Qual o tecido da gengiva?

Perguntado por: Alexandra Yasmin Costa Soares  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.

Qual é o tipo do epitélio da gengiva inserida?

O epitélio gengival é pavimentoso estratificado queratinizado. A lâmina própria apresenta numerosas papilas conjuntivas, se interpondo ao tecido epitelial, o que determina a superfície granulosa da gengiva inserida, semelhante à casca de uma laranja.

O que é mucosa na gengiva?

Simplificando, sua mucosa oral (sim, todo mundo tem uma) é o revestimento de membrana mucosa no interior da boca, inclusive na gengiva. Uma pesquisa publicada na revista Journal of the Royal Society Interface explica que ela funciona como uma camada protetora.

Quais são as características da gengiva?

A gengiva saudável apresenta características clínicas específicas, como cor rosa pálida, superfície fosca e pontilhada, consistência firme, resiliente e margem fina que termina contra o dente como lâmina de faca.

O que é mucosa alveolar?

A mucosa alveolar é composta de um epitélio não queratinizado, cuja espessura varia entre 0,005 e 0,3 mm e que é mais espesso do que o epitélio do soalho da boca. Apresenta um tecido conjuntivo rico em fibras elásticas, com papilas conjuntivas cônicas ou cilíndricas, longas, de 100 μm aproximadamente.

Anatomia dos tecidos periodontais- Gengiva - Parte 1 Aspectos macroscópicos

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de mucosa?

Exemplos de mucosas
  • Mucosa bucal.
  • Mucosa do esôfago.
  • Mucosa gástrica.
  • Mucosa intestinal.
  • Mucosa nasal.
  • Mucosa olfatória.
  • Mucosa oral.
  • Mucosa bronquial.

O que é o processo alveolar?

Os processos alveolares sao as porções da maxila e mandíbula que suportam as raízes dentárias. O processo alveolar pode ser dividido em osso alveolar propriamente dito, radiograficamente conhecido correspondente a lâmina dura, que reveste internamente o alvéolo.

Qual é a função da gengiva?

A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal.

Quais são os tipos de gengivas?

Existem dois tipos de gengiva que são claramente reconhecíveis, e são conhecidos como gengiva marginal, que é móvel e gengiva fixa.

Como é formada a gengiva?

É formada por tecido fibroso coberto por mucosa. A gengiva propriamente dita, gengiva fixa, está firmemente presa aos processos alveolares da maxila e mandíbula e aos colos dos dentes. Ela é rósea, pontilhada e queratinizada. A mucosa alveolar (gengiva livre) é, normalmente, vermelho-brilhante e não queratinizada.

Quais são os sintomas da mucosa?

Sintomas da mucosite
  • Boca e gengivas com vermelhidão, brilhantes ou inchadas;
  • Sangue na boca;
  • Feridas na boca, na língua ou na gengiva;
  • Dores forte na boca ou garganta;
  • Dificuldade para engolir ou falar;
  • Sensação de secura, queima ou dor quando está se alimentando;
  • Manchas esbranquiçadas ou pus na boca ou na língua;

Onde fica a mucosa?

As mucosas são encontradas em várias partes do corpo e revestem cavidades úmidas como a boca, bexiga e intestino. Elas ajudam na proteção e na manutenção da umidade do local, de acordo com a necessidade. A mucosa bucal é a membrana que recobre toda a cavidade oral e é constituída por tecido epitelial e conjuntivo.

Como é a mucosa?

Definição de mucosa

A mucosa é um tecido orgânico de consistência mole que recobre a parede interna de certos órgãos, assim como a de diversas cavidades naturais externas do corpo humano, como narinas e orelhas.

Qual a composição epitelial e conjuntivo da gengiva?

Gengiva livre

O epitélio da vertente externa é formado por tecido epitelial estratificado pavimentoso paraqueratinizado, sendo que exisistem projeções papilares de tecido conjuntivo entre as cristas epiteliais. Já epitélio do sulco gengival é constituído de epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado.

Qual a função do epitélio juncional?

O epitélio juncional é a parte da inserção entre dente e a gengiva e assim desempenha um papel extremamente importante na saúde ou doença periodontal. Devido ao fato de se adaptado pela aderência à superfície do dente, este epitélio difere-se dos epitélios sulcular e oral em vários aspectos.

Como se forma o epitélio juncional?

O epitélio é formado por camadas de células escamosas achatadas, dispostas paralelamente à superfície do dente e apoia-se numa membrana basal geralmente de conformação retilínea. O epitélio juncional possui um alto índice de renovação celular.

Qual a diferença entre uma gengiva saudável é uma gengiva inflamada?

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.

O que é gengiva interproximal?

Gengiva Interproximal (papila interdental)

A gengiva interproximal ocupa a ameia gengival e é determinada pelas relações de contato entre o dentes, pela largura da superfície proximal destes e pelo contato da junção cemento-esmalte.

O que é gengiva fibrosa?

A Fibromatose Gengival (FG) é descrita como uma condição bucal rara, clinicamente manifestada por um crescimento lento, progressivo, difuso e benigno dos tecidos gengivais. Essa condição pode se manifestar de forma isolada, em associação a outras doenças sistêmicas ou como componente de síndromes.

Qual é a função do cemento?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.

É normal a gengiva descolando do dente?

A gengiva quando está neste estágio, ou seja, descolando do dente, indica estar em um processo de inflamação ou infecção das gengivas denominada de periodontite. Isso significa que o paciente apresenta um quadro de gengivite que não foi tratado.

Qual é a especialidade que cuida da gengiva?

Periodontista é indicado para problemas na gengiva

É o dentista que estuda e trata de todas as doenças relacionadas à gengiva e periodontos, conhecidas como doenças periodontais. Ele cuida do sistema de implantação e suporte dos dentes para que eles permaneçam firmes e fortes na boca.

Qual a principal função do processo alveolar?

Processo alveolar e saúde dentária

O processo alveolar é importante para que os dentes permaneçam na cabeça e mantenham-se totalmente funcionais. A periodontite avançada pode destruir o suporte ósseo abaixo do dente, o que significa que você pode perdê-lo.

Quais são os processos da maxila?

Cada metade da maxila fundida pode ser divida em:
  • Corpo da maxila;
  • Forame infraorbital;
  • Seio maxilar e;
  • Quatro processos: processo zigomático. processo frontal. Processo alveolar. Processo palatino.

Como se forma o osso alveolar?

O osso alveolar desenvolve-se ao redor de cada folículo dentário durante a odontogênese. Quando um dente decíduo fica incluso, o osso alveolar é reabsorvido. O dente permanente sucessor movimenta-se para o lugar, desenvolvendo seu próprio osso alveolar a partir do seu próprio folículo dentário.

Artigo anterior
Qual é a equação da circunferência de centro?
Artigo seguinte
Porque o som da TV não sai no home theater?