueleto axial e o apendicular.

O que é morfologia de um osso?

É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).

Quais são as classificações das articulações?

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

Artigo anterior
Qual é o nome de rico?
Artigo seguinte
O que é o recurso extraordinário?